segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SANTO TIRSO ConVIDA 2012: A FESTA DA ORIENTAÇÃO NA CIDADE DOS JESUÍTAS




Santo Tirso “ConVidou” e a festa fez-se na cidade dos Jesuítas. Com tempo excelente, a irreverente animação dos miúdos de Braga e da Apúlia e vencedores para todos os gostos.


O Circuito Nacional Urbano 2012 conheceu no passado sábado mais uma jornada. Promovido pelos Trampolins de Santo Tirso, com os apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia locais, o Santo Tirso ConVida 2012 dividiu-se em duas etapas e contou com a presença de pouco mais de cem atletas. Da parte da manhã, os participantes foram surpreendidos por percursos bastante exigentes do ponto de vista físico, cruzando o aglomerado urbano da vertente oeste do Ave. Mais técnica, a etapa da tarde desenrolou-se no centro de Santo Tirso, ao encontro dos seus muitos espaços verdes.

Foi nos escalões mais jovens que a competição esteve ao rubro, graças sobretudo às fortes presenças dos alunos da Escola Básica Integrada da Apúlia e da Escola Secundária Carlos Amarante (Braga), numa demonstração do excelente trabalho levado a cabo naqueles estabelecimentos de ensino. Nomes como os de Margarida Miranda, João Magalhães ou da “consagrada” Joana Fernandes, entre outros, são já presenças habituais nos pódios do Desporto Escolar e voltaram a estar em destaque neste caso. Maria Sá foi a vencedora do escalão Damas Elite, enquanto os pódios de Veteranos foram maioritariamente preenchidos pelos atletas do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. A turma da Senhora da Hora viria a ser a grande vencedora em termos coletivos, seguida da EDOM / ES Carlos Amarante e da EBI Apúlia.


Regionalizar é preciso!

No final, o incansável Professor Pinto André, a “alma” dos Trampolins, traçava o seu balanço da jornada: “Quisemos aproveitar esta organização numa vertente sobretudo pedagógica. O clube é feito de gente muito jovem e esta foi, para a generalidade dos nossos atletas, uma primeira experiência. Daí que o balanço que eu faço seja muito positivo, porque toda a gente se apercebeu do esquema de organização e de todo o trabalho que está por detrás deste tipo de provas.” Em termos competitivos, o Diretor do Evento realça a forma como “os trajetos foram desenhados, a gosto de toda a gente”, definindo-os como “puxadinhos, mas apelativos”.

Aspeto incontornável, é a questão do índice de participação que, na opinião do nosso interlocutor, “ficou um bocado abaixo das expetativas”. Nada, contudo, que o Professor Pinto André não estivesse já à espera: “Nesta altura as coisas não estão a correr bem no nosso País, as condições económicas acabam por limitar a participação das pessoas e, logicamente, as deslocações são caras, a permanência acarreta despesas e as pessoas têm de fazer contas.” A última questão vai ao encontro do figurino do recém-criado Circuito Nacional Urbano. Neste aspeto, Pinto André é de opinião que “deveria entrar num esquema regional, assim como as provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Nível 2”. E a justificação para esta ideia volta a estar ligada a razões de ordem económica. “Mas o Circuito tem pernas para andar, deve manter-se e é um excelente meio de divulgação da modalidade”, conclui.


Resultados

Vencedores por escalão
H/D10 – André Serra Campos (EDOM / ES Carlos Amarante) e Rita Castro (GD4C)
H/D12 – André Santil (EBI Apúlia) e Margarida Miranda (EBI Apúlia)
H/D14 – João Magalhães (EDOM / ES Carlos Amarante) e Maria Portela (EDOM / ES Carlos Amarante)
H/D16 – Bruno Loureiro (GD4C) e Joana Fernandes (EDOM / ES Carlos Amarante)
H/D18 – Joaquim Bernardino (.COM) e Mariana Ferreira (GD4C)
H20 – Rui Pinto (AD Cabroelo)
Damas Elite – Maria Sá (GD4C)
H21A – Nuno Marques (GD4C)
D21B – LR Gouveia (Amigos da Montanha)
H/D35 – João Casal (Ori-Estarreja) e Paula Serra Campos (.COM)
H/D40 – Sandro Castro (GD4C) e Ana Casal (Ori-Estarreja)
H/D45 – José Carlos Ramalho (.COM) e Cláudia Figueiredo (GD4C)
H/D50 – Manuel Delgado (GD4C) e Judite Delgado (GD4C)
Open Curto – Pedro Azevedo (EBI Apúlia)
Open Longo – César Silva (Individual)

Resultados completos e demais informação em http://www.trampolinssantotirso.com/.



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: