sábado, 13 de outubro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2012: CARLOS SIMÕES E SUSANA PONTES, OS MAIS FORTES NAS QUALIFICATÓRIAS




Com a disputa das séries qualificatórias, arrancou hoje em Idanha-a-Nova a segunda edição do Campeonato Nacional Absoluto de Orientação em BTT. Carlos Simões e Susana Pontes foram os mais rápidos, numa prova marcada pelo reduzido número de atletas presentes.


Dois dias, duas provas e pouco mais de uma centena de atletas à conquista dos últimos pódios nacionais de Orientação em BTT da temporada. Tal é o programa das festas oferecido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Federação Portuguesa de Orientação, e que anima ao longo do fim de semana o concelho de Idanha-a-Nova.

Inteiramente consagrado ao Campeonato Nacional Absoluto 2012, o evento arrancou com uma prova de Distância Média. Com percursos semelhantes e distâncias que variaram entre os 10,6 km para os escalões femininos e os 12,7 km para os escalões masculinos, em jogo estiveram as séries qualificatórias visando apurar os atletas para o decisivo embate.


Prémio do azar” para Rui Costa

Na categoria masculina, Carlos Simões (COALA) e Davide Machado (.COM) reeditaram o intenso duelo de 2011, desta feita favorável ao atleta alentejano. Simões gastou 37:57 para completar o seu percurso, deixando Machado a 11 segundos de diferença. O tempo gasto pelo vencedor colocou alguma pressão sobre os restantes atletas, obrigados a fazer menos de 1:03:15 para garantir o apuramento para a grande final de amanhã. Tal desiderato acabou por ser alcançado apenas por 48 atletas, com Michael Memeteau (CPOC) a ser o último a conseguir o tão almejado passaporte para a final, graças aos 1:03:02 e que lhe valeram a 5ª posição no escalão H40. O “prémio do azar” vai para o jovem do BTT Loulé / BPI, Rui Costa, que falhou o apuramento por escassos três segundos. 

Quando o relógio marcar as 09h01 de amanhã, Michael Memeteau será o primeiro a partir para uma prova de Distância Longa com a extensão de 25,3 km. O último a sair para a floresta será Carlos Simões, pelas 10h35.


Oito atletas disputam Final feminina

No setor feminino, a participação resumiu-se a quatro atletas do escalão Damas Elite e a oito atletas dos escalões de Veteranos. Susana Pontes (CPOC), com o tempo de 40:34, foi a mais rápida, relegando para as posições imediatas Rita Madaleno (ADFA) e Tânia Covas Costa (.COM), com mais 4:58 e 12:12, respetivamente. O tempo de Susana Pontes fez com que ficassem apuradas para a final todas as concorrentes com registos abaixo das 1:07:35, o que acabou por deixar de fora quatro atletas.

Com o tempo de 1:07:15, a veterana Luísa Mateus (COC) foi a última atleta a inscrever o seu nome na final de amanhã, ao passo que Elisabete Dinis (Ginásio) merece igualmente o “prémio do azar”, falhando a final por 4 segundos apenas. Luisa Mateus será, pois, a primeira atleta a partir, pelas 10h00, enquanto Susana Pontes partirá 14 minutos depois, fechando o grupo para uma distância de 17,2 km.

Resultados das séries qualificatórias e demias informação em http://cnaobtt.webnode.pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: