quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Quatro dias, quatro provas emotivas e, no final, dois vencedores esperados: Ironir Alberto Ev e Miriam Ferraz Pasturiza. Foi assim no XV Campeonato Sul-Americano de Orientação, que teve lugar este ano em Rio Negro, no estado do Paraná (Brasil). Com uma etapa pontuável para o ranking mundial (prova de Distância Longa), o evento atraiu quase meio milhar de participantes provenientes da Colômbia, Chile, Suécia, França, Bélgica, Grã-Bretanha e, naturalmente, Brasil. Depois dum mau começo (7º lugar na prova de Sprint), Miriam Pasturiza esteve ao seu melhor nível, traduzindo em vitórias a presença nas etapas de Distância Longa e de Distância Média. Ironir Alberto Ev começou pior ainda, com um 9º lugar na prova de Sprint, mas venceu as duas etapas seguintes e arrebatou desta forma o título de Campeão Sul-Americano de Orientação 2012. É um fecho de temporada com chave de ouro para ambos os atletas, após terem levado de vencida o Campeonato Brasileiro de Orientação. Resultados completos em http://www.cbo.org.br/sistema/competicoes/documentos/Resultado%20Final%20SAOC_2012.pdf.


2. Depois de Montalegre, Mira, Arraiolos, Figueira da Foz, Marinha Grande e Viseu, é agora a vez de Coruche receber mais uma edição do OriJunior, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Orientação. Destinado aos jovens dos 14 aos 20 anos, com experiência na modalidade, o estágio decorrerá de 18 a 21 de dezembro. Criação de amizades, espírito de grupo e autonomia dos jovens, aperfeiçoamento e consolidação de técnicas e estratégias e partilha de conhecimentos entre monitores e jovens, são estes os grandes objetivos duma iniciativa que continua a conquistar adeptos e se afirma como uma peça fundamental na preparação dos nossos jovens praticantes, dos mais incipientes aos mais talentosos. Mais informações, brevemente, na página da FPO – em www.fpo.pt -, no menu “OriJovem/OriJunior”.


3. É oficial! De acordo com a decisão da Assembleia Geral do organismo máximo da Orientação, levada a cabo em Lausanne, o programa dos Campeonatos do Mundo de Orientação Pedestre contemplará, já em 2014 (Itália), a prova de Estafeta Mista de Sprint [ver AQUI http://orienteering.org/sprint-relay-in-the-world-orienteering-championships-2014/]. A Federação Internacional de Orientação pretende ensaiar o novo figurino já no próximo ano, aproveitando para o efeito a tradicional Estafeta Mista dos Jogos Mundiais, que terão lugar em Cali, na Colômbia. No novo formato, cada Estafeta é composta por dois atletas masculinos e dois femininos, correndo na sequência “Mulher – Homem – Homem – Mulher”. O terreno e as especificações técnicas serão em tudo semelhantes a uma prova de Sprint, com cada manga a ser corrida em aproximadamente 15 minutos.


4. Se por qualquer motivo perdeu o mais recente Magazine OTV, saiba que pode vê-lo agora, bastando para tal aceder à respetiva página no Youtube, em http://www.youtube.com/watch?v=8NAzaOcNvA8&feature=share&list=UUMUpTmlBSrATRlnth3TgJBw. O II Troféu Cidade de Santiago do Cacém é o evento em destaque, servindo de pretexto a Luís Sérgio e Luís Santos para, ao longo de quase catorze minutos, nos darem uma verdadeira lição sobre Cartografia e Traçado de Percursos. Vale a pena ver!



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: