quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. Pelo seu impacto e significado - e pela novidade, neste nosso pequeno mundo -, o acontecimento da semana orientista em Portugal - e não só! - tem a ver com o aparecimento do “Joaquim Sousa Fan Club”, a claque de apoio do atleta do Clube de Orientação do Centro, Joaquim Sousa. A pouco mais de uma semana de ser homenageado no Monte do Facho pelos Amigos da Montanha, sob a original forma dum Troféu que toma o seu nome, Joaquim Sousa recebe desta forma o reconhecimento de todos aqueles que se revêem na sua maneira de ver o mundo que o rodeia e que partilham com ele uma mesma forma de estar, na Orientação como na vida. Com pouco mais de 24 horas de vida, a página criada no Facebook - http://www.facebook.com/JoaquimSousaFanclub – tem já muito perto de cem fans e nela se vai dando a ver o dia a dia dum “atleta que corre como se toda a floresta fosse um tapete verde, onde penedias, muros e matos são simples adereços.” A seguir com atenção!

2. Acaba de ser apresentado o primeiro Boletim referente aos Campeonatos do Mundo de Veteranos de Orientação Pedestre WMOC 2013, que terão lugar de 2 a 10 de Agosto, em Turim (Itália). Seguindo o modelo habitual - com a disputa dos títulos de Sprint e de Distância Longa de acordo com os resultados de provas qualificatórias prévias -, o WMOC 2013 é organizado pela Federação Italiana de Orientação e terá como Supervisor o britânico David May, precisamente o mesmo Supervisor do WMOC 2008 de boa memória, disputado em Portugal. As primeiras informações encontram-se disponíveis na página do evento, em http://www.wmoc2013.it/.

3. Pelo quarto ano consecutivo, o Clube de Canoagem de Amora leva a efeito mais uma edição do seu popular Ori-Kayak. Integrado na XXIX Seixalíada, a prova decorre n Estuário do Tejo (Baía Natural de Amora / Seixal e zonas adjacentes), na tarde do próximo dia 13 de Outubro, a partir das 14h00. A proposta da organização consiste num percurso de Orientação misto, com uma parte predominante em kayak/canoa, com pontos de controlo colocados sobre a superfície da água, acessíveis a partir da embarcação e designados no mapa pelo sufixo”W” e outra, muito curta, pedestre, com pontos de controlo colocados em terra e designados pelo sufixo “D”. Os atletas serão livres de escolherem as opções de percurso que entenderem entre os vários pontos de controlo e para o efeito só poderão recorrer a um mapa, que recebem no momento da partida, e a uma bússola (não fornecida), sendo proibido a utilização de qualquer meio electrónico auxiliar de navegação. A prova distribui-se por três percursos – Curto (4,6 km, 6 CP's), Médio (6,8 km, 9 CP's) e Longo (10,2 km, 16 CP's) –, sendo os atletas distribuídos pelos escalões K1 (kayak de 1 lugar), D/H17, Sen/Vet Masculinos e Sen/Vet Femininos, e K2 (kayak de 2 lugares), Curto e Longo, em ambos os casos sem restrição de idade ou género. Inscrições e demais informações em www.ccamora.com.

4. No próximo dia 14, domingo, a Associação de Montanhismo do Fundão leva a cabo um percurso de Orientação Pedestre designado “Ori Gardunha 2012”. A concentração está marcada para a Sede da Gardunhaviva, naquela cidade da Cova da Beira, estando o início da prova previsto para as 08h45. A Organização recomenda aos participantes que tragam bússola, calçado cómodo e já habituado ao pé, preferencialmente botas de marcha, peúgas macias, sem costuras, roupa adequada ao estado do tempo, máquina fotográfica para mais tarde recordar... e uma mochila cheia de boa disposição. A inscrição, no valor de € 7,00, inclui almoço, reforço, abastecimento, seguro desportivo e fornecimento de mapas. Serão formados grupos até ao máximo de 6 pessoas. As inscrições e respectivo pagamento devem ser efectuadas até 12 de Outubro de 2012. Mais informações em www.gardunhaviva.com.

5. Sérgio Duarte (.COM) foi o grande vencedor do Escalão Difícil da mais recente etapa do V Torneio .Com Mapa. Com a assinatura organizativa do Clube de Orientação do Minho, a prova desenrolou-se no mapa de Santa Isabel (Terras do Bouro) e contou com a participação de 60 atletas. Sérgio Duarte gastou 39:14 para completar os 3,2 km do percurso (15 pontos de controlo), impondo-se aos seus colegas de equipa João Carvalho, Emanuel Gomes e Joaquim Bernardino, pelas diferenças de 1:41, 2:47 e 5:01, respetivamente. João Guimarães, também do .COM, triunfou no esaclão Médio, enquanto o escalão Fácil teve como vencedora Vânia Abreu (AE Maximinos / EDOM). Resultados completos em https://docs.google.com/file/d/0B4UzONUO5sCfWGVhcGNjOWZabUE/edit.

6. Já se encontra publicado o número 5 da “Inside Orienteering”, a newsletter on-line da Federação Internacional de Orientação . Nesta edição de Outubro, o destaque vai para o finlandês Mikko Salonen, o novo homem-forte da Comissão de Orientação Pedestre da IOF. Destaque igualmente para um trabalho sobre Lars Lindstrøm e as ambições da seleção dinamarquesa com vista ao futuro próximo, bem como para uma abordagem à Orientação na Irlanda. A não perder igualmente uma peça sobre a Orientação em BTT e ainda essa excelente entrevista feita por Clive Allen ao Presidente da IOF cessante, Åke Jacobson. Tudo para ler, em http://www.orienteering.org/edocker/inside-orienteering/2012-5/InsideOrient5_12_printb.pdf.


7. Caso tenha perdido, ainda vai perfeitamente a tempo. Acaba de ser publicada pela Localvisão, no habitual espaço vídeo, a reportagem do passado dia 5 de Outubro em torno da prova de divulgação da Orientação levada a cabo pela Secção de Orientação do Sport Benfica e Castelo Branco. Tudo para ver em http://videos.sapo.pt/1qfzKikAOTQbmyauvK4o, ou clicando na imagem acima.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: