quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...



Estou certo que os leitores do Orientovar me perdoarão a imodéstia, mas o caso não é para menos. A Federação Internacional de Orientação, através do seu setor de Comunicação, acaba de publicar a última newsletter de 2012. Na Capa, Matthias Kyburz acena com um sorriso de orelha a orelha, como que a querer-nos dizer que o momento é dele. A fotografia tem assinatura. Lá dentro, a Entrevista com o líder do ranking mundial tem igualmente assinatura. Num e noutro caso, o nome é português: Joaquim Margarido!


18 de outubro. Era uma quinta feira marcadamente outonal, quase invernenta. O fim de semana estava à porta e, com ele, dois dias que - prometera a mim mesmo! - seriam de descanso. A mãe fazia anos (o Luís Santos também, mas a esse já dera os parabéns de manhã bem cedo) e mais tarde, depois do jantar, haveríamos de passar lá por casa, eu, a Graça e os miúdos, para lhe cantarmos os parabéns. Sentia-me finalmente tranquilo, anormalmente tranquilo, apesar da chuva que teimava em cair e que iria fazer com que o passeio da Luna, a nossa incomparável cadela, ficasse adiado para o dia seguinte.

Chegado a casa, a rotina instala-se, abrir o Gmail e ver o que há de novo. “Caro Joaquim, o Sandor Talas da Comissão de Orientação de BTT da IOF deu-me o teu endereço. Tenho lido os teus textos na internet e estou impressionada. Sou a Editora-Chefe das publicações da IOF, Inside Orienteering e Orienteering World. Procuramos colaboradores para as revistas e, em especial, pessoas que tratem de assuntos relacionados com a Orientação em BTT e que possam escrever acerca disso. Ficaria encantada se estivesses interessado em escrever em ambas as publicações...”

A mensagem continua por ali fora mas já quase nem reparo no que está escrito. Isto é irónico. O setor da Comunicação ao nível da Orientação no nosso país funciona muito abaixo das expectativas (ninguém se dá sequer ao trabalho de perder cinco segundos a partilhar um artigo no Facebook que me terá levado horas a escrever) e agora, de mão beijada, surge a oportunidade de termos um português inscrito nos “quadros” da IOF, no que pode ser entendido como uma “validação daquilo que fazemos ao nível da Comunicação.

Dois minutos... não, dois segundos bastaram para dar uma resposta à Anna Jacobson. “Prezada Anna. É um grande desafio aquilo que me propõe e sinto-me honrado em poder colaborar em tudo o que for preciso.” Chegados a este ponto, aqueles que viram o “Casablanca” concordarão que este será “o princípio duma bela amizade”.

Mas porquê? Porquê arranjar “mais sarna para me coçar”? Porque há coisas que valem a pena. E falar daquilo que se faz no mundo da Orientação vale francamente a pena. Não nego que a resposta positiva ao convite arrastou desde logo projetos de notícias, reportagens e entrevistas que passam por todos os países de língua latina e, em especial, por Portugal. É uma janela que se abre sobre nós próprios, oferecendo-nos a possibilidade de mostrarmos, de forma viva, aquilo que vamos fazendo, os nossos momentos, as nossas vitórias, em suma, o nosso contributo para uma Orientação mais globalizada e melhor. Foi, pois, com espírito de missão que aceitei o convite. Só espero poder estar ao nível das exigências, sabendo corresponder à confiança que em mim acaba de ser depositada.

Alguns projetos estão em marcha – o Davide Machado será o “Atleta do Mês” em Abril, a primeira edição de 2013 da Inside Orienteering contemplará um extenso artigo sobre o Portugal O' Meeting e mais lá para o meio do ano haveremos de lançar o nosso olhar sobre a Costa Alentejana e sobre a ronda final da Taça do Mundo – e outros estão já implementados. A Orienteering World, revista anual da Federação Internacional cuja edição 2012 é publicada hoje, inclui um artigo sobre os mundiais de Desporto Escolar ISF 2013, que terão lugar no Algarve, e uma entrevista com Jorge Baltazar, o seu Supervisor Nacional.

Por agora, ficamos com esta “entrada de leão”, com a Entrevista ao Matthias Kyburz e que amanhã reproduziremos aqui na íntegra. Tudo para ler em http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2012-6/.




Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

6 comentários:

FCosta disse...

Parabéns, é mais do que merecido!

Luís Sérgio disse...

E o Louvor da semana vai direitinho para o Joaquim Margarido!!!

Alexandra disse...

Muitos Parabéns!
E Parabéns também para aqueles que por cá vão fazendo o que podem...poderá ser pouco mas é de certeza feito com esforço e merecem todo o nosso apoio!!!

Nuno Rebelo disse...

Parabéns Margarido, o seu trabalho já merecia ser há muito reconhecido.

Anónimo disse...

Muitos parabéns por esta vitória. Desejo um novo ano de 2013 como o princípios de outras conquistas resulatdo do esforço pela modalidade de orientação. Um bem haja!
Custódio Pinto

Rui Antunes disse...

Só hoje tive disponibilidade para ler os últimos posts e fiquei muito contente com mais esta distinção que é mais que merecida pelo seu trabalho e dedicação á modalidade.
Por isso mesmo, aqui lhe deixo os meus sinceros parabéns acompanhados pelo desejo de um Santo e Felíz Natal para si e para os seus e votos de um ano de 2013 recheado de sucessos.

Abço
Rui Antunes