quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. Conforme amplamente noticiado, Portugal foi um dos cinco países candidatos à substituição de Israel na organização do Campeonato da Europa de Jovens de Orientação Pedestre EYOC 2013. Chamado a fazer uma primeira triagem das candidaturas, o European Working Group debruçou-se sobre um vasto número de parâmetros – condições atmosféricas, instalações, terrenos (qualidade, acessibilidade, novidade), experiência organizativa, entre outros -, decidindo-se por dois países naquilo que designou por «shortlist»: Polónia e Portugal. Embora todas as candidaturas fossem de elevada qualidade, foram estas duas aquelas que mais atraíram as atenções dos responsáveis pelo European Working Group. O Presidente daquele organismo, o checo Dusan Vystavel, visitará a Polónia e Portugal dentro de dias, esperando-se que a decisão final venha ser emitida, o mais tardar, até ao próximo dia 15 de Fevereiro. Recorde-se que o evento decorrerá de 18 a 20 de Outubro ou de 25 a 27 do mesmo mês (dependendo do país organizador). A notícia pode ser lida na íntegra em http://orienteering.org/eyoc-2013-shortlist/.


2. «Uma vez mais o .COM [Clube de Orientação do Minho] prova ser um clube orientado para a formação de grandes atletas e pessoas». Isto mesmo pode ler-se na página do clube, em http://www.pontocom.pt/node/151/mundiais-de-2013.html, a popósito da mais recente listagem de alunos em observação para os Mundiais de Desporto Escolar e na qual a EDOM, Escola de Formação do .COM que conjuga quatro escolas do distrito de Braga (AE Maximinos, ES Carlos Amarante, EB/S Vieira do Minho e EB/S Rio Caldo), surge com onze atletas, distribuídos pelos quatro escalões de competição oficiais. São eles: Mariana Maurício - Iniciados Femininos (98/99); Maria Portela – Iniciados Femininos (98/99); Filipa Castro – Iniciados Femininos (98/99); João Gomes – Iniciados Masculinos (98/99); Carlos Peixoto – Iniciados Masculinos (98/99); Leonardo Ramalho – Iniciados Masculinos (98/99); João Magalhães – Iniciados Masculinos (98/99); Bruno Loureiro – Iniciados Masculinos (98/99); Joana Fernandes – Juvenis Femininos (97/96); João Novo – Juvenis Masculinos (97/96); e, Rodrigo Magalhães – Juvenis Masculinos (97/96). «São estes 'guerreiros' que vão ao longo do mês de Fevereiro participar em três provas cruciais para o seu apuramento para os Mundiais, num total de oito etapas, para terminar um processo de seleção que já dura desde Setembro de 2012», pode ler-se na continuação da notícia. Refira-se ainda que a EDOM está a tentar o apuramento para os mesmos mundiais de três equipas de escola (5 atletas do mesmo escalão e da mesma escola), nos escalões de Iniciados Masculinos e Juvenis, Masculinos e Femininos. Os mundiais realizam-se em Monte Gordo no Algarve, de 15 a 21 de Abril, sendo a lista de selecionados divulgada já no próximo dia 18 de Fevereiro.


3. O lugar da Prainha, no Caniçal, foi palco no passado sábado da prova de abertura da Taça FPO Madeira 2013. Organizado pelo Clube de Montanha do Funchal, o XVII Troféu de Orientação do CMOF contou com a participação de 71 atletas nos escalões de competição, aos quais se somam 21 nos escalões abertos. Nos escalões de Elite, o CA Madeira preencheu por completo o pódio masculino, com Xavier Vieira, Nélson Barroca e João Gomes a concluirem por esta ordem. Paula Rodrigues (CMo Funchal) foi a vencedora em Damas Elite, seguida de Marta Nunes e Nélia Sousa, ambas do CA Madeira. Toda a informação em http://cmofunchal.org/16/index.php/en-GB/inicio.


4. A Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2013 deu o pontapé de saída no passado fim de semana, com a disputa do XIII Trofeo Internacional Costa Blanca. Organizado pelo Villena-O o Troféu distribuiu-se por uma prova de Distância Média pontuável para o ranking mundial, no sábado, e uma prova de Distância Longa no Domingo. Pelo meio houve ainda lugar a uma espetacular prova de Micro-Orientação Indoor, tendo por palco a Praça de Touros de Villena. Roger Casal Fernández (Colivenc Alicante) e Anna Serralonga Arqués (Go-Xtrem Girona) foram os grandes vencedores da competição no conjunto dos dois dias, enquanto os finlandeses Olli-Markus Taivanen (Pellon Ponsi) e Marika Teini (SK Pohjantähti) venceram a etapa WRE. Refira-se que a prova contou com a presença de perto de sete centenas de competidores. Para acompanhar todos os pormenores, consulte a página do evento em http://villenao-pie.blogspot.com.es/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: