segunda-feira, 29 de outubro de 2012

II TROFÉU DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE "CIDADE DE SANTIAGO DO CACÉM": VITÓRIAS DE TIAGO AIRES E ANDREIA SILVA




Teve lugar este fim de semana, em Santiago do Cacém, o II Troféu de Orientação daquela bonita cidade alentejana. Bom tempo, uma moldura humana interessante e, no final, o regresso de Tiago Aires e Andreia Silva às vitórias em provas da Taça.


Pela segunda vez no seu historial, o Coala-Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano, levou a efeito um evento de Orientação Pedestre em Santiago do Cacém. O II Troféu de Orientação Pedestre “Cidade de Santiago do Cacém” contou com os apoios da autarquia local e da Federação Portuguesa de Orientação e foi disputado por um total de 309 atletas distribuídos pelos 32 escalões de competição e que devem juntar-se quase uma centena de participantes nos quatro escalões de promoção.

Disputada no Mapa de “Vale das Traves”, a prova de Distância Longa do primeiro dia viria a colocar interessantes desafios aos contendores, permitindo assistir a uma luta intensa no escalão de Elite Masculina, onde Tiago Aires (GafanhOri) levou a melhor sobre João Mega Figueiredo (CN Alvito) pela margem de 1:01. Tiago Romão (ADFA), terceiro classificado a 2:25 de Tiago Aires, mantinha-se na corrida pela vitória no Troféu. No setor feminino, a checa Stepanka Betkova (Ginásio) foi uma confortável vencedora, deixando a segunda classificada, Andreia Silva, a 5:21 de diferença.

O tira-teimas do segundo dia trouxe de novo os participantes ao Mapa de “Vale das Traves”, para uma prova de Distância Média, na qual Tiago Aires voltou a ser o mais rápido, conquistando com inteiro mérito este II Troféu de Orientação Pedestre “Cidade de Santiago do Cacém”. No setor feminino, Stepanka Betkova esteve em dia não, claudicando de forma surpreendente e permitindo a Andreia Silva uma saborosa vitória.


Um fim de semana a recordar e repetir!”

Diretor do Evento, Luciano Lucas assumiu para o Orientovar o comentário à forma como tudo decorreu, começando por dizer que “foi positivo e os nossos objectivos foram atingidos, mesmo com a fasquia elevada, passámos os minimos!” Para aquele responsável, “os visitantes e 'oriatletas', apresentaram-se prontos a participar no nosso evento debaixo deste ambiente soalheiro, com bastante entusiasmo, uns apenas a contemplar a modalidade e o belo sol de Outono que nos visitou, os outros objectivando os lugares cimeiros!” E concretiza: “Os dias foram excelentes para a prática da modalidade! Dias antes chovera a cantaros... e os terrenos apresentavam-se amaciados com as primeiras chuvas... Após os dois dias, os intervenientes expressaram, no final da Cerimonia de Entrega de Premios e de Lembranças, o seu reconhecimento! Foi um prazer senti-lo! E transmitir ao grupo que deu o seu melhor!”

Luciano Lucas prossegue: “Os traçados de Luis Santos, foram bastante exigentes. Sinergias práticas e efetivas são o sentimento que fica quando alguém aborda desta forma a modalidade, como ele o faz. Só podemos obter resultados positivos de satisfação no grupo e na família da Orientação e de elevação da modalidade quando temos pessoas efectivamente motivadas. O Luis deu um passo e nós aceitamos o desafio.” Referindo-se a outro elemento fundamental na dinâmica organizativa de qualquer prova: “A Supervisão do incansável Alexandre Reis. Parceiro de longa data, agora na prespectiva de Supervisor, apesar de tardio, chegou e de repente assumiu e vestiu a camisola, pois havia tempo a recuperar! A fasquia foi colada! Os colaboradores do COALA e seus associados tambem deram o que de melhor tinham para dar. Uns com algum conhecimento da modalidade outros nem por isso, mas não quiseram estar ausentes, uma contribuiçao positiva e quem sabe mais alguns para acrescentar a esta familia!” E conclui: “Diria que foi um fim de semana a recordar e repetir! Aos que para ela contribuiram em meu nome, e do COALA, um grande bem hajam!”


Resultados

Homens Elite
1º Tiago Aires (GafanhOri) 2000,00 pontos
2º Tiago Romão (ADFA) 1967,68 pontos
3º Joaquim Sousa (COC) 1854,89 pontos
4º Tiago Gingão Leal (GafanhOri) 1775,73 pontos
5º Gildo Silva (COC) 1676,26

Damas Elite
1º Andreia Silva (COC) 1942,17 pontos
2º Raquel Costa (GafanhOri) 1859,51 pontos
3º Rita Rodrigues (GafanhOri) 1854,18
4º Stepanka Betkova (Ginásio) 1738,87 pontos
5º Patrícia Casalinho (COC) 1594,62 pontos

Vencedores Outros Escalões
H/D10 – João Pedro (ADFA) e Catarina Pereira (ADFA)
H/D12 – André Daniel (Ginásio) e Mariana Amador (Ori-Estarreja)
H/D14 – Ricardo Esteves (ADFA) e Catarina Daniel (CPOC)
H/D16 – João Novo (.COM) e Inês Alves (GD4C)
H/D18 – Daniel Catarino (CLAC) e Carolina Delgado (GD4C)
H/D20 – Hélder Marcolino (GD4C) e Vera Alvarez (CPOC)
H/D21A – José Pereira (CP Armada) e Rita Madaleno (ADFA)
H/D21B – Levi Pagaime (Ori-Estarreja) e Ana Margarida Vaz (Ori-Estarreja)
H/D35 – Alberto Branco (CP Armada) e Susana Pontes (CPOC)
H/D40 – Mosca Rodrigues (CP Armada) e Anabela Vieito (COC)
H/D45 – Armando Sousa (ADFA) e Luisa Mateus (COC)
H/D50 – Mário Duarte (ADFA) e Isabel Monteiro (COC)
H/D55 – Álvaro Coelho (Ginásio) e Margarida Rocha (GD4C)
H/D60 – Manuel Dias (GafanhOri) e Sinnika Ovaskainen (HS – Algoz)
H65 – Armandino Cramez (Ori-Estarreja)
H70 – Jorma Ovaskainen (HS – Algoz)
Promoção 1 (Fácil Curto) – Ismael Rodrigues (TST)
Promoção 2 (Difícil Curto) – Dionísio Estróia (CP EPAL)
Promoção 3 (Fácil Longo) – Francisco Neto Silva (GD4C)
Promoção 4 (Difícil Longo) – Pedro Medley (CLAC)


[Foto extraída do Álbum de Isabel Barra no Facebook, em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2199193397581.61365.1779660036&type=3]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: