quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Simone Niggli quebrou o tabu no passado dia 23, para anunciar que a sua carreira de atleta de alta competição irá continuar “por mais um ou dois anos”. “Após muito deliberar e discutir, estou em condições de afirmar que a minha carreira de atleta profissional de Orientação vai continuar!”, pode ler-se na página da atleta, em http://www.simoneniggli.ch/home/page.aspx?archive_id=9747. Simone confessa que sente ainda uma enorme alegria em fazer aquilo que faz tão bem, retirando daí a necessária motivação. O apoio da família terá sido fundamental no tocante à tomada de posição da atleta – recorde-se que Simone Niggli é mãe de três crianças de tenra idade ainda -, o que a leva a afirmar que, “nos próximos um ou dois anos ainda vou querer ter uma palavra a dizer quanto às medalhas.” Confessando achar atrativa a possibilidade de marcar presença nos Mundiais da Finlândia do próximo ano, é aí que a atleta centra o seu principal objetivo, relegando para segundo plano uma eventual vitória na Taça do Mundo o que, a acontecer, seria a nona vez em doze anos. Prova disso mesmo é o abdicar da presença na Nova Zelândia, em Janeiro do próximo ano, onde a Taça do Mundo dará o pontapé de saída. Sendo assim, o Orientovar aposta no Portugal O' Meeting como o evento de eleição da atleta para o arranque da temporada!


2. Teve lugar em Seebestein, nos passados dias 08 a 10 de Outubro, um encontro militar internacional onde foi decidido atribuir à Áustria a organização da 47ª edição do Campeonato Mundial Militar de Orientação do CISM 2014. Depois de 1974, 1982 e 2002, a Áustria volta a organizar o evento onde são esperados atletas de cerca de 30 países. Os títulos mundiais militares de Distância Média, Distância Longa e Estafetas serão disputados nas cidades de Badersdorf e Kohfidisch, na bela região vinhateira de Eisenberg. O chefe militar norueguês, Tenente-Coronel Harald Østbye, mostrou-se impressionado com as condições encontradas e está otimista quanto a um evento desportivo de altíssima qualidade. “A combinação de terrenos de cultivo e de floresta é perfeita para um grande Campeonato Mundial Militar de Orientação”, referiu Østbye. As renovadas infraestruturas do Montecucoli-Kaserne acolherão 250 a 300 participantes, reunidos de 24 a 30 de Agosto de 2014 sob o lema “Friendship through Sport”. A notícia pode ser lida no seu contexto em http://www.oefol.at/.


3. No próximo sábado, pelas 09h30, realiza-se nos Jardins do Marquês em Oeiras mais uma actividade enquadrada no programa «Mexa-se Mais» da Câmara Municipal de Oeiras. Organizada pelo CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida, a iniciativa constará dum Percurso Curto (1,5 Km) e dum Percurso Longo (4 Km), desenvolvendo-se em dois mapas distintos: Um mapa ampliado à escala de 1:1.500, dentro dos jardins do Palácio do Marquês e um mapa à escala de 1:5.000, na malha urbana de Oeiras. De acordo com a organização, “não haverá prémios nem afixação de resultados, mas haverá técnicos do CPOC disponíveis para briefings de introdução à Orientação!” A participação na actividade é gratuita, mas a inscrição é necessária para garantir que não faltarão mapas. A participação a pares, em grupos ou individualmente é livre. Informações e inscrições em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Oeiras44.


4. O Orimarão – Clube de Orientação de Vila Real, vai organizar na Fraga da Almotolia o encontro anual de Orientação de São Martinho. À semelhança dos anos anteriores, e daquilo que é apanágio da própria modalidade, pretende-se que este encontro se traduza num momento de convívio entre todos, pelo que o clube propõem aos habituais praticantes “que convidem um familiar, um amigo a experimentar um percurso de Orientação.” Agendada para a manhã do próximo sábado, a iniciativa tem como propósito divulgar a modalidade e possibilitar a sua prática num contexto de formação / competição, enquadrando desde os iniciantes aos atletas federados mais experientes. De acordo com a organização, estarão disponíveis um Percurso de Iniciação (1,6 km), designado por “Pais e Filhos”, um Percurso Médio (1,8 km) e um Percurso Longo (2,4 km). Depois da prova, haverão jogos de Orientação para os mais novos... e para a criança que há em cada um de nós! O IV Encontro de Orientação de São Martinho vai desenrolar-se durante o período da manhã, entre as 10h00 e as 12h00 horas, devendo os interessados contactar a organização através do e-mail orimarao@gmail.com.


5. Originalmente Depósito de Remonta e Garanhões, o CMEFD - Centro Militar de Educação Física e Desporto está a festejar o seu 101º aniversário, contando entre as atividades festivas com uma prova de aventura para os seus militares, mas extensível a toda a comunidade militar e civil. O evento terá lugar no dia 10 de Novembro, com partida e chegada nas instalações do CMEFD, em Mafra. Esta é uma oportunidade para os amantes das Corridas de Aventura se prepararem para o Desafio Trevim, a prova que encerrará a presente temporada, podendo usufruir de excelentes desafios feitos de Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Rappel, Escalada, Rede de Abordagem, Cordas, Slide e Lançamento de Granadas (!). As inscrições, com um custo de 10 euros, podem ser feitas até ao dia 05 de Novembro, para o e-mail fpo-corridas-aventura@googlegroups.com.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: