terça-feira, 27 de novembro de 2012

OS VERDES ANOS: BEATRIZ ESTEVES




Olá!

Sou a Beatriz, tenho 11 anos e vivo no Entroncamento. Ando no 7º ano da Escola Secundária do Entroncamento.

A Orientação foi o meu primeiro desporto como federada, comecei a praticar por intermédio do meu pai que já praticava. A minha primeira prova foi em Almeirim organizada pela Associação 20 km de Almeirim e fui com a minha mãe mas não gostei lá muito de início; mas com o tempo fui gostando cada vez mais.

Tenho conseguido conciliar os estudos muito bem, e espero continuar a conseguir pois só assim poderei continuar a praticar este desporto de que tanto gosto.

Faço Orientação com a minha família e ando no Desporto Escolar na minha escola onde já motivei alguns colegas para praticarem Orientação.

Já faço Orientação há dois anos (nunca fiz nenhum 'mp'), tento sempre estar concentrada no terreno e no mapa, abstraindo-me de tudo o resto. Por vezes até me esqueço da bússola (devo ter herdado da minha mãe, que também não usa).

O meu primeiro OriJovem foi em 2010, na Vieira de Leiria. Foi muito engraçado e comecei a ter mais confiança a partir daí. Aprendi muitas coisas novas que ainda hoje necessito delas nas provas que faço. Aconselho a que façam muitos estágios desses para que aprendam a modalidade e ganhem mais confiança.

O que mais gosto na Orientação é o desafio de ler o mapa e encontrar os pontos como se fossem tesouros escondidos, tanto no campo como na cidade. Gosto mais das provas urbanas tipo Sprint, mas também gosto muito das provas de campo pelo contacto com a natureza. No entanto reconheço que são muito mais difíceis e requerem muito mais conhecimentos técnicos, melhor forma física e concentração.

Além da Orientação também pratico Natação desde os 3 anos onde vou duas vezes por semana. Mas este é um desporto que pratico só de manutenção, não faço competição.

No futuro gostaria de ser médica mas sei que tenho que me dedicar aos estudos para poder realizar esse sonho. E espero poder continuar a praticar Orientação sempre e conseguir conciliá-la com os estudos.

Beatriz Esteves
Clube de Orientação e Aventura
Fed 5166

1 comentário:

Anónimo disse...

"Aconselho a que façam muitos estágios..."
parece-me que andam um pouco esquecidos para os mais piquenos.