quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



1. A edição de 2013 do Troféu de Aventura "Uma Aventura em" arranca no próximo dia 27 de Janeiro na localidade da Pena, concelho de Cantanhede, com a prova Uma Aventura na Pena. O local de partida é a sede do Centro Cultural e Recreativo da Pena, com a etapa pedestre com cerca de 15km a abrir as hostilidades quando os ponteiros do relógio marcarem as nove da manhã. Segue-se a etapa de BTT com 25km de extensão e a particularidade de ambas as provas serem disputadas no mapa de Ori-BTT que serviu de palco ao último «Rota da Bairrada» levado a cabo pelo DA Recardães. Além da vertente de competição (BTT+Pedestre) teremos em paralelo as duas etapas em Promoção onde os participantes podem escolher fazer apenas uma das etapas. Na inscrição estão ainda incluido banhos quentes, lavagem de bicicletas, seguro desportivo, lanche final e prémios para os primeiros participantes do escalão Aventura. Mais informações e inscrições em www.umaaventuraem.com.


2. «A 1ª edição do Torneio COMmapa decorreu em 2008 e vai já na sua sexta edição!» Constituído por oito etapas, realizadas de Janeiro a Dezembro de 2013, este é um torneio que mantém um formato simplificado e informal, onde cada participante pode optar por três níveis de dificuldade.
Sozinho ou acompanhado por toda a família, por lazer ou imbuído de um espírito mais competitivo, o Torneio COMmapa constitui uma excelente forma de experimentar esta fascinante modalidade ou de aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos. Foi dentro deste espírito que o certame arrancou no passado sábado, nas instalações do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, na Póvoa de Lanhoso. Distribuida por duas etapas, a competição realizou-se ao mesmo tempo que a prova inaugural do Ranking Regional Norte de Orientação do Desporto Escolar e contou com a extraordinária participação de 458 atletas. Ao vencer ambas as etapas no escalão Difícil, Leandro Lima (Amigos da Montanha) tornou-se na grande figura do certame. No tocante ao Desporto Escolar, Joana Fernandes (ESCA/EDOM) fez valer a sua maior experiência para se impôr igualmente em ambas as etapas, no que ao escalão Juvenis Femininos diz respeito. O mesmo aconteceu com Samuel Vieira (EBSVMinho/EDOM) e Ana Braga (AEMaximinos/EDOM), em Juniores Masculinos e Juniores Femininos, respetivamente. Mais informações em http://pontocom.pt/node/56/.


3. No próximo fim de semana, Barcelos vai receber uma prova de Orientação em BTT (OriBTT), que conta para a Taça de Portugal de nível 1. Pela importância da prova, será uma possibilidade de ver em acção os melhores atletas portugueses da atualidade. A prova, que compreende duas etapas, desenrolar-se-á nos caminhos das matas em volta do monte Cutulo, nas freguesias de Vila Frescaínha S. Martinho e S. Pedro, Vilar do Monte, Vila Cova e Creixomil. Nela podem participar pessoas de qualquer idade, quer nos escalões de competição quer nos escalões de promoção, de forma individual ou em grupo. Na etapa de sábado, a partida e chegada será no campo de futebol da Juventude de S. Martinho. No domingo os atletas iniciarão a sua prova na mesma freguesia, sendo a chegada na cidade de Barcelos. Ambos os percursos são pontuáveis para os rankings Individual FPO e de Clubes FPO. Mais informações em http://www.amigosdamontanha.com/_xiii_open_amigos_da_montanha_oribtt_tp1


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: