quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. “O vencedor da Taça do Mundo é o melhor sprinter mundial”. A conclusão é retirada por Lina Strand, num extraordinário artigo de análise que pode ser lido no original em http://linastrand.wordpress.com/2012/10/16/the-one-who-wins-the-world-cup-overall-is-the-best-sprinter-in-the-world/. Nele, a atleta põe a nú a atual conjuntura organizativa das grandes provas mundiais e nas quais a Distância Longa vem sendo sistematicamente relegada para segundo plano. Particularmente interessante é a passagem onde Lina afirma ser “errado ter mais hipóteses de fazer um bom resultado numa prova de Sprint do que nas restantes distâncias, sobretudo na Distância Longa”. E mais à frente: “Também quero lutar na floresta por algum tempo mais. Lutar contra o cansaço por mais 20 minutos quando, na realidade, essa luta já dura há uma hora.” Particularmente interessante é a conclusão: “O vencedor da prova de Sprint nos Campeonatos do Mundo é o melhor corredor de Sprint do mundo. O vencedor da prova de Distância Média nos Campeonatos do Mundo é o melhor corredor de Distância Média do mundo. O vencedor da prova de Distância Longa nos Campeonatos do Mundo é o melhor corredor de Distância Longa do mundo. O vencedor da Taça do Mundo é o melhor... corredor de Sprint do mundo! (?????????) Sem ofensa para aqueles que se portaram à altura. Isto é para aqueles que fazem os programas. Nós, corredores, só corremos...”. Vale a pena ler!


2. Já se encontra disponíval na página da Federação Portuguesa de Orientação, no separador “Provas”, o calendário completo das provas de Orientação de Precisão agendadas até 12 de Outubro do próximo ano, data em que terá lugar, em Palmela, a última etapa da Taça de Portugal 2013. Abrangente e particularmente aliciante, o programa engloba onze etapas do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” - uma das quais já disputada no passado dia 17, no Parque da Cidade do Porto – e oito etapas da Taça de Portugal, estendendo a uma área geográfica extraordinariamente abrangente desafios de grande nível. Chamada de atenção já para o próximo dia 01 de Dezembro, em Porto de Mós, com uma prova de Orientação de Precisão integrada na Final do Circuito Nacional Urbano e, uma semana depois, com nova prova organizada pelo Clube de Orientação de Estarreja, a ter lugar na Praia da Tocha e a assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Não falte!


3. Tem lugar no próximo sábado a oitava e última etapa do Torneio .ComMapa, evento que vai já na sua quinta edição e que conta com a assinatura do Clube de Orientação do Minho. Com três percursos previstos – Fácil, Médio e Difícil – a prova desenrolar-se-á no mapa Parque do Bom Jesus, entre as 10h00 e as 12h30 (horário livre). José Fernandes assume o Traçado de Percursos enquanto a Direcção da Prova ficará a cargo de Octávio Andrade. Mais informações em http://www.pontocom.pt/actividades/VTorneioCOMmapa/etapa8.php.


4. Espécie de circuito na área das Corridas de Aventura, a edição 2012 de “Uma Aventura em...” chega ao fim no próximo domingo, 02 de Dezembro, em Pedorido, Castelo de Paiva.
O ponto de encontro está marcado para a Praia Fluvial do Choupal, com a Orientação Pedestre a abrir as hostilidades. A oprimeira etapa decorrerá entre as 9h00 e as 10h30 (Aventura) e entre as 9h00 e as12h00 (Promoção), com uma distância aproximada de 15 kms pela melhor opção. A segunda etapa é dedicada à Orientação em BTT e tem o seu início previsto para as 10h15 (Aventura) e 9h30 (Promoção), com uma distãncia aproximada de 27,5 kms pela melhor opção. A organização informa que, no escalão Aventura, a transição da etapa Pedestre para a de BTT terá uma sobreposição entre as 10h15 e as 10h30.
- Por cada atleta do sexo feminino inscrita, a equipa receberá 1 CP a mais na classificação final, nunca podendo ultrapassar o número total de CP’s da prova. Encontram-se inscritas até ao momento 14 equipas no escalão Aventura e oito no escalão de Promoção. Mais informações em http://umaaventuraem.com/?page_id=15.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: