domingo, 28 de outubro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE 2012: PRIMEIRAS INFORMAÇÕES




Dentro de quatro semanas, disputa-se em Abrantes a décima edição do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre, que colocará um ponto final na presente temporada. Problemas informáticos, de acordo com a organização, têm impedido os interessados em aceder às várias informações de caráter geral e técnico relacionadas com o evento. O Orientovar associa-se ao esforço de divulgação, publicando um conjunto de informações retiradas dos vários documentos até agora produzidos.


Têm lugar nos dias 24 e 25 de Novembro, no concelho de Abrantes, os Campeonatos Nacionais Absolutos de Orientação Pedestre 2012. Organizado pelo CAO – Clube de Orientação e Aventura, com Direção de Prova de Jorge Elias, Supervisão de Alexandre Reis e Traçado de Percursos de César Conceição, o evento compreenderá no primeiro dia as provas qualificatórias, às quais se seguirão, no derradeiro dia, as finais.

À final A terão acesso os 60 atletas femininos e os 60 atletas masculinos com a nacionalidade
portuguesa, praticantes de competição, filiados na FPO ou em federações congéneres estrangeiras,
melhor classificados na prova do primeiro dia, desde que o seu tempo corresponda pelo menos a 60 pontos em relação ao tempo do melhor atleta (Pontuação = tempo do atleta / tempo do melhor x 100). Não têm acesso à final A atletas dos escalões de formação e H/D 14. Citando o Regulamento de competições, “apenas existirá uma final para femininos e uma final para masculinos. Os atletas que não forem apurados para a final correrão nos seus escalões de inscrição. O vencedor do Campeonato Nacional Absoluto será encontrado pelos resultados da Final A e serão distinguidos os 5 primeiros atletas femininos e os 5 primeiros atletas masculinos.”

As provas de Apuramento disputam-se sobre percursos de Distância Média em terrenos localizados em São Facundo. As finais estão marcadas para Casais Revelhos, com uma prova de Distância Longa. Ambos os mapas são novos, acabadinhos de produzir, e têm a assinatura de José Oliveira. No desenho do mapa de São Facundo, colaboraram ainda Cláudio Silva e Jorge Elias. A organização faz saber que as provas decorrerão em “terreno com relevo médio e com diversos pormenores de relevo. O terreno é na sua maioria arborizado e alterna zonas limpas de rápida progressão com áreas de vegetação rasteira densa e de progressão lenta / muito lenta”.

Resta acrescentar que as inscrições poderão ser feitas, como habitualmente, via OASIS ou através do e-mail actividadescoa@gmail.com. Fique atento à página do Clube de Orientação e Aventura - http://www.coa.com.pt/ - onde a qualquer momento poderá ser disponibilizada toda a informação.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: