terça-feira, 9 de outubro de 2012

OS VERDES ANOS: GONÇALO DIAS




Olá!

Sou o Gonçalo Dias e tenho 16 anos. Vivo no Porto e frequento o 11º ano na Escola Secundária Garcia de Orta, na área de Ciências e Tecnologias. Pretendo seguir Engenharia Mecânica.

Antes de conhecer a Orientação, não praticava nenhum desporto porque naquela altura era “malandro” demais para entrar numa aventura dessas. Ao contrário de mim, o meu pai já corria há vários anos e estava sempre a tentar-me pegar o “vício” de correr. Bem tentei mas nunca consegui gostar de correr.

Conheci a Orientação há cerca de dois anos. Tudo começou quando o meu pai decidiu fazer uma formação de Orientação com a coordenação de Fernando Costa. Tanto para mim como para o meu pai era uma experiência nova. Foi aí que aprendi os princípios básicos do que agora é o meu desporto!

Comecei a fazer as minhas primeiras provas no POM 2011, organizado pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos. Lembro-me perfeitamente da primeira prova. Foi no escalão PROM 2. Fi-la com o meu pai e demorámos cerca de 3 horas e 40 minutos a terminá-la! Melhor do que isso foi termos demorado 1 hora e 14 minutos de um ponto para o outro! Sim, foi um início cómico mas não fiz dele um obstáculo.

Tive sorte em começar numa prova internacional o que permitiu ver o fair-play e o companheirismo da Orientação! Estava mesmo decidido em continuar.

Decidi começar a fazer provas sozinho. A minha primeira foi no Troféu de Orientação do Porto, no ano de 2011. Fiquei admirado comigo mesmo quando olhei para os resultados e vi o meu nome em quarto lugar! Desde então não parei!

Passado este tempo todo, decidi federar-me pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. Estou atualmente no escalão H16 e para o ano passo para H18. Conheci pessoas fantásticas que posso chamar de amigos. Sinto que agora estou dentro do companheirismo que este desporto tem!

Tenho pena que a Orientação não seja um desporto muito conhecido em Portugal. Felizmente, tenho notado alguma diferença na mentalidade das pessoas. Só não digam é que a Orientação é Peddy-Paper e Caça ao Tesouro, porque não é!

Para finalizar quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e ajudam nesta viagem. Quero também agradecer ao Joaquim Margarido por me ter convidado para participar nesta rubrica.

Gonçalo Dias
Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos
Fed 5628

Sem comentários: