domingo, 30 de dezembro de 2012

LEITURA AO PEQUENO-ALMOÇO: ORIENTEERING WORLD - EDIÇÃO 2012




À semelhança do que acontece todos os anos por esta altura, a Federação Internacional de Orientação acaba de lançar mais uma edição da sua revista oficial “Orienteering World”. Ainda que apenas de relance, propomos-lhe um olhar sobre o mais recente número desta publicação.


Acaba de ser publicada a edição 2012 da “Orienteering World”, a revista oficial da Federação Internacional de Orientação. Orgão de caráter generalista, definido pela sua editora-chefe Anna Jacobson como “voltado para fora”, este é um meio de divulgação por excelência da nossa modalidade junto dos muitos organismos que tutelam o desporto no mundo, dos Comités às Federações congéneres e, naturalmente, a todos os interessados.

Ao longo de 52 páginas, a “Orienteering World” 2012 debruça-se sobre os grandes acontecimentos que marcaram a temporada que agora finda, balanceando de forma equilibrada as notícias, as reportagens e as entrevistas. É nesta linha que encontramos um artigo de fundo dedicado à Orientação Pedestre, assinado por Erik Borg e intitulado “Uma grande medalha para um pequeno país” e no qual o letão Edgars Bertuks é o centro das atenções. Assinado por Joaquim Margarido e intitulado “Uma boa colheita!”, outro importante artigo é aquele que traça um retrato da temporada de Orientação em BTT, complementado com uma Entrevista ao campeão do mundo de Sprint em título, o austríaco Tobias Breitschädel. “Sucesso sueco na Orientação de Precisão” é assinado por Clive Allen e lança um olhar sobre os Europeus da Suécia e os Mundiais da Escócia, sem esquecer o TempO e uma entrevista com a grande estrela do momento, a sueca Marit Wiksell.


Mundiais ISF Algarve 2013 em destaque

Mas os mais jovens são o grande tema da Revista, colhendo o grosso das atenções ao longo das suas 19 páginas iniciais. É sobre eles que Brian Porteous, o Presidente da Federação Internacional de Orientação, faz incidir o seu artigo de abertura, lembrando que “a próxima geração deve ser uma prioridade de todos” e remetendo para a Assembleia Geral de Lausanne, em Julho passado, na qual foi apovado por unanimidade o documento de desenvolvimento estratégico para os próximos seis anos e no qual “a juventude é identificada como uma das maiores prioridades”.

Nos vários artigos que se debruçam sobre o assunto, podemos ver um apanhado de impressões de jovens orientistas do mundo inteiro e onde, entre outros, encontramos o “nosso” António Ferreira (COC) a afirmar que “quando corro, o mapa torna-se uma parte de mim”. A Internet e o “Catching Features”, atividades de treino para os mais jovens na Suécia e na Noruega e Orientação nas Escolas do mundo inteiro são matérias tratadas de forma integrada por Clive Allen, Erik Borg, John Brammall e Anna Jacobson e sobre as quais vale a pena refletir. Por último, temos ainda um artigo desenvolvido por Joaquim Margarido, dedicado ao Desporto Escolar e intitulado “Orientação de qualidade – e um tempo para fazer novos amigos”. Em jeito de complemento, há ainda uma Entrevista com Jorge Baltazar, a propósito dos próximos Campeonatos do Mundo de Desporto Escolar ISF 2013, que terão lugar em Abril próximo, no Algarve.

Resta dizer que a subscrição da “Orienteering World” pode ser feita diretamente junto da IOF, Radiokatu 20, FI-00093 SLU, FINLAND, ou através do e-mail iof@orienteering.org ou pelo fax +358 9 3481 3113. O custo é de EUR 13.50 (Europa, correio normal).



[Fotos publicadas com permissão da Federação Internacional de Orientação / published with permission from the International Orienteering Federation]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: