sábado, 19 de janeiro de 2013

O ANO DE RUI ANTUNES




Com a devida vénia, aqui se reproduz o artigo de Rui Antunes, extraído da sua página no Facebook em http://www.facebook.com/rui.antunes.754 e que pode ser lido na versão inglesa na página do cartógrafo português em http://www.antunesmapmaker.com/ra/Default.aspx. Vale a pena!


Orientovar - No plano pessoal, quais os grandes desafios que se colocam em 2012?

Rui Antunes - Estou preparado psicologicamente para um ano muito inconstante e incaracterístico. Mentalizei-me que, nesta actividade que bem conheço, nada cai do céu nem nada está garantido. Tenho consciência que num mapa com 10.000 símbolos, se colocar apenas 9.999 corretos, corro o risco de ser muito criticado. E isso apesar, de ser uma coisa que não preocupa muitos, é a minha preocupação constante. Mas espero, em todo o caso, que me sejam feitos alguns grandes desafios, tanto em Portugal como no exterior. Também pretendo desenhar o meu primeiro mapa de Orientação de Precisão e certamente irei fazê-lo.

Quando no início de 2012 o amigo Joaquim Margarido me deu o prazer de responder a algumas questões relacionadas com a minha atividade entre as quais a que está no início deste texto, tal como a minha resposta deixava transparecer, eu apesar de confiante, estava um pouco renitente relativamente ao referido ano em matéria de trabalho de cartografia.
 A realidade é que, como a seguir poderão constatar, foi felizmente um ano de intensa atividade para mim.


Tendo iniciado os meus primeiros trabalhos logo em Janeiro nas ilhas Baleares (Espanha) onde estive todo o mês de Janeiro e parte de Fevereiro. Foi uma experiência muito boa numa ilha maravilhosa onde tive de me haver com temperaturas de 2 graus negativos e muita neve. Os locais diziam que não se recordavam de temperaturas assim.


O mês de Março, passei-o em Portugal na minha região a refazer e aumentar o antigo mapa de Marrazes e desta vês desenhado segundo o ISSOM para mapas de Sprint.
 

Em finais de Março e Abril, estive na região de Múrcia (Lorca) a elaborar um mapa para a realização do evento “3 dias de Lorca”.

Em Maio/Junho, desloquei-me para o Canadá, onde fui pela segunda vêz, desta vêz acompanhado pelo Batista para aumentar um mapa que já tinha feito em 2011. Experiência fabulosa em terrenos diferentes de florestas de árvores gigantescas a perder de vista.


Em Julho e parte de Agosto, estive novamente em Portugal a elaborar o mapa do Osso da Baleia para a realização do MOC2013 WRE.


Em Agosto, regressei de novo ás Baleares – Palma de Maiorca para elaborar mais alguns mapas. Desta vês e ao contrário da primeira, tive de aguentar com temperaturas altíssimas que chegaram aos 42 graus.


Em Setembro fui de novo para Espanha, agora para próximo de Villena onde estive a elaborar o Mapa de Rincon del Moro com vista á realização do Troféu Costa Blanca2013 – WRE.


Em Outubro, estive em Méjannes le Clap-França a elaborar mais um mapa.


Em Novembro, fiquei em Portugal a rever todo o mapa de P. Mós que havia elaborado em 2005, fiz-lhe o aumento de uma pequena área nova e desenhei-o todo de novo, agora respeitando o ISSOM.


Ainda em Novembro/Dezembro e Janeiro, estive em Mira a elaborar um mapa novo para o Clube OriEstarreja, onde serão realizados os Campeonatos Nacionais de Distancia Média e Estafetas em 2013.


Guardei para o fim a explicação para o mapa relacionado com este texto.
Para além de tudo isto no ano de 2012 fui ainda surpreendido com um convite de um ex: campeão do mundo de orientação para ir este Outono fazer de novo um mapa de orientação com uma área de 8kms2 á Suécia. Apesar de ter ficado muito honrado com o convite e com a noção de que a Suécia poderia ser uma montra bem mais vantajosa para mim, a minha decisão de ir não se concretizou, dado que já tinha um compromisso verbal, assumido com um clube português e como profissional tenho muito orgulho em assumir todos os meus compromissos, mesmo os verbais. Espero no entanto que possa surgir outra oportunidade. O novo mapa que eu iria fazer era sobre o que está exposto que é dos anos 90.


E foi assim o meu ano profissional de 2012


Rui Antunes – www.antunesmapmaker.com


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: