terça-feira, 23 de outubro de 2012

DIVULGADOS CALENDÁRIOS DOS QUADROS COMPETITIVOS NACIONAIS 2014



Após terem sido dados a conhecer os clubes organizadores e os locais onde irão decorrer as provas WRE da temporada 2014, a Federação Portuguesa de Orientação acaba de divulgar, em Ofício de 21 de Outubro de 2012, o Calendário dos vários Quadros Competitivos Nacionais. 


Embora ainda incompleto, acaba de ser divulgado o Calendário dos Quadros Competitivos Nacionais de 2014. Dos clubes organizadores e dos locais onde irão decorrer as provas WRE já tinhamos dado conta neste espaço, aquando da referência às atas das duas últimas reuniões da Direção da Federação Portuguesa de Orientação. Ficamos agora a saber que a temporada de Orientação Pedestre se irá distribuir por 17 provas, que se estenderão de 04 de Janeiro a 16 de Novembro. Serão, no total, 31 etapas, cinco das quais correspondentes a provas da Taça de Portugal – Nível 2. 

Ori-Estarreja, CPOC e a dupla COAC/GafanhOri organizarão os eventos pontuáveis para o ranking mundial da modalidade, com particular destaque para o CPOC que, em Gouveia, leva a efeito a 19ª edição do Portugal O' Meeting. Pela segunda vez no seu historial, o CPOC abraça a organização do mediático evento. deepois de ter organizado em Mora, no ano de 2009, a sua 14ª edição. Quanto aos Campeonatos Nacionais, ao COA foi atribuida a organização dos Nacionais de Distância Média e de Estafetas, cabendo ao COV – Natura a organização do Campeonato Nacional de Distância Longa + Sprint. A temporada encerra com a disputa do Campeonato Nacional Absoluto, numa organização do COC. A etapa portuguesa do Campeonato Ibérico terá a assinatura organizativa da ADFA.


Restante quadro competitivo 

Também no que respeita às provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2014, o quadro competitivo está praticamente fechado, restando atribuir a organização do Campeonato Nacional Absoluto que encerrará a temporada. O calendário distribui-se por oito provas, todas elas de Nível 1, com destaque para os Campeonatos Nacionais, que contarão com a organização da dupla COALA / CN Alvito, e para a etapa portuguesa do Campeonato Ibérico, prova que o DA Recardães levará a cabo na região da Bairrada. Tanto no caso da Orientação Pedestre como no da Orientação em BTT, as datas devem ser consideradas provisórias até à conclusão das negociações com a FEDO.

Quanto às restantes disciplinas, a Taça de Portugal de Corridas de Aventura prevê a realização de seis provas, estando definidas apenas o Troféu COA e o Campeonato Ibérico, que terá lugar em Espanha. A Taça de Portugal de Orientação de Precisão tem agendada apenas uma etapa – a primeira, por sinal -, a disputar em Gouveia, como parte do “caderno de encargos” da organização do Portugal O' Meeting. Finalmente, no tocante aos Circuitos Nacionais Urbano e de Estafetas, estão atribuídas cinco provas, nomeadamente as etapas finais, a cargo do COV – Natura e do GD4C, respetivamente, mas são muitas as vagas por preencher. A Federação Portuguesa de Orientação faz saber que se encontram em aberto uma série de datas, nomeadamente a de 10 de Maio, Dia Nacional da Orientação. Até 31 de Dezembro aceitam-se candidaturas para as organizações em aberto. 

O ofício pode ser consultado na íntegra em http://www.fpo.pt/www/images/fpo/comunicados/gerais/2012/qcn%B4s%202014.pdf 


Saudações orientistas. 

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: