quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Realiza-se no próximo dia 26 de janeiro, em Almeirim (manhã) e Alpiarça (tarde), a 1ª e 2ª etapa do Circuito Regional de Orientação de Desporto Escolar 2012/2013 da Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (DSRLVT). Cabe à Coordenação Local do Desporto Escolar da Lezíria e Médio Tejo (CLDELMT) organizar este evento, no qual se encontram inscritos 404 alunos de 22 escolas. Na manhã de sábado, a prova inicia-se na zona urbana de Almeirim, num mapa à escala de 1:5.000 e termina no parque norte da cidade (zona de lazer), com um mapa à escala de 1:3.000. Os dois mapas serão impressos na mesma face da folha, não havendo necessidade de utilizar o verso da mesma. Na parte da tarde, a prova decorre a norte da Barragem dos Patudos, sendo o mapa um misto de zona urbana e um pequeno parque florestal com uma excelente rede de caminhos e à escala de 1:4.000. A prova conta com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, Câmara Municipal de Alpiarça, Guarda Nacional Republicana, Associação 20 Km de Almeirim (cedência dos mapas), Bombeiros de ambas as localidades e ainda dos escuteiros de Almeirim e de alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola EB2,3/S de José Relvas. Todas as informações sobre a prova podem ser consultadas em: http://www.condeourem-orientacao.blogspot.pt/ [informação da responsabilidade de João Vítor Alves].


2. «Custou mas foi». Assim mesmo, Fernando Costa, um dos maiores dinamizadores e divulgadores da modalidade no nosso País, exprimiu o seu contentamento ao referir-se à inclusão duma página de Orientação no Sapo – Desporto [http://desporto.sapo.pt/orientacao/], num processo no qual foi um dos principais intervenientes. Aquilo que foi um «namoro» de longa data, teve agora um desfecho feliz com a criação da «nossa» página naquele que é, seguramente, um dos maiores e mais vistos portais de desporto de Portugal. Importa, pois, saber acarinhar aquele espaço e procurar mantê-lo bem vivo, numa tarefa que cabe a todos e a cada um de nós. Ao início da tarde de ontem, Fernando Costa esteve de novo em foco, desta feita na Antena 1, no Jornal de Desporto (emissão das 12h30), «abrindo o jogo» numa conversa com o jornalista Alexandre Afonso, com o tema Norte Alentejano O' Meeting em cima da mesa.


3. Como vem sendo hábito, teve lugar em Helsínquia no passado fim de semana a reunião anual do Conselho da Federação Internacional de Orientação e das respetivas Comissões. O propósito destes encontros tem a ver com uma mais eficiente coordenação e um maior intercâmbio entre as diferentes Comissões. Brian Porteous, o Presidente da IOF, defendeu a extensão do lugar de Conselheiro de dois para quatro anos: «É muito difícil conseguir reais progressos na nossa estratégia em apenas dois anos e parece-me fazer sentido considerar, de comum acordo com as nossas federações, que um período de quatro anos será mais efetivo», disse, realçando o facto de «a maioria das modalidades olímpicas trabalharem em ciclos de quatro anos». Do elevado número de candidaturas à organização do JWOC 2016 e WMOC 2016, às alterações preconizadas para a prova de Distância Longa dos Mundiais de Orientação em BTT (deixa de haver séries qualificatórias e aos vários países, de acordo com um vasto número de critérios, serão atribuídas quotas de participação) ou à discussão em torno da prova de Distância Média dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre, muitos foram os temas apresentados e debatidos e que podem ser vistos, com o devido destaque, na página da Federação Internacional de Orientação, em http://orienteering.org/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: