quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A edição de 2012 do Meeting Internacional de Orientação de Veneza fica para a história como a mais atribulada dos últimos trinta e três anos que marcam um percurso organizativo absolutamente brilhante. Após os sucessivos adiamentos de meia em meia hora, devido à maré - “acqua alta”, assim se chama – que submergiu de forma severa a parte mais baixa da cidade dos Doges, a organização decidiu autorizar partidas livres, com o sistema de “punching start”. A verdade é que a prova ia a meio e muitos eram aqueles que ainda esperavam para se lançar à aventura quando a Proteção Civil decidiu suspender em definitivo a realização da prova. Foram muitos os corredores de Elite que, a pensar já nos Mundiais de 2014, se concentraram em Veneza e que, face ao sucedido, aproveitaram a descida das águas para encetarem posteriormente um percurso de treino. Acaba por ser irónico o facto de as condições encontradas da parte da tarde terem sido as melhores de sempre para quem ousou um “treininho”: poucos turistas, um tempo ideal e nada de confusões com outros concorrentes no mesmo percurso. Em boa verdade, a bonança que se segue à tempestade.


2. A Federação Portuguesa de Orientação lançou na sua página do Facebook uma rubrica "Para Recordar" e que pode ser vista em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.412003962199751.100289.129714183762065&type=3. Os mais curiosos poderão encontrar aqui “fotos com muitas histórias a contar...”, testemunhos únicos que marcam os primórdios da Orientação em Portugal. Paralelamente, também na página do Facebook do Orientovar se recordam as primeiras incursões fotográficas pelos meandros da Orientação, nomeadamente por essa inesquecível primeira edição do Norte Alentejano O' Meeting 2007, em Nisa. O Álbum chama-se “Memórias que o tempo não apaga” e, na “Espuma dos Dias”, pode ser visto em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.490745484293774.119090.152876918080634&type=3. Registos a não perder e nos quais nos (re)vemos enquanto apaixonados pela Orientação.


3. No próximo domingo, entre as 09h30 e as 12h30, o Parque da Cidade da Mealhada recebe uma Prova de Orientação com um propósito muito digno: celebrar o Dia Mundial da Diabetes. A iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada e do Centro Municipal de Marcha e Corrida da Mealhada, encontrou no Desportivo Atlético de Recardães o parceiro ideal para uma jornada onde a saúde e o desporto estarão particularmente em foco. Carlos Ferreira, Presidente da dinâmica coletividade bairradina, refere que “o cariz da atividade é informar e formar possíveis interessados na prática da Orientação, os quais terão à sua disposição vários percursos à escolha.” A inscrição nos percursos é gratuita, estando ainda assegurada a presença de técnicos nutricionistas para a realização de rastreios alimentares a todos os interessados. Para mais informações, contacte Filipa Gaioso Ribeiro através do 926608284.


4. A Movijovem/Cartão Jovem e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), acabam de lançar o Cartão Jovem Atleta. Nova modalidade do Cartão Jovem, o Cartão Jovem Atleta destina-se ao universo de jovens atletas, inscritos em Federações Desportivas, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos (inclusive).
Os titulares do Cartão terão acesso a todos os benefícios, descontos e reduções conferidos aos portadores do Cartão Jovem clássico, mais as vantagens que cada Federação Desportiva vier a conceder no âmbito da implementação do seu próprio Cartão Jovem Atleta!
Associando-se à iniciativa, a Federação Portuguesa de Orientação está a promover entre os seus jovens associados uma campanha tendente a conseguirmos ter um Cartão Jovem exclusivo da modalidade. O custo do Cartão fica-se pelos € 7,50, sendo no entanto necessárias um total de 250 propostas para se poder avançar com este cartão exclusivo. Assim, solicita-se que até 16 de Novembro os interessados manifestem a intenção de integrar este programa, devendo para tal contactar os serviços da Federação Portuguesa de Orientação atrvés do endereço geral@fpo.pt. Vamos trabalhar para conseguir 250 jovens para avançar com o cartão jovem exclusivo da modalidade?


5. Após a realização da última etapa do Circuito Nacional Urbano 2012 e carregados que estão no OriOasis todos os organizadores, o ranking CiNU’2012 encontra-se actualizado. Assim, a Federação Portuguesa de Orientação vem solicitar a indicação, até ao próximo dia 18 de Novembro, de eventuais reparos ou reclamações. O ranking definitivo será publicado no dia seguinte, ficando nessa altura definidos quem serão os atletas a participar na final a realizar pelo Clube de Orientação do Centro, no dia 01 de Dezembro, em Porto de Mós. Recorde-se que, de acordo com o Regulamento de Competições para 2012, a Final irá ser disputada em seis grupos etários diferentes: Jovens Femininos e Jovens Masculinos (apurando os melhores seis de D/H20, os melhores três de D/H18 e o melhor de D/H16), Seniores Femininos e Seniores Masculinos (apurando os nove melhores de Elite e o melhor de D/H21A) e Veteranos Femininos e Veteranos Masculinos (apurando os quatro melhores de D/H35, os três melhores de D/H40, os dois melhores de D/H45 e o melhor de D/H50.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: