sábado, 27 de outubro de 2012

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ORIENTAÇÃO DIVULGA CALENDÁRIO DE PROVAS WRE PARA 2013




A Federação Internacional de Orientação divulgou o Calendário para 2013 das provas de Orientação Pedestre pontuáveis para o ranking mundial da modalidade. São os muito aguardados WRE, que terão o seu início no dia 06 de Janeiro, na Nova Zelândia, para encerrarem a 27 de Dezembro, na Bélgica.


Já se encontra disponível o Calendário completo das provas pontuáveis para o ranking mundial de Orientação Pedestre e referentes à próxima temporada. Ao todo, são 110 as provas que integram este particular calendário, com o destaque a ir por inteiro para as séries qualificatórias e as finais do Campeonato do Mundo WOC 2013, nas variantes de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas.

Importantes pela sua dimensão e significado, as provas pontuáveis para a Taça do Mundo voltam a merecer uma atenção muito especial, sobretudo num ano em que as hostilidades vão ter o seu início “do outro lado do mundo”, mais concretamente na Nova Zelândia. É aí que, de 06 a 15 de Janeiro, decorrem os Campeonatos de Orientação da Oceânia e, com eles, as três primeiras etapas da Taça do Mundo. Taça do Mundo que segue depois para a Escandinávia, para a habitual “digressão” do Nordic Orienteering Tour, com cinco etapas a decorrerem de 01 a 08 de Junho. Um mês mais tarde têm início os Campeonatos do Mundo, que concorrem com mais três etapas. Após um ano de interregno, a final da Taça do Mundo regressa à Suiça onde, nos dias 05 e 06 de Outubro, terá lugar o popular PostFinance.


Brasil recebe igualmente três provas

Analisando o Calendário em detalhe, é possível perceber que, depois da Nova Zelândia, o Sul da Europa transforma-se, ao longo de um mês e meio (de 26 de Janeiro a 09 de Março) na “meca” da Orientação mundial. Portugal, Espanha e Turquia receberão três provas cada, com o Portugal O' Meeting, a disputar em Idanha-a-Nova, chamando sobre si o grosso das atenções, devidamente secundado pelo Norte Alentejano O' Meeting 2013 (Nisa) e pelo XIV Meeting de Orientação do Centro (Osso da Baleia, Pombal). Ligeiramente mais cedo do que o costume, a Danish Spring, agendada para 16 de Março, traz a Orientação para paragens nórdicas. O resto do mês verá as provas WRE disseminar-se por países como a Bulgária, Croácia, Suécia, Grã-Bretanha, Hungria, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

A Orientação regressará ainda à Oceania, primeiro à Nova Zelândia, no primeiro dia de Junho e depois à Austrália, só em finais de Setembro. Quanto ao Japão, queda-se pelo “39th All Japan Orienteering Event” a visita duma prova WRE ao continente asiático em 2013. A África não terá nenhum evento maior no próximo ano, enquanto o continente americano contará com algumas provas bem interessantes, a começar pelas três etapas dos Jogos Mundiais, que terão lugar nos dias 02, 03 e 04 de Agosto, em Cali (Colômbia). Nos dias 11 e 12 de Outubro, será a vez do Canadá receber duas etapas WRE integradas nos Campeonatos Nacionais daquele país. O Brasil receberá igualmente três provas pontuáveis para o ranking mundial, mas neste caso em três momentos distintos: as primeira etapa e terceira etapas do Campeonato Brasileiro de Orientação (21 de Abril e 02 de Novembro, respetivamente) e ainda o Campeonato Sul-Americano de Orientação, em 17 de Novembro.


5 Dias da Bélgica” encerram calendário

Provas clássicas como o Jan Kjellstrom (Grã-Bretanha, 29 a 31 de Março), Norsk O-Festival (22 de Junho) ou O-Ringen (21 de Julho) integram igualmente este calendário, a par dos Nacionais de países tão distintos como a Dinamarca, Alemanha, França, Itália ou República Checa. Tudo terminará a 27 de Dezembro, com o tradicional Sylvester – 5 ou, se preferirem, os “5 Dias da Bélgica”. A lista completa de eventos pode ser consultada em http://iof.6prog.org/WR_Diary.aspx?yymm=1300&Det=8&how=F.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: