domingo, 2 de dezembro de 2012

ORITROFEU URBANO DE PORTO DE MÓS




Sol e céu azul receberam em Porto de Mós a final do CiNU - Circuito Nacional Urbano 2012, a que se juntaram Percursos Abertos/Finais B, Orientação em Família e Orientação de Precisão.


O COC – Clube de Orientação do Centro, com os apoios do Instituto Politécnico de Leiria, da Federação Portuguesa de Orientação e da Câmara Municipal de Porto de Mós organizou um conjunto de actividades de Orientação Pedestre, juntando a competição da Final do CiNU à participação lúdica com os Percursos Abertos/Finais B do CiNU, Orientação em Família e um percurso de Orientação de Precisão.

O Parque Verde de Porto de Mós foi o palco escolhido para, em simultâneo, termos quatro actividades distintas. Na zona norte do Parque decorreu o percurso de Orientação de Precisão. numa versão muito simples mas cheia de empenho do COC em dar passos indispensáveis para podermos amanhã fazer mais e melhores percursos/desafios. Mais a sul, a Orientação em Família ia recebendo famílias que iniciavam os seus vários percursos, dois mais vocacionados para os muito pequeninos ou para quem não tivesse qualquer noção de Orientação. Outros dois já menos simples, onde os papás e mamãs normalmente tomavam as redas da decisão e da Orientação, acabando os filhotes por serem “rebocados” não se orientando por si próprios. Este será um aspecto a rever nas próximas edições de Orientação em família, bem como a total diferenciação de pontos de controlo nos percursos Desafio e Aventura.


Primeiros vencedores

Acabamos por receber vários membros do Agrupamento de Escuteiro de Porto de Mós que se lançaram nos diversos percursos com os Lobitos a ficarem no AEIOU e no ABC Orienta-te, enquanto exploradores e caminheiros foram mais arrojados. Esperamos poder contar em próximas actividades do COC com mais Escuteiros deste e de outros agrupamentos da região. Com início às 10h00 os Percursos Abertos do CiNU (finais B) foram lançando na zona urbana de Porto de Mós os participantes que se haviam inscrito ou aqueles que após concluírem a Orientação em Família se propunham a um maior desafio.

Por último, às 11h30, os 41 atletas inscritos na final do CiNU começaram a sua disputa pela vitória nesta primeira edição, num Circuito que tem “pernas para andar” e que certamente vai aliar e potenciar a sua vertente competitiva à sua função de “mostruário da modalidade” às populações e potenciais sponsors. Esta primeira edição do CINU teve como vencedores Carolina Delgado (GD4C) e Rafael Ramos (Ori Estarreja), em Jovens, Andreia Silva (COC) e Tiago Gingão Leal (GafanhOri), em Séniores e Susana Pontes (CPOC) e António Amador (Ori Estarreja), em Veteranos.


Números finais

Para balanço final e como registo histórico aqui ficam os números de participantes que nos brindaram com a sua presença em Porto de Mós num total de 154 pessoas assim distribuídas: Orientação de Precisão – 12 participantes, Orientação em Família – 45 participantes, Percursos Abertos/Finais B – 56 participantes e Final CINU – 41 participantes.

[Artigo retirado da página do Clube de Orientação do Centro e que pode ser lido na íntegra em http://www.coc.pt/2012/12/02/trofeu-ori-urbano-de-porto-de-mos/]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: