domingo, 7 de outubro de 2012

PROJETO GIRO 2012: ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO E ORIENTAÇÃO ADAPTADA À SOLTA POR LISBOA




O próximo dia 12 de Outubro promete transformar-se em mais uma bela jornada dedicada ao Desporto Adaptado. Em Lisboa, sob os auspícios do programa GIRO 2012, Clube Português de Orientação e Corrida e Clube Montepio Geral unem esforços e levam a cabo programas de Orientação Adaptada e de Orientação de Precisão dirigidos a uma população muito especial.


Depois de, em 2011, a Orientação Adaptada e a Orientação de Precisão terem estado em foco nas iniciativas levadas a cabo no Porto no âmbito do Projeto GIRO, é agora a vez de Lisboa receber idêntica atividade. Na próxima sexta-feira, dia 12 de Outubro, o Clube Português de Orientação e Corrida, juntamente com o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, irá organizar uma actividade de Orientação de Precisão/Adaptada aberta a toda a população de Lisboa e no âmbito do GIRO 2012. O GIRO consiste num projecto de voluntariado empresarial, desenvolvido pelo GRACE, visando a requalificação de espaços e melhoria das condições de vida de centenas de pessoas com algum tipo de dificuldades.

Embora tratando-se de duas disciplinas distintas, tanto a Orientação de Precisão como a Orientação Adaptada têm um objectivo comum e que se associa ao objectivo prosseguido pelo GRACE: promover a prática de um desporto entre as pessoas com algum tipo de dificuldade/deficiência. No caso da Orientação de Precisão, a deficiência motora; no que diz respeito à Orientação Adaptada, a deficiência intelectual, estando esta também vocacionada para as crianças em idade pré-escolar. A actividade decorrerá na Quinta das Conchas (Lumiar), entre as 09h00 e as 17h00 e pretende promover e conciliar a interacção social, a actividade física e a Orientação especial, disfrutando de um dos mais belos espaços verdes da cidade de Lisboa. Informações e inscrições através do e-mail actividades@cpoc.pt ou telemóvel 919993737.


Com a Cercilisboa no Parque da Belavista

Também o Clube Montepio Geral, através do Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio, leva a efeito nesse dia um percurso de Orientação Adaptada no Parque da Bela Vista, entre as 10h00 e as 12h00. A entidade beneficiária, neste caso, é a Cercilisboa - http://www.cercilisboa.org.pt/ -, estando prevista a presença de 100 utentes daquela instituição, enquadrados por 15 voluntários cedidos pelo Montepio através do seu programa de voluntariado empresarial. Esta acção conta com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa, Junta Freguesia de Marvila e Federação Portuguesa de Orientação e pretende constituir-se numa grande festa, com a presença de figuras mediáticas e que tem em João Baião um dos principais convidados.

Valerá a pena acrescentar que esta atividade constitui apenas um dos três objetivos da intervenção do projeto GIRO 2012 junto da Cercilisboa, sendo os outros dois a reabilitação do muro do Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, através da pintura da sua parede exterior e ainda a preparação do jardim para a posterior colocação de rega automática. Em perspetiva, pois, um dia fantástico!


GIRO 2012: Um projeto mais vasto

A maior ação de voluntariado empresarial em Portugal está de volta neste mês de Outubro para a sua sétima edição. No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012, o GIRO vai privilegiar as questões ambientais enquanto ponte entre gerações, além da já habitual requalificação de espaços pertencentes a instituições de solidariedade social, defesa dos animais e inclusão desportiva. De 12 a 26 de outubro, em cada uma das sextas-feiras, Lisboa, Cascais, Porto, Gaia, Santa Maria da Feira, Amarante, Braga, Faro, Coimbra e Ponta Delgada são as 10 localidades que recebem a intervenção e o empenho de voluntários das empresas associadas que, ao aceitarem o desafio do GRACE, trocam o seu local de trabalho por um dia de voluntariado em prol da comunidade envolvente.

Nas seis edições anteriores, o GIRO reuniu mais de 3100 voluntários, cujo trabalho no terreno permitiu beneficiar mais de 50 instituições e 13 mil pessoas em todo o país. Em 14 de Outubro de 2011, no âmbito da sexta edição, o Desporto Adaptado esteve em foco nas iniciativas levadas a cabo na cidade do Porto, com o Parque da Cidade a acolher a primeira etapa do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” e a estrear, a nível mundial, um percurso de Orientação Adaptada. Essa grande festa tomou então o nome, como muitos se recordarão, de “Orientação é GIRO”.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: