sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ORIENTAÇÃO EM REVISTA Nº 46 (DEZEMBRO/FEVEREIRO.2013) ACABA DE SAIR!




Relançada no passado mês de setembro, após um longo período de ausência, a Orientação em Revista retoma o seu ritmo regular. Chegados ao final de 2012, é-nos deixado no “sapatinho” o número 46 da Revista, com muito de bom para ver, rever e... partilhar!


Acaba de ser publicado o número 46 da Orientação em Revista. Com uma periodicidade trimestral, este é um magazine da responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação com distribuição on-line, interiamente gratuito e sem necessidade de assinatura. No editorial, assinado por Augusto Almeida, traça-se um balanço muito positivo da época que agora termina e é deixado um desafio, o de aumentar o número de filiados. “Vamos convencer os nossos amigos 'sazonais' a assumirem o gosto pela modalidade e a contribuírem para o desenvolvimento e expansão da Orientação”, escreve o Presidente da Federação Portuguesa de Orientação.

Ao longo de 41 páginas – o que representa um ligeiro acréscimo em relação ao número anterior -, a publicação debruça-se sobre muito do que de mais importante se passou neste final de temporada. O XX Campeonato Ibérico, o Troféu Joaquim Sousa e a final do Circuito Nacional Urbano, com a realização do Ori-Troféu Urbano de Porto de Mós, são as notas de destaque no que à Orientação Pedestre diz respeito. Mas as Corridas de Aventura e a Orientação de Precisão não ficam de fora, com o Desafio Trevim e as duas primeiras etapas do Circuito “Todos Diferentes, Todos Iguais” a ombrearem de igual para igual com os três eventos anteriormente referidos.


Entrevistas, reportagens, artigos de opinião e muito mais...

O espaço de Entrevista traz-nos um convidado muito especial, Bruno Nazário, no rescaldo desse notável feito que lhe conferiu, de forma implícita, o título de “traçador do ano”, ao assinar o percurso vencedor do troféu instituido pelo prestigiado World of O. As entrevistas não se ficam por aqui e Susana Pontes mostra-nos a sua faceta de lutadora e ganhadora – são já dez, as vitórias consecutivas na Taça de Portugal de Orientação em BTT, no escalão Damas Elite.

Entre as várias colaborações, destaque para Manuel Dias e para o artigo de análise intitulado “Quem Somos?”, refletindo sobre o papel da mulher no desporto e, em particular, no nosso desporto. “Orientação e Natação, a combinação perfeita?” constitui um contributo extraordinário de Nuno Caetano sobre duas modalidades que se complementam eficazmente em qualquer programa de treino. Miguel Silva, na sua coluna intitulada “Viver bem na Orientação”, reflete sobre mais um mito do desporto, ao encontro dos atletas com cãibras (e sem elas). Liliana Oliveira volta a brindar-nos com um notável “cartoon orientista” e Joana Martinho e João Macedo, dois pequenos-grandes orientistas, oferecem-nos os seus dotes de desenhadores. E há ainda Mariana Ferreira e os “Verdes Anos”, o Clube da Natureza de Alvito e João Alves, o “fotógrafo orientista”, numa edição onde a qualidade e o bom gosto do grafismo têm a assinatura de Carla Loureiro Tavares.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: