domingo, 25 de novembro de 2012

LEITURA AO PEQUENO ALMOÇO: OUTDOOR Nº 8




O número 8 da Revista Outddor acaba de ser publicado e, com ele, um belo conjunto de reportagens dedicadas à Orientação. Ao café da manhã, neste domingo chuvoso e frio, folheie-a demoradamente e mergulhe em textos e fotos que nos fazem sonhar.


Guia online dedicado exclusivamente à divulgação de atividades de Desporto, Aventura, atividades ao Ar Livre, Turismo Activo e Natureza, o Portal Aventuras lançou em Junho de 2011 a Revista Outdoor. Sob as temáticas de Desporto, Aventura, Turismo e Natureza, a publicação surge com o objetivo de dar a conhecer uma realidade ainda pouco explorada, um Portugal recheado de encantos naturais por descobrir.

Com uma periodicidade bimestral, a Revista Outdoor acaba de ver publicado o número 8, com chamada de capa para a Entrevista com Diogo Miguel e para esse evento que promete marcar a temporada de 2013 e que dá pelo nome de Porto City Race. E é precisamente por aqui que a Orientação começa a marcar o espaço da Revista, numa rúbrica intitulada “Em família”. “Traga a família, venha conhecer os locais mais emblemáticos do Porto e aprenda Orientação” é o convite implícito num texto soberanamente ilustrado e onde não falta, sequer, o “programa das festas” desta edição inaugural do Porto City Race.


Mais e mais Orientação

Um salto de duas dezenas de páginas e eis-nos mergulhados de novo no “desporto da família” através das palavras de Diogo Miguel, numa entrevista conduzida por Joaquim Margarido e que ocupou o espaço do Orientovar no dia de ontem. Dos primeiros anos aos Mundiais de Eger e à medalha de ouro ou, mais recentemente, à presença na final A de Distância Longa dos Mundiais de Lausanne, é todo um desfiar de impressões e emoções que se desprende das palavras do grande atleta, ao encontro do que fomos e do que somos, em busca do que seremos.

O terceiro e último artigo ocupa quatro páginas e tem o sugestivo título “Orientação... Desporto na Natureza”. É nos fundamentos da Orientação, aqui explicados, que reside o interesse da peça e à qual não faltam exemplos de mapas e respetivas legendas e ainda um resume das grandes competições internacionais que se avizinham, com natural destaque para os Mundiais de Veteranos de Orientação em BTT 2013 e para o Campeonato da Europa de Orientação Pedestre e de Orientação de Precisão 2014, ambos a terem lugar no nosso país.

Ainda três chamadas de atenção para a Foto-Reportagem dos “Madeira World Games” e onde a Orientação constituiu uma peça fundamental, para o espaço dedicado ao Desporto Adaptado e que nos dá a conhecer Sara Duarte, “Uma Cavaleira por Paixão” e, finalmente, para a “Iceland Luso Expedition”, a aventura dos nossos bem conhecidos Ricardo Mendes e Filomena Gomes, “alimentada pela vontade de ajudar duas crianças a concretizar dois sonhos”.

Isto e muito mais para ler em http://www.revistaoutdoor.pt/8/Revista_Outdoor8.pdf (versão pdf) ou em http://www.revistaoutdoor.pt/8/ (versão digital).





Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: