quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INSIDE ORIENTEERING 01/2013 JÁ ESTÁ PUBLICADA!




Está aí a primeira edição de 2013 da Inside Orienteering, a newsletter da Federação Internacional de Orientação. Uma publicação onde Orientação em Esqui e os avanços da modalidade no Brasil ocupam um lugar de destaque.


Em tempo de Inverno, não é de estranhar que a Orientação em Esqui absorva a «fatia de leão» da primeira de seis edições previstas para 2013 da Inside Orienteering. Destaque de Capa, o russo Eduard Khrennikov, heptacampeão mundial e ainda um dos mais velozes orientistas em esqui do Mundo, dá-se a conhecer numa excelente entrevista conduzida por Sindre Jansson Haverstad. O norueguês Eivind Tonna e o estoniano Sixten Sild são também figuras em destaque, mostrando, com os seus testemunhos, muito do trabalho de bastidores desta espetacular disciplina.

Na sua habitual rúbrica «North South East West», Clive Allen viaja até ao Brasil, contando-nos pormenorizadamente a história da Orientação no país irmão – Higino Esteves e o Clinic ministrado em Curitiba, em 1997, não são esquecidos. O artigo debruça-se ainda sobre a diversidade de mapas e terrenos e sobre o esforço da Confederação Brasileira de Orientação em divulgar e consolidar a modalidade, recorrendo às impressões do Presidente da CBO, Jose Otávio Dornelles, e de Ronaldo Almeida, «um dos mais experientes atletas brasileiros presentes nos Mundiais de Lausanne». Adivinhando um «futuro cor de rosa» para a Orientação brasileira, o artigo perspetiva já o Campeonato do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2014, que terá lugar em Porto Alegre, no final de Novembro do próximo ano. «Uma oportunidade para, além de participar num bom evento de Orientação, conhecer a cultura e a cozinha típica do Sul do Brasil», remata José Otávio.

A cinco escassos meses do mais importante evento da temporada, «WOC 2013: Do plano à ação» faz o ponto da situação sobre os Mundiais de Vuokatti, na Finlândia, enfatizando a elevada procura de alojamento, o trabalho voluntário e mesmo a composição da canção do Mundial, num trabalho dos Sininen Ylivoimada, eles mesmos uma dupla de orientistas. Notícias breves (onde se fala ainda de Portugal e das candidaturas ao Europeu de Orientação em BTT 2015 e aos Mundiais de Elite e de Juniores de Orientação em BTT 2016, em Idanha-a-Nova e Bairrada) e «uma palavra» do Presidente da IOF, Brian Porteous, fecham mais um número imperdível e que pode ser consultado em http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2013-1/InsideOrient1_13.pdf.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: