terça-feira, 16 de outubro de 2012

VII CAMPEONATO IBÉRICO DE CORRIDAS DE AVENTURA: RAID VILLA DE OLIVENZA ACOLHE O EVENTO




Divulgada pela Federação Portuguesa de Orientação no passado dia 10, a notícia da anulação do Henares Raid colheu toda a gente de surpresa. A alternativa à quarta etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura 2012 passa agora pelo Raid Villa de Olivenza, que acolherá ainda o VII Campeonato Ibérico.


Informa-se que a prova onde iria decorrer o VII Campeonato Ibérico de Corridas de Aventura 2012 (20-21 Outubro, em Lozoyuela / Madrid) foi suspensa, pelo que a FEDO informa que o Campeonato Ibérico é transferido para a última prova espanhola de Corridas de Aventura, a realizar nos dias 03 e 04 de Novembro, na Extremadura espanhola e incluído na prova Raid Villa de Olivenza”. Foi desta forma que a Federação Portuguesa de Orientação deu conta do sucedido, em ofício enviado no passado dia 10 aos clubes, atletas em nome individual e órgãos estatutários.

André Ribeirete, da Direção Técnica Nacional de Corridas de Aventura, foi o primeiro a lamentar esta situação, fazendo questão de deixar “uma palavra amiga às equipas portuguesas que estavam inscritas na prova que foi cancelada, esperando que não desmoreçam e que se apresentem na sua melhor forma na nova prova.” Vistas bem as coisas, porém, a proximidade de Olivença em relação ao nosso País pode até ser um bom motivo para que, equipas que tinham descartado já uma ida a Lozoyuela, nos arredores de Madrid, possam repensar a sua estratégia, alinhando nesta prova alternativa. Afinal, há males que podem até vir por bem!


Programa das festas

Dirigida às categorias de Elite, Aventura e ainda a essa espécie de “Um Desafio em...” que toma o nome de LEXRA (Liga Extremeña de Raids de Aventura), o I Raid Villa de Olivenza representa, para o Alcor Extremadura, um enorme desafio organizativo. Trata-se duma entrada triunfal no panorama das Corridas de Aventura ao mais alto nível na vizinha Espanha, juntando duma só vez a Liga Espanhola, a Taça de Portugal, o Campeonato Ibérico e ainda a decisão do Campeonato da Extremadura de Corridas de Aventura.

O evento dedicará o dia 02 de Novembro (sexta-feira) para a verificação do equipamento obrigatório nas categorias Aventura e Elite, bem como para o habitual Briefing, que terá lugar pelas 22h30 na Casa da Cultura de Olivença. O início da competição está marcado para as 11h00 de sábado, tendo os participantes à sua espera oito secções que incluem Orientação Pedestre, Orientação em BTT (o prato forte), Patins em Linha, Canoagem e Trekking. No derradeiro dia, a partir das 10h00, Orientação Pedestre (Score Memória), Orientação em BTT e Trekking constituem a ementa duma prova que promete enormes desafios e a maior das emoções.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: