quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CORRIDAS DE AVENTURA: OS "COMOS" E OS "PORQUÊS"




por André Ribeirete

A Corrida de Aventura ou Raid de Aventura é uma disciplina desportiva sob a alçada da Federação Portuguesa de Orientação (www.fpo.pt) desde 2007.

Esta competição caracteriza-se pela longa duração de prova e percursos, testando deste modo a capacidade física e de navegação dos atletas e proporcionando-lhes igualmente um íntimo contacto com a natureza e o meio envolvente - uma verdadeira Aventura.

Os atletas participam nas Corridas de Aventura sempre em equipa, em completa autonomia, procurando controlar o máximo de pontos de controlo (CPs - Check-Points) no menor tempo possível, utilizando exclusivamente os meios de locomoção permitidos pela organização, sem qualquer tipo de ajuda externa.

A Corrida de Aventura encontra-se sectorizada por etapas, alternando deste modo o meio de progressão: Pedestre, BTT, Canoagem, Natação, Patins,... Nas etapas pode ainda haver actividades de transposição de obstáculos com o auxílio de cordas, por exemplo: Slide, Rappel, Tirolesa,…
O conhecimento dos percursos e da localização dos CPs de cada etapa às equipas é disponibilizado através da entrega dos mapas aos atletas na hora de partida para cada etapa. Os mapas são habitualmente Cartas Militares (1:25.000), podendo ainda ser usados mapas de orientação, fotografias aéreas, ou outro tipo de informação geográfica definida por cada organização das provas.

As informações técnicas de cada etapa de uma Corrida de Aventura são disponibilizadas pela Organização da prova através da divulgação do Raidbook nos dias antecedentes da data da prova.

Existem três escalões de participação nas Corridas de Aventura: Elite, Aventura e Promoção. O escalão Elite, o mais exigente em termos físicos para as equipas, é participado por equipas formadas por quatro atletas. O escalão Aventura diferencia-se do escalão Elite por participarem equipas formadas por apenas três atletas. O escalão Promoção é um escalão extra-competição, menos exigente fisicamente que os anteriores, e que tem como objectivo promover as Corridas de Aventura, proporcionando a participação a novos atletas ou a atletas em inferiores condições físicas. Neste escalão participam equipas de dois a cinco atletas.

O resultado da participação das equipas nos escalões de competição (Elite e Aventura) é posteriormente contabilizado no Ranking a contar para a Taça de Portugal das Corridas de Aventura, definindo no final da época os vencedores da Taça de Portugal pela sua regularidade ao longo do ano. Todas as épocas são ainda atribuídos os títulos de Campeão Nacional e Campeão Ibérico das Corridas de Aventura às equipas vencedoras das provas a contar para esse efeito.

Época 2012

No passado mês de Março, realizou-se a primeira prova a contar para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura – Raid de Aventura “Por Terras D’Armada”. A prova foi organizada pelo Clube de Praças da Armada, que proporcionou aos atletas cerca de 130 km de aventura nos concelhos de Almada e Seixal, com etapas de orientação pedestre, orientação em BTT e transposição de obstáculos com recurso a técnicas de cordas. A competição entre as equipas foi intensa até ao final com a equipa Escola Naval a vencer o escalão Elite com apenas 54 segundos de diferença para a segunda classificada, a equipa Clube Millennium BCP 2. A equipa Team GDU Azóia Esmot revelou-se como a melhor equipa mista em prova, vencendo o escalão Elite Mista. No escalão Aventura, a equipa vencedora foi a Ultra-Leves do CPOC seguida da equipa Destilaria Levira.

A segunda prova a contar para o Ranking da Taça de Portugal de Corridas de Aventura foi simultaneamente o Campeonato Nacional de Corridas de Aventura de 2012. A prova realizou-se no espectacular concelho de Vila Velha de Ródão, com a organização da responsabilidade da ADFA (Associação dos Deficientes das Forças Armadas). Os atletas foram brindados com mais de 150 km de prova em etapas pedestres, BTT, canoagem e actividades diversas, com a Orientação como base e em íntimo contacto com a natureza. A equipa Clube Millennium BCP 2 vence o escalão Elite e sagra-se Campeã Nacional de Corridas de Aventura de 2012, relegando para a segunda posição a equipa Clube de Praças da Armada com uma diferença de apenas 1 CP. A equipa Clube de Praças da Armada, vence no entanto o escalão Elite Mista. No escalão Aventura a equipa vencedora foi a Bosch Termotecnologia –Aveiro e a equipa Destilaria Levira volta a ficar em segundo lugar.

Em finais de Junho realizou-se no concelho de Viseu a terceira prova a contar para a Taça de Portugal de Corridas de Aventura e simultaneamente para o Campeonato de Espanha. Foram muitas as equipas espanholas que viajaram até terras lusitanas, proporcionando um agradável convívio com os atletas nacionais. A prova foi um duro teste para um estreante clube organizativo – COV Natura, que através de cerca de 130 km distribuídos por sete etapas, levou os atletas a magníficos locais e percursos de extrema beleza. No escalão Elite a equipa portuguesa Globaz 1 superou todas as dificuldades e venceu, deixando em segundo lugar a equipa que venceu o escalão Elite Mista, a equipa espanhola Columbia – Vidaraid. No escalão Aventura as equipas portuguesas preencheram o pódio, com a GrandEvasão a vencer seguida da equipa Bosch Termotecnologia –Aveiro.

Após a realização das três primeiras provas, faltando apenas duas provas para terminar a época, o Ranking da Taça de Portugal de Corridas de Aventura continua sem vencedor anunciado em qualquer dos escalões. No escalão Elite, o Clube de Praças da Armada (290,0 pts.) encontra-se no primeiro lugar, seguido de muito perto pela equipa Globaz 1 (289,1 pts.) e do Clube Millennium BCP 2 (283,1 pts.). No escalão Elite Mista, a equipa Team GDU Azóia Esmot (206,1 pts.) segue em primeiro lugar, seguida de perto do Clube Millennium BCP 2 (200,0 pts.). A equipa GrandEvasão (262,4 pts.) posiciona-se em primeiro no escalão Aventura, com as equipas Millennium BCP Porto (243,3 pts.) e Bosch Termotecnologia –Aveiro (196,9 pts.) nas segundas e terceiras posições, respectivamente.

Nos dias 20 e 21 de Outubro, irá realizar-se a quarta prova a contar para o Ranking da Taça de Portugal de Corridas de Aventura e em simultâneo o Campeonato Ibérico, em Lozoyuela (Madrid), com a organização da responsabilidade da Meridiano Raid. A última prova da época, será nos dias 17 e 18 de Novembro na Serra da Lousã com a organização da ADA Desnível.

No site http://corridasdeaventura.fpo.pt/ é possível consultar toda a informação sobre as Corridas de Aventura, as provas realizadas, as próximas provas e já está disponível o calendário da época 2013.


[Foto extraída do Álbum "Raid Aventura Por Terras d'Armada", em https://picasaweb.google.com/113973166017197977927/RaidAventuraPorTerrasDArmada]

Sem comentários: