sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PELO BURACO DA FECHADURA: DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA




A Praia da Tocha prepara-se para receber a segunda etapa do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Assinalando o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, o evento promete uma manhã inclusiva e solidária, com o Desporto Adaptado em pano de fundo.


Depois do Parque da Cidade do Porto ter sido o palco da primeira etapa do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” 2012/2013, é agora a vez da Praia da Tocha abrir os seus belos espaços, de verde e mar tintados, à Orientação de Precisão. Pessoas com e sem mobilidade reduzida terão à sua disposição percursos desafiantes, ao longo dos quais a inclusão e a partilha serão, mais do que meras palavras de ordem, verdadeiros princípios duma jornada desportiva que, desta forma, se propõe assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência.

Organizado pelo Clube de Orientação de Estarreja, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, o evento terá lugar na manhã do próximo dia 08 de dezembro, com início às 10h00 e concentração junto ao Campo Polidesportivo da Praia da Tocha. A prova decorrerá em terreno misto, urbano e de floresta, distribuindo-se por quinze pontos, aos quais se somam dois pontos cronometrados. A Direção da Prova estará a cargo de Nuno Leite e o traçado de percursos tem a assinatura de Joaquim Margarido, podendo os participantes esperar desafios de bom nível e que certamente colocarão à prova as suas aptidões. Os menos familizarizados com a Orientação de Precisão poderão também contactar com esta aliciante disciplina e perceber-lhe os fundamentos através dum percurso de Iniciação com dez pontos apenas e menor grau de dificuldade. Os interessados poderão contar com acompanhamento de monitor.


Orientação Adaptada e Orientação Pedestre integram programa

O evento comemorativo do Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, na Praia da Tocha, incorporará ainda um percurso de Orientação Adaptada, disciplina particularmente vocacionada para a pessoa com Deficiência Intelectual. Sem carácter competitivo, a actividade proposta promete uma maré de sorrisos ao longo dum percurso lúdico, mas onde outros e novos desafios não deixarão de estar presentes.

Com inscrições gratuitas, esta segunda etapa não deixa de fora os mais afoitos, para os quais estará montado um percurso formal de Orientação Pedestre. Os mais familiarizados com esta modalidade desportiva poderão, assim, aproveitar o ensejo para uma despedida em grande da temporada que agora chega ao fim.



Saudações orientistas.

Joaquim Margarido

Sem comentários: