segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PORTUGAL O' MEETING 2013 APRESENTADO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA




O Salão de Sessões da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova foi palco esta tarde da cerimónia de apresentação da 18ª edição do Portugal O' Meeting. Particularmente concorrida, a Conferência de Imprensa serviu para dar a conhecer os pontos altos dum evento que promete atrair quase dois milhares de amantes da Orientação, conjugando a espetacularidade deste desporto com a beleza e a riqueza duma região ímpar.


Foi hoje apresentado em Conferência de Imprensa o Portugal O' Meeting 2013, o maior e mais importante evento internacional de Orientação organizado no nosso país. Atraindo cerca de dois milhares de participantes, o POM 2013 decorrerá este ano de 09 a 12 de Fevereiro no concelho de Idanha-a-Nova, numa organização conjunta da Secção de Orientação da Associação de Deficientes das Forças Armadas – Évora, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação.

Presentes na Conferência de Imprensa, Álvaro Rocha e Armindo Jacinto, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Mario Duarte, Diretor do Evento e Jacinto Eleutério, Diretor Financeiro deste Portugal O' Meeting. Para o anfitrião desta importante manifestação, Álvaro Rocha, o Portugal O' Meeting 2013 «representa uma oportunidade da maior importância para o Concelho e para a própria região». Já Armindo Jacinto referiu-se ao evento como sendo «o culminar duma profícua parceria de quase dez anos, uma parceria que tem funcionado sempre na base da honestidade e do respeito entre as duas instituições». Salientando o excelente relacionamento com a própria Federação Portuguesa de Orientação, Armindo Jacinto deixa as portas abertas a futuras organizações, isto numa altura em que se equaciona seriamente a possibilidade desta região poder vir a receber os Campeonatos da Europa de Orientação em BTT 2015, caso Portugal venha a ser o país escolhido para acolher o evento.


Um desporto para todos

Entre os vários aspetos da sua intervenção, Mário Duarte colocou a tónica na elevada quantidade de atletas de Elite presentes, «mais de trezentos, o que dá bem a ideia da projeção do evento e do reconhecimento da sua importância por parte dos atletas estrangeiros». Aquele responsável adiantou ainda ser «motivo de orgulho termos entre nós o suiço Matthias Kyburz, o norueguês Olav Lundanes e o francês Thierry Gueorgiou, os três primeiros classificados do ranking mundial masculino e ainda a maior estrela de sempre da Orientação mundial, líder do ranking feminino e vencedora por quatro vezes do Portugal O' Meeting, a suiça Simone Niggli».

Um evento desta natureza acarreta uma enorme carga logística e Mário Duarte fez questão de sublinhar isso mesmo: «Ao todo estarão mais de cem pessoas envolvidas nas tarefas organizativas, entre atletas do clube, companheiros de outros clubes, pessoal da Câmara, escuteiros, familiares e amigos». Outro aspeto referido pelo Diretor do Evento e que causou uma enorme surpresa entre os presentes foi o facto de «estarem inscritas mais de cem pessoas com idade superior a 70 anos». Somando este aspeto às provas de Orientação de Precisão e Adaptada, vocacionadas para as pessoas com Deficiência Motora e Intelectual ,que terão igualmente lugar no POM 2013, aquele responsável não teve dúvidas em afirmar que «este é um desporto para todos».

À margem da Conferência de Imprensa e já em tempo de acelerada contagem decrescente, Mário Duarte confessa-se um homem tranquilo: «Nesta altura, a principal preocupação passa pelas condições atmosféricas, mas quanto a isso não podemos fazer nada». A despeito da troca súbita de Supervisores - o que terá obrigado o novo Supervisor, Jorge Baltazar, a fazer «horas extraordinárias» -, Mário Duarte assegura que «toda a vertente técnica está neste momento totalmente salvaguardada, estando a Câmara a implementar no terreno todas as estruturas logísticas solicitadas para que o evento decorra sem quaisquer sobressaltos». E a terminar: «As coisas estão coordenadas, esquematizadas e previstas. Mas os imponderáveis são muitos e nunca podemos garantir que nada irá falhar. Isso seria fazer futurologia e o futuro não podemos adivinhar. Mas estamos esperançados e convencidos que este vai ser um grande Portugal O' Meeting.»

Para saber mais, consulte a página do evento em http://www.pom.pt/pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


[Este artigo conta com os apoios de Orievents, SERI e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova]


Sem comentários: