segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO DE DESPORTO ESCOLAR ISF 2013: DIVULGADOS CRITÉRIOS DE APURAMENTO E SELEÇÃO




O Gabinete Coordenador do Desporto Escolar distribuiu pelas Escolas de todo o País, na passada sexta-feira, o documento que define o processo de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2013. Um documento ao qual o Orientovar teve acesso e que passamos a esmiuçar.


Portugal e o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar participam, uma vez mais, no Campeonato do Mundo ISF de Orientação cuja próxima edição terá a particularidade de se realizar no nosso país, em Vila Real de Santo António e Castro Marim, de 15 a 21 de Abril de 2013. Portugal conta apresentar uma delegação completa, constituída por quatro equipas de Escola e quatro equipas de Seleção, num total máximo de 40 atletas, 8 técnicos e 2 dirigentes. Recorde-se que, neste evento, os escalões em competição, em equipas de Escola e Seleções, são M1/W1 – Juvenis (nascidos em 1996/97) e M2/W2 – Iniciados (nascidos em 1998/99). Tanto as equipas de Escola como as de Seleção são constituídas por cinco elementos cada.

As equipas representantes de Portugal serão escolhidas através de um processo de apuramento constituído por duas provas do Calendário da Federação Portuguesa de Orientação. São elas o Troféu Ori-COA, nos dias 12 e 13 de janeiro (em local a designar) e, no primeiro fim de semana de fevereiro, o Norte Alentejano ‘O’ Meeting, no concelho de Nisa. São contabilizados, para cada equipa, apenas três dos quatro percursos que compõem o apuramento, sendo o resultado final do processo de apuramento dado pela soma das três melhores pontuações individuais em cada um dos três percursos a contabilizar para cada equipa.


Critérios

No caso das equipas de Seleção, os atletas são selecionados por escolha do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, mediante proposta do Coordenador Nacional de Modalidade, ouvidos os representantes das estruturas regionais do Desporto Escolar. Um dos principais critérios – senão o principal – para a escolha de determinado atleta tem a ver com a velocidade média (minutos/km) de realização de percursos nalgumas provas so Calendário da Federação Portuguesa de Orientação, nomeadamente o Campeonato Nacional Absoluto dos prócimos dias 24 e 25 de novembro, o já referido Norte Alentejano O' Meeting e, na semana seguinte, no concelho de Idanha-a-Nova, o emblemático Portugal O' Meeting. Os resultados alcançados nos Camnperonatos Nacionais de Desporto Escolar 2012, os resultados obtidos nas provas regionais do Desporto Escolar e outros dados relevantes disponíveis são igualmente critérios de referência para a seleção dos atletas. Periodicamente será divulgada uma listagem de atletas em observação, sendo esta listagem dinâmica até à convocatória final, ou seja, poderão registar-se novas entradas por iniciativa do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar ou proposta das Direções Regionais de Educação, ou saídas nos casos em que se entenda deixarem de estar reunidas condições para que um atleta venha a ser selecionado.

Por forma a agilizar todo o processo de informação e discussão, bem como para fomentar e cimentar o espírito de grupo, será criada uma disciplina específica no moodle da Escola Secundária de Palmela - http://moodle.espalmela.net/ -, administrada pelo Coordenador Nacional de Modalidade, na qual todos os alunos, professores e demais interessados são convidados a inscrever-se.


Calendário Global

03 dez 2012 - Divulgação específica da primeira prova de apuramento – Troféu Ori-COA;
21 dez 2012 - Data-limite para inscrição no Troféu Ori-COA;
12/13 jan 2013 - 1ª e 2ª etapas de apuramento para equipas de Escola;
14 jan 2013 - Divulgação da classificação do apuramento de Escolas após as duas primeiras etapas;
31 jan 2013 - Divulgação específica da segunda prova de apuramento - NAOM;
18 jan 2013 - Data-limite para inscrição no NAOM;
02/03 fev 2013 - 3ª e 4ª etapas de apuramento para equipas de Escola;
04 fev 2013 - Divulgação da classificação final do apuramento de Escolas;
12 fev 2013 - Conclusão do processo de seleção;
18 fev 2013 - Divulgação dos atletas selecionados.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


Sem comentários: