domingo, 11 de novembro de 2012

"ORIENTA A TUA DIABETES!": SAÚDE E DESPORTO DE MÃOS DADAS




Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar comemorou o Dia Internacional da Diabetes com uma prova de Orientação. Numa tarde bem orientada, saúde e desporto passearam de mãos dadas, ao encontro das belezas desta Cidade Museu do Azulejo.


Foi uma tarde diferente, a de ontem, vivida por muitos dos utentes da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar (ADCO). Uma tarde onde, à avaliação e controle da diabetes, ao tratamento, à massagem ou à consulta de aconselhamento, se juntou uma atividade física muito peculiar: uma prova de Orientação. Ou, como alguém referiu nos momentos que antecederam a atividade, uma “caminhada orientada” pelas ruas de Ovar.

Caminhada orientada porque, sem caráter competitivo e tendo em atenção um público-alvo muito especial, a atividade não poderia ser encarada, à partida, doutra forma. A verdade é que o foi em grande medida, já que entre os quase cento e cinquenta participantes que se juntaram à iniciativa, muitos deles fizeram questão de, no vigor da juventude, encetar um dos três percursos à disposição – Fácil, Médio ou Difícil – em alegre correria do princípio ao fim. Ou, pelo menos, enquanto houve fôlego para tanto.


Uma montanha de atenções

Este foi o segundo ano consecutivo que a ADCO comemorou o Dia Internacional da Diabetes através da organização do evento “Orienta a Tua Diabetes!”. Para tal, contou com os apoios da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Ovar, de alguns Laboratórios ligados à indústria farmacêutica e do Orientovar. Na vertente técnica, o Clube de Orientação de Estarreja voltou a oferecer a organização e montagem dos percursos, bem como o acompanhamento dos participantes menos familiarizados com a modalidade. O clube Atletas Fim de Semana fez igualmente questão de apoiar uma vez mais a iniciativa, cedendo gentilmente o mapa de Ovar sobre o qual foram traçados os percursos.

Calor humano, simpatia a rodos e uma montanha de atenções, foi desta forma que os participantes foram recebidos na sede da ADCO, ponto de partida e de chegada da atividade. Como o puderam testemunhar, entre outros, Vitor Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Ovar com os pelouros do Associativismo, Saúde, Desporto e Tempos Livres, ou António Amador, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Orientação. O resto foi o extravazar desta emoção pelas ruas da cidade, uma emoção que nem a chuva que a espaços se fez sentir conseguiu refrear.


Juntem-se a nós”

Para Graça Carrapatoso, Vice-Presidente da ADCO, “o crescimento do primeiro para o segundo evento encontra-se dentro dos valores esperados, tendo em conta a adversidade climatérica característica desta altura do ano.” Aquela responsável realça “a participação entusiástica de várias dezenas de escuteiros que, de forma organizada, se agruparam por equipas, tirando o máximo partido dos seus conhecimentos e demonstrando o porquê da Orientação ser uma modalidade tão apetecível de praticar em grupo.” E àqueles que se deixaram intimidar pelo mau tempo, deixa um convite: “Para o ano juntem-se a nós e lembrem-se que um terço da nossa população pode apresentar ou vir a apresentar Diabetes! Só prevenindo podemos combater eficazmente esta doença!”

Saiba mais sobre o evento acompanhando a sua página no Facebook em http://www.facebook.com/events/396255690446713/


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: