terça-feira, 4 de setembro de 2012

UMA AVENTURA NA BIORIA 2012: GLOBAZ 3, OS GRANDES VENCEDORES




Para uns, trata-se de levar a competição a sério. Outros vêem nele uma boa oportunidade de treino a pensar em vôos mais altos. Mas todos, todos mesmo, reconhecem neste “Uma Aventura Em...” um conjunto de momentos privilegiado de prática desportiva e convívio, tendo por pano de fundo as Corridas de Aventura. Assim foi uma vez mais na manhã do passado domingo, com “Uma Aventura na Bioria 2012”.


Terceira prova da Taça “Uma Aventura Em...”, “Uma Aventura na BioRia 2012” teve lugar na manhã do passado domingo, percorrendo alguns dos mais belos trilhos do concelho de Estarreja. A prova contou com organização do Clube Ori-Estarreja e nela marcaram presença 42 formações, a título individual ou em grupo, num total de 70 participantes. A pé ou de bicileta, alguns dos mais belos trilhos do Baixo Vouga Lagunar foram percorridos em contra-relógiom e com muita adrenalina à mistura, ao encontro da melhor classificação possível.

A manhã extremamente quente mostrava-se sobretudo convidativa para um calmo e retemperador mergulho na praia ou na piscina, mas o bichinho falou mais alto. À espera dos aventureiros estava uma dose “single” de Orientação Pedestre ou de Orientação em BTT e, para os mais afoitos, a conjugação de ambas as disciplinas. Um percurso de Orientação Pedestre na distância de 14,0 km abriu as hostilidades, levando os participantes ao encontro das belezas naturais da zona ribeirinha do concelho, permitindo-lhes desfrutar dos trilhos ao longo dos esteiros e margens do Rio Antuã, nas Marinhas de Arroz e no percurso BioRia em Salreu e em Canelas, considerados em 2007 como uma das 20 Maravilhas de Portugal. A preencher a segunda metade da manhã esteve a prova de Orientação em BTT, com uma distância máxima de 40 km e realizada em caminhos com bons pisos, embora por vezes com algum declive.


Rapidez e eficácia

Com grande tradição nas competições de Corridas de Aventura, a equipa da Globaz 3 (João Gaspar e Nuno Seabra) não deixou os seus créditos por mãos alheias e levou de vencida este “Uma Aventura na BioRia”. A turma de Azeméis terminou com um total de 29 CP's controlados, tantos quantos cinco dos seus adversários mais diretos. Valeu aos homens da Globaz, contudo, a sua maior destreza e velocidade em cumprir ambos os percursos, pelo que as 2h39 foram suficientes para garantir a vitória. ARFAR (Mário Fernandes e Valdemar Oliveira), EcoRia (Nélson Monteiro e Luís Monteiro) e Papa Léguas (Eduardo Amorim e Ivan Silva) concluiram por esta ordem nas posições imediatas, com mais 15, 16 e 18 minutos, respetivamente, que os vencedores.

Aos escalões de Promoção estava reservada uma etapa de Orientação Pedestre ou de Orientação em BTT. Era pegar e andar. E se os Caracóis do Deserto foram os que mais e melhor andaram ao longo de 10,1 km, já quando se tratou de pedalar um total de 40 km ninguém o fez melhor que o NAH (Carlos Sousa), vencedores nos respetivos escalões por margens bastante significativas. Resta agora esperar pela quarta e última etapa da edição 2012 deste “Uma Aventura Em...”, a qual está já agendada para o dia 02 de Dezembro, em Pedorido. Entretanto, aproveite para saborear alguns momentos bem passados e veja a reportagem da Localvisão clicando na imagem abaixo.


Toda a informação disponível em http://umaaventuraem.com/.

[Foto gentilmente cedida por Nuno Leite. Poderá visualizar mais fotos do evento em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.439944109389882.117147.127709703946659&type=1]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: