sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PELO BURACO DA FECHADURA: ORI TROFÉU URBANO PORTO DE MÓS




Porto de Mós prepara-se para receber a final nacional do 1º Circuito Nacional Urbano de Orientação Pedestre. Uma festa de todos e para todos, aqui espreitada “pelo buraco da fechadura”.


Lançado pela primeira vez esta temporada, o Circuito Nacional Urbano foi, ao longo de oito etapas regulares, um polo de atração para muitos amantes deste desporto. Do centro histórico do Porto ao núcleo urbano da vila de Cascais, foi possível contabilizar números que ultrapassaram largamente o milhar de participantes, o que atesta bem a importância e o interesse da iniciativa.

Organizada pelo Clube de Orientação do Centro e pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio da Camara Municipal de Porto de Mós e do Instituto Politécnico de Leiria, o Ori Troféu Urbano Porto de Mós terá lugar no primeiro dia do próximo mês de dezembro e compreenderá, para além da tão aguardada Final do Circuito, uma atividade de iniciação designada “Orientação em Família” e ainda um percurso de Orientação de Precisão.


58 atletas para seis títulos

Com o início das partidas agendado para as 11h30, a Final do Circuito Nacional Urbano 2012 é restrita aos atletas federados que, de acordo com o Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Orientação, conquistaram o apuramento na sequência da sua participação nas oito etapas do Circuito que se disputaram ao longo do ano. Ao todo são 18 Jovens, 20 Seniores e 20 Veteranos, de ambos os géneros, aqueles que garantiram o acesso à Final, com destaque para o Grupo Desportivo 4 Caminhos que estará representado por 15 atletas. Imediatamente a seguir podemos ver o Clube de Orientação do Centro, com onze atletas e Clube de Orientação de Estarreja e Clube Português de Orientação e Corrida, com oito representantes cada.

A Final decorrerá sob uma Distância Média, estando os participantes privados de entrarem na Vila de Porto de Mós até que iniciem a sua prova. A organização informa que “uma vez chegados a Porto de Mós, deverão dirigir-se para o Secretariado e Centro do Evento, na zona das Piscinas Municipais, onde permanecerão em quarentena até ao início da sua prova."


Orientação para todos

Antes disso, a partir das 09h00, terão lugar os percursos de Orientação em Família. Esta é uma atividade aberta a todos quantos desejem tomar conhecimento com a modalidade, desde os mais novos aos menos novos, evitando a participação individual. O Orientação em Família é constituída por três a cinco percursos de crescente evolução técnica e de carácter não competitivo, começando por dois percursos de iniciação e participação em família, com distâncias entre os 400 e os 800 metros (“AEIOU” e “ABC Orienta-te”), aos quais se seguem dois percursos mais longos que os anteriores (“Desafio em Família” e “Grande Aventura”). Embora também de fácil grau técnico, mas sempre com o intuito de que o sucesso na sua conclusão seja atingido, estes percursos são destinados àqueles que queiram abraçar um maior desafio.

À mesma hora terá início a prova de Orientação de Precisão, com um percurso sem caráter competitivo, aberto a todos os que desejem conhecer esta disciplina da Orientação e na qual é possível a participação a pessoas com deficiência motora. Sublinhe-se o facto de o Instituto Politécnico de Leiria se associar ao evento, integrando esta ação no conjunto de atividades do projeto IPL (+) Inclusivo - http://maisinclusivo.ipleiria.pt -, o qual tem como objetivo sensibilizar a população para um maior conhecimento dos fatores que inibem ou promovem a inclusão, neste caso num contexto desportivo, ao ar livre e em contato com a natureza.


Mais informações

A partir das 10h00 e antecedendo o momento culminante deste Ori Troféu Urbano de Porto de Mós, decorrerão os Percursos Abertos de Orientação Pedestre, destinados a todos aqueles que tenham ficado de fora da grande Final. Resta ainda referir que Marisa Barroso assume as funções de Direção do Evento, tendo os mapas e traçado de percursos a assinatura de Rui Antunes. Informações e inscrições através do endereço info@coc.pt ou pelos números 932364877, 963718928, 912726932 ou 965355897. Saiba mais na página do evento, em http://www.coc.pt/eventos/1dez2012/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: