sexta-feira, 7 de setembro de 2012

XX CAMPEONATO IBÉRICO / I TROFÉU QUIAIOS HOTEL: FIGUEIRA DA FOZ E MONTEMOR-O-VELHO, PALCOS DE TODAS AS EMOÇÕES




É o evento mais aguardado neste regresso da temporada de Orientação Pedestre. A pouco mais de quinze dias do XX Campeonato Ibérico 2012 / I Troféu Quiaios Hotel, deitamos um olhar sobre o conjunto de provas que irão atribuir os títulos ibéricos de Orientação Pedestre 2012 e que ajudarão, seguramente, a aclarar aqueles que terão mais possibilidades de chegar à vitória nos vários rankings nacionais, tanto em Portugal como no país vizinho.


Sobretudo após o Portugal O' Meeting de 2010 e na sequência dos imensos elogios tecidos a um espaço florestal de inegável qualidade e beleza e a um conjunto de mapas com tanto de apurado como de desafiante, Quiaios e Montemor-o-Velho foram os locais escolhidos pela Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense para a realização, nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, da segunda fase do XX Campeonato Ibérico 2012 / I Troféu Quiaios Hotel. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2012 e para a Liga Nacional Espanhola 2012, a prova estará aberta à participação de todos os atletas nacionais e estrangeiros que pretendam deslocar-se a esta extraordinária região do nosso país.

Com direção de prova de Rui Mora, mapas de competição de Rui Antunes, percursos de António Neto e supervisão de Rui Morais (FPO) e Óscar Freire (FEDO), o evento englobará a realização de três provas para os dois dias de competição: Distância Longa a decorrer na Praia de Quiaios, Distância Média na Lagoa da Vela Sul – Bom Sucesso e uma etapa de Sprint na zona histórica da vila de Montemor-o-Velho. As inscrições nos escalões de competição poderão ser feitas on-line e têm como limite o dia 23 de Setembro, sendo que após 17 de Setembro sofrem um agravamento no seu custo.


Programa

Dia 0 - 28 de Setembro
09h00 – Abertura do Secretariado;
10h00 – Início do Model Event (Mapa de Quiaios Este): Evento modelo que servirá para que os atletas possam tomar contacto com o tipo de cartografia e terreno de competição;
16h00 – Fim do Model Event.

Dia 1 - 29 de Setembro
08h00 – Abertura do Secretariado;
10h00 – Início da prova de Distância Média;
10h00 – Início da prova de Distância Média para os escalões de Promoção;
11h30 – Fim das Partidas da prova de Distância Média para os escalões de Promoção;
17h00 – Início da prova de Sprint para os escalões de Promoção;
18h00 – Fim das Partidas da prova de Sprint para os escalões de Promoção.

Dia 2 - 30 de Setembro
08h30 – Abertura do Secretariado;
09h30 – Início da prova de Distância Longa;
10h30 – Início da prova de Distância Longa para os escalões de Promoção;
11h30 – Fim das Partidas da prova de Distância Longa para os escalões de Promoção;
14h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios.


Ibérico ao rubro

É importante salientar que apenas as etapas de Distância Média e de Distância Longa pontuam para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2012, embora para a definição dos vencedores do I Troféu Quiaios Hotel façam parte as três etapas do programa. Em termos de Campeonato Ibérico, o resultado final é definido pela soma de tempos obtidos nos seis percursos das duas provas realizadas em Espanha e Portugal. A competição rege-se pelo regulamento de competições FPO, e pelo protocolo de acordo entre a FPO e a FEDO, celebrado a 8 de Abril de 2011 e que pode ser consultado AQUI.

Valerá a pena recordar que, na primeira etapa do Campeonato Ibérico 2012, disputada nos dias 24 e 25 de Março passados em Adamuz (Córdoba), o desempenho dos atletas portugueses foi bastante meritório. Em termos individuais, o resultado do confronto ibérico vai dando empate, com dez atletas portugueses a seguirem na frente dos vinte escalões de competição. No escalão de Homens Elite, Tiago Aires lidera, ante uma verdadeira “armada” espanhola onde pontificam Antonio Martinez Perez, Luis Enrique Nogueira de la Muela, Andreu Blanes Reig e Daniel Portal Gordillo. Beatriz Moreira, Carolina Delgado, Vera Alvarez e João Bernardino comandam a classificação do Campeonato Ibérico nos escalões de D16, D18, D20 e H16, respectivamente. Quanto aos Veteranos, são três os atletas que fazem sobressair as cores do COC na vanguarda dos escalões respectivos: Anabela Vieito (D40), Joaquim Sousa (H40) e Albano João (H50). A estes juntam-se Armando Santos Sousa (ADFA) e Manuel Dias (GafanhOri), em H45 e H60, respectivamente. Já em termos coletivos a vantagem pertence à Espanha em ambos os sectores, registando-se um enorme equilibrio no sector masculino, com 408 pontos contra 397 dos portugueses, embora em femininos as coisas estejam francamente abaixo das expectativas, com Portugal quase a uma centena de pontos da Espanha (414 pontos contra 319).


Organização de qualidade

A prova, como referimos, é organizada pela Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação. Ginásio Clube Figueirense que se afirma no panorama da Orientação nacional como uma das suas mais valorosas e dinâmicas coletividades. Do Troféu Natura, que deu o pontapé de saída da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2008/2009, aos Nacionais de Sprint e de Distância Longa do ano transato, passando pelas organizações de Orientação em BTT ou pelo já citado Portugal O' Meeting 2010 de excelente memória (aqui, numa parceria com o Clube de Orientação do Centro), é todo um punhado de eventos com um cunho de qualidade inquestionável que se abrem ante o nosso olhar, que em muito engrandecem o clube e prestigiam a Orientação nacional.

Resta reforçar que, com este evento, os concelhos da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho irão novamente acolher uma prova de excelente qualidade desportiva, sendo esta uma óptima oportunidade para usufruir da natureza e da região, conjugando o lazer com a competição. Entretanto, vale a pena frisar que, de 26 e 30 de Setembro de 2012, os familiares, amigos e atletas do XX Campeonato Ibérico podem pernoitar e usufruir de todas as condições do Hotel Quiaios a preços reduzidos especialmente a pensar na Orientação. Mas atenção: As reservas apenas são válidas com valores promocionais se forem feitas através do e-mail: info@iberico.ginasiorientacao.com. Para mais informações visite a página do Quiaios Hotel, em http://www.quiaioshotel.pt/.

Todas as informações sobre o XX Campeonato Ibérico 2012 / I Troféu Quiaios Hotel em http://www.iberico.ginasiorientacao.com/ ou na página do Facebook, em http://www.facebook.com/events/343319219082708/. Não falte!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: