sábado, 13 de outubro de 2012

ORIENTAÇÃO ADAPTADA EM LISBOA FOI (MESMO) GIRO!




Tal como se adivinhava, o dia de ontem constituiu uma das mais belas jornadas de Atividade de Orientação Adaptada levadas até hoje no nosso País. Em Lisboa, sob os auspícios do programa GIRO 2012, o Clube Montepio Geral ofereceu uma manhã diferente aos utentes da Cercilisboa. Uma manhã fantástica!


Depois de, em 2011, a Orientação Adaptada e a Orientação de Precisão terem estado em foco nas iniciativas levadas a cabo no Porto no âmbito do Projeto GIRO, foi agora a vez de Lisboa receber idêntica atividade. Na manhã de ontem, o Clube Montepio Geral, através do Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio, levou a efeito um percurso de Orientação Adaptada no Parque da Bela Vista. A Cercilisboa foi a entidade beneficiária duma iniciativa que, segundo Pedro Dias, da organização, reuniu “95 participantes ativos”, num total de quase 200 pessoas. “Quase 200 pessoas, brindando-nos com sorrisos”, sublinha.

Na sua página no Facebook - http://www.facebook.com/pedro.dias.79230 -, Pedro Dias escreveu: “Hoje senti-me feliz...como há muito tempo não o sentia, numa ano bastante azedo em termos de quase tudo, profissional e familiar. Mas hoje... vivi numa bolha. Nesta bolha entraram quase 200 pessoas. No centro uma instituição feita de pessoas, para pessoas...com uma particularidade, são deficientes mentais, mas enormes, emissores transcendentes de energia, alegria, amor...pureza. Na Cercilisboa encontramos isto em cada um, seja colaborador, director, estagiário, utente. Uma figura central que irradia energia inversamente ao seu tamanho, pequenito, mas gigante na forma como preside (a presidente amiga, mãe de todos eles), a D. Julieta. Foi o culminar de três anos de pedidos, propostas, avanços, adiamentos...mas que de repente o GRACE, através do GIRO, permitiu convergir, o 3 em 1. (...) Obrigado GRACE, que fantásticos voluntários... afinal no país há tanta gente jovem e não jovem com enorme coração e com um sentimento altruista fabuloso.”


Uma iniciativa mais vasta

Entre as várias reações à iniciativa, vale a pena referir o comentário de Isabel Pelicano no qual se pode ler o seguinte: “Estou feliz no meu cansaço! É bom saber que este meu esforço permitiu também dar felicidade a toda esta gente muito especial... tão bom passear num jardim de braço dado com dois "meninos" que só diziam:"estou tão feliz, vamos dançar, gosto tanto de ti, és minha amiga, gosto muito de estar aqui,...". E eu também gostei muito! O que se aprende nestes dias...OBRIGADO!” Também Rui Rodrigues deixou a seguinte mensagem no Facebook: “Assim mesmo é que é! Um dia diferente para pessoas que não ficaram indiferentes. Um hino à participação/contribuição coletiva para alguém que precisa de dar/receber.”

Valerá a pena acrescentar que esta atividade constituiu apenas um dos três objetivos da intervenção do projeto GIRO 2012 junto da Cercilisboa, tendo sido os restantes a reabilitação do muro do Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa, através da pintura da sua parede exterior e ainda a preparação do jardim para a posterior colocação de rega automática. Não perca a peça televisiva da TVI, no Jornal da Uma de 12 de Outubro 2012 – Parte II, a partir do minuto 21'45'', em http://www.tvi.iol.pt/videos/13717232.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Pedro Dias disse...

O meu agradecimento publico ao Joaquim Margarido que me instruiu para conseguir fazer esta ação e que o considero como Pai desta disciplina que tem tido um acolhimento fantástico em todos os colaboradores que profissionalmente estão nesta área da deficiência mental. O feedback foi excelente e inclusive tivemos reportagem de imediato no jornal da tarde da TVI.
E ja há mais pedidos para novas açoes, portanto para o ano vamos ter mais novidades.