sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PELO BURACO DA FECHADURA: CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2012




Viajamos hoje até Idanha-a-Nova, ao encontro da Orientação em BTT. Ali se joga, em jornadas distintas, a atribuição dos últimos títulos nacionais da temporada. Venha connosco espreitar o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2012, pelo buraco da fechadura.


Dois dias, duas provas e mais de uma centena de atletas à conquista dos últimos pódios nacionais de Orientação em BTT da temporada. Tal é o programa das festas oferecido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas e que promete animar o concelho de Idanha-a-Nova nos próximos dias 13 e 14 de Outubro. Depois do IV Ori BTT Rota da Bairrada, disputado em Junho de 2011, o Campeonato Nacional Absoluto conhece assim a sua segunda edição, prometendo desafios de enorme intensidade, elevada emotividade e competição ao rubro.

Aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões de promoção, de forma individual ou em grupo, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2012 integra o calendário da Taça de Portugal e é organizado pela ADFA, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Federação Portuguesa de Orientação. A competição é inteiramente consagrada aos Nacionais Absolutos, com provas de qualificação no sábado e finais no domingo, que permitirão apurar os atletas e os clubes Campeões Nacionais Absolutos.


Informações Gerais

O Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT 2012 arranca no sábado com uma prova de Distância Média. Com percursos semelhantes e distâncias que variam entre os 10,6 km para os escalões femininos e os 12,7 km para os escalões masculinos, em jogo estarão as séries qualificatórias que apurarão os atletas para o decisivo embate. No último dia de provas serão então disputadas as finais sobre uma prova de Distância Longa. A final feminina terá uma distância de 17,2 km, enquanto a final masculina ascenderá aos 25,3 km.

Davide Machado (.COM) e Susana Pontes (CPOC) defendem aqui os títulos alcançados na Mealhada, no ano transato. O Regulamento continua a prever que serão apurados os sessenta atletas femininos e os sessenta atletas masculinos melhor classificados na prova do primeiro dia, “desde que o seu tempo corresponda pelo menos a 60 pontos em relação ao tempo do melhor atleta”. Perante estes dados é muito provável que ambas as finais venham a ser disputadas por um número de atletas inferior ao previsto e que esse número possa ser bastante reduzido na final feminina, à semelhança do que aconteceu em 2011, onde se cifrou nas 12 atletas.

Programa

13 de Outubro - Prova de Qualificação
10h00 - Abertura do secretariado (zona de partidas e chegadas)

14h00 - Início das partidas dos diversos escalões de competição 

14h30 - Partidas dos escalões de Promoção

14 de Outubro - Prova Final
08h00 - Abertura do secretariado (zona de partidas e chegadas)
09h00 - Início das partidas dos diversos escalões de competição 

09h30 - Partidas dos escalões de Promoção
13h00 – Cerimónia de encerramento e entrega de prémios

Todas as informações em http://cnaobtt.webnode.pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: