domingo, 20 de janeiro de 2013

EYOC 2013: PORTUGAL É CANDIDATO À ORGANIZAÇÃO DO EVENTO




Foi notícia no Orientovar no último «Duas ou três coisas que eu sei dela...» de 2012. O European Working Group (EWG) decidiu, por razões de segurança, retirar a Israel a organização do Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2013. Iniciado de imediato um novo processo de candidaturas, a Federação Internacional de Orientação acaba de anunciar o lote de cinco novos candidatos à organização da competição: Hungria, Itália, Polónia, Sérvia e... Portugal!


A notícia colhe de surpresa, certamente, a maioria. Na sua página – em http://orienteering.org/five-applications-to-organise-eyoc-2013/ - a Federação Internacional de Orientação acaba de anunciar a lista de candidatos à organização do Campeonato da Europa de Jovens EYOC 2013, entre os quais se encontra o nosso País. Depois dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF, que se realizarão no Algarve no próximo mês de Abril, e dos Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação em BTT / Taça do Mundo de Orientação em BTT, que decorrerão no Litoral Alentejano em Outubro, eis que Orientação portuguesa abre uma nova frente internacional, ainda que apenas em «fase preliminar».

Ao Orientovar, Augusto Almeida, Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, referiu que a ideia desta candidatura «surgiu imediatamente após tomarmos conhecimento de que Israel não iria organizar o EYOC 2013, quer por questões de segurança na região, quer pela fraca adesão manifestada pelos países europeus.»

«Trata-se duma candidatura ganhadora, assim a IOF decida entregar-nos o evento», refere Augusto Almeida, baseando a sua convicção num substantivo número de pontos fortes: «Terrenos interessantes, proximidade do aeroporto internacional de Lisboa, infra-estruturas adequadas - a questão central neste evento é a limitação dos custos que obriga a ter um alojamento de baixo custo - e mapas de boa qualidade, que nos últimos cinco anos não tiveram competições.»


Centro do Evento projetado para a Foz do Arelho

O responsável máximo da Federação Portuguesa de Orientação lembra que «o facto de estarmos junto da praia será certamente uma vantagem», uma vez que o evento está pensado para a região Oeste, com sede na Foz do Arelho. «Nesta zona temos o Centro de Férias do INATEL para Centro do Evento e alojamento, que pode ser complementado com a Pousada da Juventude de Alfeizerão e várias outras soluções. Neste aspecto estaremos melhor posicionados que propostas que apresentem alojamento em casernas militares por exemplo. No que concerne a mapas eles podem ir de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha até aos terrenos do WMOC'08», remata.

A questão dos timings (31 de Outubro a 3 de Novembro), imediatamente após o Mundial de Veteranos / Taça do Mundo Ori-BTT não parece ser uma preocupação para Augusto Almeida: «De forma alguma. Se nos for atribuído, temos recursos humanos em quantidade e qualidade para realizar o evento que se estima envolva cerca de 350 a 400 jovens.» Com base neste seu optimismo está, entre outros aspectos importantes e motivadores, «a resposta entusiasmada das entidades que tivémos de contactar para garantir a exequabilidade do projeto.»


Decisão será divulgada em Fevereiro

Instado a comentar o facto de Hungria, Itália, Polónia e Sérvia serem os nossos «adversários» na corrida à organização do EYOC 2013, Augusto Almeida respondeu da seguinte forma: «Ao que julgo saber, a ideia inicial da IOF era convidar um dos países que tinham concorrido aquando da atribuição do EYOC'14 e foram preteridos. Depois foi decidido abrir ao universo europeu. É bom sinal saber que há cinco países disponíveis para organizar um importante evento em cerca de dez meses, pelo que nos resta esperar a decisão e no caso de sermos escolhidos passar de imediato à condução do que planeámos.»

A decisão está agora nas mãos do European Working Group e o veredito final será divulgado na primeira semana de Fevereiro. Até lá, resta-nos aguardar.

[Foto da Lagoa de óbidos e Foz do Arelho, extraída do Blogue «A Terceira Dimensão – Fotografia Aérea», em http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: