domingo, 4 de novembro de 2012

VAMOS FLORESTAR PORTUGAL!




Cerca de um terço dos concelhos portugueses candidataram-se à distribuição de árvores autóctones do programa de incentivo à reflorestação “Floresta Comum”. E porque é de floresta que se trata e porque a Orientação é “o desporto da floresta”, o Orientovar associa-se desta forma simples à iniciativa, colaborando na sua promoção e divulgação. No dia 24 de novembro, em apenas uma ou duas horas, vamos florestar Portugal!


Os benefícios que as florestas proporcionam não permanecem apenas no local onde as árvores se encontram. Ao afetarem de forma positiva os sistemas naturais globais, disponibilizam benefícios para toda a Humanidade. Daí, a importância de todos contribuirmos para a construção duma “Floresta Comum”, para todos e por várias gerações.

A AFN – Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza, a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza estabeleceram uma parceria com vista à criação de um programa de incentivo à reflorestação com floresta autóctone portuguesa, o “Floresta Comum”. 
A AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal, em parceria com o "Floresta Comum", coordenado pela Quercus, pretende contribuir activamente e nesse sentido, vai aproximar todos os cidadãos (e especialmente os jovens) da floresta!


E tu? Vais ficar em casa?!”

A proposta é muito simples. Trata-se de, no dia 24 de novembro, pôr em prática a iniciativa “Florestar Portugal” com árvores autóctones. O Freixo,
o Azereiro, a Azinheira, o Medronheiro, o Carvalho-negral,
o Carvalho-português, o Castanheiro, a Cerejeira, o Carvalho-alvarinho, o Amieiro,
o Sobreiro, a Borrazeira-preta, o Sabugueiro, o Vidoeiro e o Ulmeiro serão os grandes protagonistas dum dia muito especial e no qual o lema é: “Vamos cuidar da nossa floresta, ela depende de nós e nós dela.”

O "Florestar Portugal 2012" irá contar com a acção de voluntários na organização e na coordenação e espera-se a adesão massiva na sua concretização. Para todos os esclarecimentos que se mostrem necessários, contactar FlorestarPortugal@AMOPortugal.org. Vamos florestar Portugal! E tu? Vais ficar em casa?!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: