quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Chama-se Global News e afirma-se como “um orgão de informação nacional, generalista, pluralista e que tem como base os princípios da liberdade, independência e tem como objetivo fundamental fazer com que todos os leitores tenham direito à informação.” Informação desportiva, acrescente-se, já que este é um projeto de e para o desporto. Com sede em Guimarães e tendo o jornalista Alexandre Bernardo como Coordenador-Geral do projeto, o Global News conta na redação com uma equipa de dez elementos, entre os quais Vítor Dias, administrador do prestigiado webzine “Correr Por Prazer” e um entusiasta da Orientação. Assim sendo, não será novidade para ninguém que visite o espaço em http://desporto.globalnews.pt/, que entre os vários separadores - dedicados, entre outros, ao Futebol, ao Basquetebol ou ao Hóquei em Patins -, um haja que é voltado exclusivamente para a Orientação. Vale a pena passar por aqui. Apelativo, dinâmico e sempre atual, o Global News representa mais um importante veículo de divulgação do nosso desporto, que deve ser reconhecido e acarinhado como tal. Daí que hoje, excecionalmente, eu volte a “abrir a gaveta” para atribuir ao Global News o Louvor da Semana!


2. Dando seguimento aos objetivos traçados para a formação de técnicos de Orientação e conforme divulgado no Plano de Atividades da Federação Portuguesa de Orientação para 2012, vai realizar-se uma Ação de Formação de SPORTident – Sistema Eletrónico de Controlo de Provas. A atividade decorrerá nos dias 03 e 04 de Novembro de 2012, na região de Melides e Vila Nova de Santo André, no decorrer das provas da Taça de Portugal de Orientação em BTT e Orientação Pedestre, a organizar pelo Clube da Natureza de Alvito e usando estes eventos como formação prática. Duas semanas mais tarde, em 17 e 18 de Novembro, será a vez do Centro de Estágios da Marinha Grande receber mais um Curso de Traçador de Percursos de Orientação Pedestre – Nível I. Finalmente, com o objetivo de homogeneizar as características técnicas e as metodologias de traçado de percursos das provas da Taça de Portugal 2013 de Orientação Pedestre, irá realizar-se também na Marinha Grande, no dia 02 de Dezembro de 2012, uma Ação de Reciclagem de Traçadores de Percursos de Orientação Pedestre. Mais informações em www.fpo.pt.


3. Na próxima sexta feira, dia 26 de Outubro, o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, com o apoio do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, organizam uma actividade de Orientação Adaptada em S.Brás de Alportel no âmbito do GIRO 2012. O GIRO consiste num projecto de voluntariado empresarial, desenvolvido pelo GRACE, visando a requalificação de espaços e melhoria das condições de vida de centenas de pessoas com algum tipo de dificuldades. Vocacionada para pessoas com Deficiência Intelectual ou crianças em idade pré-escolar, a Orientação Adaptada apresenta em si mesma um conjunto de pressupostos que se podem associar ao objectivo prosseguido pelo GRACE: promover a prática de um desporto entre as pessoas com algum tipo de dificuldade/deficiência. A actividade decorrerá em S. Brás de Alportel, entre as 10h00 e as 12h30 e pretende promover e conciliar a interacção social, a actividade física e a Orientação especial.


4. Nas belíssimas paragens de Delaware Water Gap, cerca de 100 quilómetros a Oeste de Nova Iorque, tiveram lugar no passado fim de semana os Campeonatos Norte-Americanos de Orientação Pedestre NAOC 2012. Disputado nas distâncias clássicas de Sprint, Média, Longa e ainda nas Estafetas, o evento integrou também a Taça Björn Kjellström, competição bienal que vai na sua 17ª edição e que se destina às seleções séniores e, futuramente, também aos escalões juniores. As provas femininas foram dominadas pelas norte-americanas Alison Crocker and Samantha Saeger, primeira e segunda classificadas nas Distâncias Média e Longa; estas posições inverteram-se na prova de Sprint, com Saeger a chegar à vitória. No setor masculino, o título de Distância Média ficou na posse do norte-americano Eric Bone, enquanto o seu compatriota Ross Smith chamou a si os títulos de Distância Longa e de Sprint. Canadá em masculinos e Estados Unidos em femininos levaram de vencida a Estafeta, enquanto a Taça Björn Kjellström ficou na posse do selecionado norte-americano. Tomaram parte no evento 700 atletas de 20 países, nomeadamente do Brasil, tendo a organização, a cargo do Delaware Valley OA, recebido os maiores elogios. Mapas e quadro completo de resultados podem ser consultados em http://www.naoc2012.org/results/index.php.


5. Também no passado fim de semana teve lugar a terceira edição dos Campeonatos da Ásia de Orientação Pedestre, levados a cabo na cidade chinesa de Wuxi, nas margens do rio Yangtze. As provas, nas vertentes de Sprint e de Distância Média, foram dominadas pelos orientistas chineses Shuangyan Hao e Qiaoping Li. No setor feminino, Shuangian Hao obteve uma vitória concludente, deixando a sua compatriota Mingyue Zhu a mais de cinco minutos de diferença. Também na prova de Sprint, os 1:26 de vantagem não deixam margem para dúvidas, daquela que é a melhor orientista chinesa da atualidade e que recentemente, nos Mundiais de Lausanne, alcançou uma espetacular 13ª posçião na final de Sprint. No setor masculino, Qiaoping Li não teve dificuldade em desembaraçar-se de Yefeng Lu na prova de Sprint, vencedno por uma margem de 1:12. Já na prova de Distância Média a luta entre ambos foi bastante mais cerrada, com Li a vencer pela escassa margem de 20 segundos.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: