segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CIRCUITO NACIONAL URBANO 2012: MANUEL HORTA E VERA ALVAREZ TRIUNFAM EM CASCAIS




No rescaldo de mais uma manhã extraordinariamente bem passada, Luís Santos presenteia-nos com o balanço da prova e oferece o extra dos dois mapas utilizados no evento e onde se percebe o valor dos locais e os interessantes desafios que colocam à Orientação urbana.


Cascais recebeu na manhã do dia 10 de Novembro a penúltima etapa da 1ª edição do Circuito Nacional Urbano. A prova suscitou escasso interesse, sendo mais participada apenas nos eventos urbanos de complemento aos grandes eventos de 2012. Ainda assim, estiveram em Cascais pouco mais de uma centena de participantes, embora os escalões mais participados fossem claramente os escalões abertos.

Numa manhã cinzenta, onde os aguaceiros se foram revezando com algumas abertas, o carácter competitivo do evento foi pouco interessante, uma vez que os principais escalões nacionais estavam vazios. Ainda assim, Manuel Horta marcou presença na Elite Masculina e Vera Alvarez na Elite Feminina. Nos escalões que se mostraram mais participados e competitivos, António Aires venceu com quase 6 minutos de vantagem sobre Hélder Ferreira em H40 e Debora Swinke bateu Catarina Daniel por apenas 2 segundos.


Desafios

A prova proporcionou a todos um “mergulho” na interessante malha urbana de Cascais que levou alguns participantes a um ponto colocado em plena Praia da Rainha, enquanto outros mostraram algumas dificuldades no ponto colocado na Marina de Cascais. Posteriormente entraram no Parque da Gandarinha, e foi aí, principalmente na zona ocidental do Parque, polvilhada por inúmeros elementos rochosos, que surgiram as maiores falhas de grande parte dos participantes.

O Circuito Nacional Urbano na sua primeira edição de 2012 irá encerrar a 1 de Dezembro na final que irá ser organizada pelo COC em Porto de Mós.

Vencedores

H10 – Tiago Santos (CPOC)
D12 – Mafalda Moreira (CPOC)
H14 – Isac Brito (CPOC)
D14 – Debora Swinke (CPOC)
H16 – Nuno Santos (CIMO/Ciclonatur)
D16 – Beatriz Moreira (CPOC)
H18 – Daniel Catarino (CLAC)
D18 – Carolina Delgado (GD4C)
HE – Manuel Horta (GafafnhOri)
DE - Vera Alvarez (CPOC)
H21A – Levi Pagaime (Ori-Estarreja)
D21A – Marisa Barroso (COC)
D35 – Cristina Santos (AFAP)
H40 – António Aires (Individual)
D40 – Isabel Barra (GafanhOri)
H45 – Vitor Delgado (GD4C)
D45 – Fernanda Moedas (CPOC)
H50 – Manuel Delgado (GD4C)
H55 – Armando Santos (COALA)
H60 – José Raposo (COALA)
Open Curto – Pedro L+Leonor L+ (Montepio Geral)
Open Longo – Lluis Galbany (Individual)



Informações completas em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Cascais05.

[Texto de Luís Santos]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: