segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"O OUTRO LADO DA FLORESTA": ORIENTAÇÃO EM FOCO




A Orientação será uma das presenças em foco no Seminário “O Outro Lado da Floresta” a ter lugar na próxima sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão.


A Associação Pinus Verde em conjunto com o Forum Florestal vão levar a cabo o Seminário “O Outro Lado da Floresta”, no dia 12 de Outubro de 2012, pelas 09:30 no Auditório da Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão.

Este Seminário, que contará com a presença de várias Federações e entidades de área de intervenção com amplitude nacional, pretende ser um espaço de reflexão sobre formas alternativas de exploração sustentável dos espaços florestais e do papel dos proprietários florestais, organizações de produtores florestais, entidades locais e autárquicas, na organização e gestão destas actividades.


Assuntos para todos os gostos

O programa abrirá com um primeiro Painel subordinado ao tema “Desfrutar da Floresta”, que terá como oradores um representante da Associação Portuguesa de Coaching, Alice Gama, da Associação Transumância e natureza e Artur Machado, membro da organização do Festival Ecos da Terra. Antes do almoço terá lugar o segundo painel onde se propõe abordar a “Sobrevivência na Floresta”. Luís Quinta-Nova, do Clube ADFA, abordará o tema Orientação, ao lado dum representante da Associação Portuguesa de Bushcraft e Sobrivivência e de Tânia Costa, da Geocacher Zone.

A parte da tarde será dedicad ao tema “Desportos Radicais”. Nuno Silva, da Federação Portuguesa de Paintball, Claúdio Lopes, da Extremos Portugal (Arvorismo) e ainda um representante da Federação Portuguesa de Ciclismo, (BTT e Dwnhill) serão os responsáveis por este terceiro e último painel. Um lanche convívio marcará o encerramento das atividades, não se antes ter lugar um Briefing de Atividades do dia 13 de Outubro.


Um sábado carregado de adrenalina

No seguimento do Seminário de dia 12 de Outubro, estão planeadas a realização de actividades ludicas e desportivas a terem lugar no campo Aventura, em Bogas de Cima. Orientação, Paintball, Bushcraft, Geocaching, BTT e Arvorismo são as atividades propostas para este dia, estando previsto um almoço entre as 13h00 e as 14h00 cujo lucro reverte a favor da Associação de Apoio a Jovens e Idosos de Bogas de Cima. Os interessados poderão contar com um autocarro a fazer o percurso Fundão - Bogas de Cima, de utilização gratuita.

A participação é livre e gratuita, com inscrição obrigatória em: https://docs.google.com/spreadsheet/viewformformkey=dFpYUDZSVnpPY0tZRklvMHMzODFpd0E6MQ, ou através dos seguintes contactos: geral.forumflorestal@gmail.com, pinusverde@pinusverde.pt ou pelos telefones 271615040, 275647342 ou 934415990. Não perca esta excelente oportunidade de conhecer novas e diferentes formas de exploração sustentável de zonas florestais. Inscreva-se e apareça!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: