quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. A Federação Portuguesa de Orientação comunica que, nos dias 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, terá lugar no Centro de Estágios da Marinha Grande, um Curso de Treinadores de Orientação - Grau I. A presente formação de treinadores é a primeira que é ministrada após a recente conclusão de todas as fases relativas ao processo do Programa Nacional de Formação de Treinadores que o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. vem realizando em conjunto com as Federações há cerca de ano e meio. Para esta formação existirão 16 vagas, as quais serão ocupadas por ordem de inscrição. A carga horária é de 80 horas, naquilo que constitui um dos primeiros reflexos da reformulação da carreira de treinadores. A informação completa, bem como a Ficha de Inscrição podem ser consultadas AQUI.


2. Depois do sucesso da primeira edição, o Ori-Cotas está de regresso. Pelas mão do dinâmico Carlos Garcia, renova-se um tempo de convívio e partilha que tem por base o desfiar dos anos duma família orientista de mãos dadas em prol dos ideais que estreitam laços em torno do “desporto da floresta”. A confraternização está marcada para o dia 01 de Novembro, no Parque de Monsanto (Lisboa) e constará, a título de aperitivo, de três percursos: “Curto (tipo OPT), Médio (assim-assim em dificuldades) e Longo (difícil... daqueles à Garcia)”. O ponto alto será o grande almoço-convívio, o qual, segundo Carlos Garcia, “terá de 'morfos' aquilo que todos nós contribuirmos (uns levarão febras, outros presunto, outros camarão, outros arroz, outros sopa, etc, etc, etc).” Precavendo a hipótese de todos se terem lembrado do mesmo e “para que não haja só arroz para comer”, os participantes devem dar conhecimento de “dois ou três tipos de alimentos que pretendem levar”. Ao Carlos Garcia caberá a incumbência de “fritar” tudo numa folha de Excel e indicar a cada um aquilo que pode trazer “para não haver repetições, ok?”. Por último, é de frisar que a inscrição nesta prova é gratuita. Sim, gratuita! (“Eh pá, o MF só aumenta os impostos naquilo que ele manda e aqui... quem manda somos nós! Só precisam mesmo de aparecer e trazer “as migalhas” para o almoço”, Carlos Garcia dixit. Mais informações através do endereço de e-mail cmpgarcia@gmail.com ou na página do evento no Facebook, em http://www.facebook.com/events/228118763982369/.


3. Com quatro vitórias nos seis escalões de competição, o Clube de Canoagem de Amora foi o grande vencedor da quarta edição do Ori-Kayak. Levado a cabo na tarde do passado sábado na Baía Natural de Amora / Seixal e zonas ribeirinhas adjacentes, o evento reuniu um total de 54 atletas, catorze dos quais competindo a título individual e os restantes em representação de quatro clubes. Em K1 Séniores / veteranos, Nuno Henriques e Anabela Martins, ambos do CC Amora, foram vencedores tranquilos, o primeiro com uma vantagem superior a 20 minutos sobre o experiente António Neves (CA Barreiro), a segunda por falta de adversárias. Entre os mais jovens (K1 H/D17), Bernardo Santos (CC Amora) impôs-se de forma categórica ao seu colega de equipa Werdman Filho, enquanto Inês Torres (Escuteiros) esteve imparável, batendo Bárbara Teixeira pela margem de 36:09 (!). Finalmente, em K2 Curto, o par Alexandre A. + Guilherme G. (CC Amora) não teve dificuldades em chegar à vitória, o mesmo sucedendo com Alain S. e Loïc C. (Individual), em K2 Longo. Os resultados completos podem ser consultados em http://clientes.netvisao.pt/ccamora/tempos_finall.pdf.


4. Faltam 286 dias para a abertura dos IX Jogos Mundiais que terão lugar em Cali, na Colômbia, de 25 de Julho a 04 de Agosto do próximo ano. São aguardados mais de 5000 atletas e acompanhantes, em luta pelas medalhas em 27 modalidades oficiais e quatro modalidades de demonstração. A Orientação é uma das modalidades oficiais do programa dos Jogos, colocando em competição um máximo de oitenta atletas. Os oitenta “passaportes” acabam de ser atribuídos às várias Federações nacionais, de acordo com os critérios de qualificação aprovados para o efeito em 2011. Serão vinte as nações com representantes em Cali, com destaque para a Suiça (6 atletas), Finlândia, Letónia e Noruega (5 atletas cada). Brasil, China, Colômbia, Nova Zelândia e Estados Unidos, com quatro atletas cada, são os grandes “outsiders” da competição, a par da África do Sul (2 atletas). De fora ficam a Espanha (20º lugar no ranking das nações participantes nos Mundiais de 2012) e Portugal (32º classificado no mesmo ranking). Acompanhe os Jogos em http://worldgames2013.com.co/.


5. Se ainda não programou as suas férias para 2013 mas deseja ardentemente fazer algo exótico relacionado com a Orientação, o clube Ilulissat Orienteering Greenland tem a solução ideal para o seu problema. Chama-se Arctic Midnight Orienteering e, de 26 a 29 de Junho, oferece-lhe uma “caça aos prismas” sob o sol da meia-noite, em terrenos inscritos pela UNESCO na lista do Património Mundial Natural da Humanidade. Ficou “com a pulga atrás da orelha”? Saiba tudo em www.iog.gl e... boas férias!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: