segunda-feira, 5 de novembro de 2012

8ª TROFÉU ORI-BTT DE GRÂNDOLA: VITÓRIAS DE CARLOS SIMÕES E SUSANA PONTES NO FECHO DA TEMPORADA




Vila Nova de Santo André recebeu a última etapa da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2012. Com as vitórias no ranking há muito decididas, Carlos Simões e Susana Pontes fecharam a temporada no lugar mais alto do pódio.


Foi a menos participada das provas da temporada 2012 de Orientação em BTT, aquele que decorreu este sábado em Melides, no concelho de Grândola. Organizado conjuntamente pelo Clube da Natureza de Alvito e pela Câmara Municipal de Grândola, o 8º Troféu Ori-BTT de Grândola foi constituído por uma etapa de Distância Longa e teve a disputá-lo 68 atletas, distribuídos por 15 escalões de competição e por um escalão aberto.

Carlos Simões (COALA) foi o grande vencedor no escalão Homens Elite, ao concluir a sua prova no tempo de 1:40:29. Nos lugares imediatos do pódio, com mais 24:18 e 26:26 (!) que o vencedor, classificaram-se respetivamente Guilherme Marques (COC) e Luís Barreiro (NADA). No escalão de Damas Elite, Susana Pontes (CPOC) foi a mais rápida, gastando 1:39:24 contra 1:44:39 de Rita Madaleno, a segunda classificada.


Davide Machado e Susana Pontes repetem vitórias no ranking

Nas contas finais do ranking da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2012, há muito que Davide Machado (.COM) garantira o primeiro posto e, com ele, a segunda vitória consecutiva no ranking. Décimo primeiro classificado do ranking mundial, Machado terminou com um total de 1112,2 pontos e catorze vitórias nas quinze provas em que participou, relegando João Ferreira (DA Recardães) para a segunda posição, com 1008,8 pontos e sem qualquer vitória em etapas da Taça de Portugal desta temporada. Na terceira posição, a 116,4 pontos do vencedor e com duas vitórias em etapas (a de sábado e no passado dia 13 de Outubro, em Idanha-a-Nova), classificou-se Carlos Simões (COALA). No setor feminino, Susana Pontes vai já no seu décimo triunfo consecutivo no ranking e continua a ser, aos 41 anos de idade, a grande referência da Orientação em BTT feminina da atualidade no nosso país. Susana Pontes terminou com 1104,8 pontos e doze triunfos nas dezanove etapas disputadas, contra 1069,1 pontos e seis vitórias de Rita Madaleno (ADFA). A terceira posição coube a Tânia Covas Costa (.COM), com 1034,7 pontos e uma vitória em etapas, precisamente aquela que abriu a temporada, em Soure, no distante dia 28 de Janeiro.

Quanto aos restantes escalões, Duarte Sousa (BTT Loulé / BPI), Ana Margarida Rocha (CIMO/Ciclonatur) e Armando Santos (COALA) juntaram às vitórias na derradeira etapa o triunfo no ranking nos escalões de H16, D16 e H55, respetivamente. Triunfos igualmente de Miguel Pires (.COM) em H20, José João Henriques (Amigos da Montanha) em H21A, Sandra Rodrigues (ADFA) em D21A, Fernando Miranda (CPOC) em H21B, Rita Pratas (AFAP) em D21B, Fernando Henrique (GDU Azoia) em H35, Noémia Magalhães (Amigos da Montanha) em D35, Mário Marinheiro (CP Abrunheira) em H40, Inácio Serralheiro (CN Alvito) em H45, Luisa Mateus (COC) em D45 e Luís Sousa (Clube TAP) em H50. Finalmente, a vitória de João Tiago Santos (CMG) em H18 permitiu acabar com as dúvidas quanto ao vencedor deste escalão, depois dum renhido duelo com Paul Roothans (CN Alvito) ao longo de toda a temporada. Ou talvez não. Falta saber se Roothans não virá a ser creditado com pontos de organização nesta derradeira prova, chamando a si a vitória no ranking.


Resultados

Homens Elite
1º Carlos Simões (COALA) 1:40:29
2º Guilherme Marques (COC) 2:04:47
3º Luis Barreiro (NADA) 2:06:55
4º Fernando Henrique (GDU Azoia) 2:12:19
5º Daniel Marques (COC) 2:13:47

Damas Elite
1º Susana Pontes (CPOC) BTT Loulé/BPI)
2º Rita Madaleno (ADFA) 1:44:39

Vencedores outros escalões
H/D16 – Duarte Sousa (BTT Loulé/BPI) e Ana Margarida Rocha (CIMO/Ciclonatur)
H18 – João Tiago Santos (CMG)
H20 – João Freire (ADFA)
H21A – Eurico Gomes (BTT Loulé/BPI)
H21B – Jairo Gomes (NADA)
H/D35 – Luís Monteiro (COC) e Margarida Correia (BTT Loulé/BPI)
H40 – Oscar Marques (COC)
H45 – José Silva (ADFA)
H50 – Luís Limas (BTT Loulé/BPI)
H55 – Armando Santos (COALA)
Promoção2 – Balão (CPOC)



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: