terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OS VERDES ANOS: MARIANA FERREIRA




Olá!

Sou a Mariana Ferreira, tenho 17 anos e entrei para o 1º ano no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, na Universidade do Porto.

Antes de praticar Orientação, já tinha experimentado outros desportos desde Natação, Ginástica, Karaté, mas nenhuma dessas modalidades me cativou tanto como a Orientação.

O meu contacto com este desporto deu-se por influência do professor José Mário Baptista e da sua família que me deram a conhecer a Orientação através do que me contavam sobre o desporto e dos mapas que mostravam, mas eu mal fazia ideia do que era a modalidade.

Assim, no ano letivo 2004/2005, tinha eu 9 anos, decidi experimentar, inscrevendo-me no Desporto Escolar na Escola de Referência Desportiva EB 2/3 Júlio-Saul Dias, em Vila do Conde.

A primeira prova que me lembro foi em Vila Flor onde, além do fato de treino – e, claro mapa e bússola -, levava também gorro, luvas e cachecol, tal era o frio que se fazia sentir!

À medida que ia fazendo mais provas ia aumentando a vontade de estar na floresta e tomar as melhores opções no percurso.

Desta forma, em 2010 entrei para o Grupo Desportivo Quatro Caminhos e conheci um grupo de pessoas fantásticas que me ajudaram a melhorar alguns aspetos nesta modalidade.

Desde então já participei em alguns estágios e diversas provas Regionais e Nacionais, mas ainda tenho muito para aprender! Embora, confesse que neste momento estou pouco ativa no desporto, pois tenho dificuldade em conciliar a Orientação, a Universidade e outras atividades académicas (Tuna, etc.), não tenciono de forma alguma abandonar a Orientação e todos os grandes amigos que o desporto me proporcionou.

Aproveito esta oportunidade para agradecer e muito ao José Mário por, ao longo de todos estes anos, continuar a promover a Orientação na Escola e dá-la a conhecer aos mais novinhos. Também ao GD4C por me ter acolhido e deixar fazer parte desta grande família e, por fim, ao Joaquim Margarido e à Carla Tavares pelo convite a participar n’ “Os Verdes Anos”.

Na minha opinião, a Orientação está a crescer imenso nas camadas mais jovens, o que é ótimo para a evolução do desporto que conjuga o gosto e, acima de tudo, o respeito pela Natureza com a vontade de correr e pensar!

Mariana Ferreira
Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos
Fed 5257

Sem comentários: