sábado, 22 de setembro de 2012

PARK WORLD TOUR 2012: MIGUEL SILVA TERMINA ETAPA NO 10º LUGAR




Com a participação de conceituados nomes da Orientação mundial, prossegue em território chinês o Park World Tour 2012. Numa dupla jornada onde exotismo e Orientação se passearam de mãos dadas, Miguel Reis e Silva esteve uns furos acima daquilo que havia demonstrado nas duas etapas iniciais, alcançando um 10º lugar na prova de Sprint e terminando na 14ª posição na prova de Distância Média.


Wansheng, pequena cidade nas proximidades de Chongqing, acolheu a terceira etapa do Park World Tour 2012 em terras do Oriente. Disputada na distância de Sprint, a prova integrou os Campeonatos Nacionais da China e teve lugar num mapa misto de rural e urbano, com uma enorme variedade e complexidade de desafios que não deixaram ninguém indiferente. Que o diga o português Miguel Silva, 10º classificado no conjunto de 36 participantes no escalão de Homens Elite, que classificou a prova como “simplesmente, o melhor sprint da minha vida.” Mas apresta-se a esclarecer: “Não em termos de prestação, mas em termos de prazer e ambiente, e a maioria dos orientistas presentes concordam comigo.”

Ao Orientovar, Miguel Silva conta que “a prova foi muito técnica. Foi difícil antecipar e tive mesmo de parar em alguns pontos para escolher a opção. Se o mapa parece fácil em algumas áreas, as ruelas cheias de pequenas pontes, canteiros, motas e tudo o que se possa imaginar, dificultavam muito a navegação. Curiosamente nunca me senti cansado durante a prova porque simplesmente não conseguia correr a topo. Para dificultar mais as coisas, o piso estava extremamente escorregadio por causa da chuva e humidade.” Miguel Silva admite que cometeu alguns erros durante a prova, mas... “acabei-a com um grande sorriso e um 'Wow, que prova!'. Se o WOC 2017 na China for mesmo para a frente, o Sprint vai ser certamente um desafio!”


Ona Ráfols vence etapa

A prova masculina voltou a ter no norueguês Øystein Kvaal Østerbø o grande vencedor, depois de ter já levado de vencida a primeira etapa deste China PWT. Østerbø impôs-se claramente aos seus mais diretos adversários por uma margam superior a 34 segundos, enquanto o australiano Julian Dent e o húngaro Máté Kerényi mantiveram aceso duelo pela segunda posição que acabou por sorrir a Dent por escassos cinco décimos de segundo. No escalão Damas Elite, a espanhola Ona Ráfols esteve melhor ainda do que no passado domingo, onde for a segunda classificada, vencendo a prova igualmente por margem confortável. Ona Ráfols concluiu o seu percurso com o tempo de 19:06.7, relegando a francesa Léa Vercellotti para a segunda posição, com mais 29 segundos. A chinesa Zhangyu Liang foi a terceira classificada com o tempo de 20:35.1.

Já no dia de ontem, as emoções da Orientação voltaram a Wansheng, para uma prova de Distância Média disputada entre arrozais, socalcos de cultivo e florestas de bambú. A prova, com uma distância de 4,5 km para os Homens e 3,7 km para as Damas, teve no terreno pesado e no acentuado desnível (a chegar aos 300 metros) o grande entrave a uma progressão fácil. Tomas Dlabaja (República Checa) foi o mais rápido, com um tempo de 39:19, seguido do estoniano Timo Sild e do suiço Matthias Müller, com mais 1:01 e 1:21, respetivamente. No setor feminino, a vitória sorriu à chinesa Zhu Mingyue, com o tempo de 44:13, deixando a espanhola Ona Ráfols a 0:46 e a checa Lenka Poklopova a 4:34.


Não esquecerei facilmente esta prova!”

Miguel Silva concluiu esta 4ª etapa na 14ª posição, com um registo de 47:23 e deixa-nos aqui as impressões: “Foi uma prova única que decorreu num cenário tipo Cambodja ou Vietnam, incluindo os arrozais (de facto não está fisicamente muito longe destes países). O terreno era tecnicamente fácil, mas perdi muito tempo em hesitações devido a algumas peculiaridades do terreno como a densa vegetação fora dos caminhos, os intermináveis lamaçais e alguns trilhos difíceis de distinguir. No entanto, não esquecerei facilmente esta prova!”

Duas horas e meia de vôo permitiram vencer os 1.500 km de distância entre as cidades de Chongqing e Pequim onde, hoje mesmo, se desenrola a primeira das duas etapas previstas para a capit al chinesa, marcando o fim deste China Park World Tour 2012. Não deixe de acompanhar este périplo de Miguel Silva e dos demais orientistas por terras do Oriente em http://www.pwt.org/.


Resultados

3ª Etapa (Wansheng, prova de Sprint)

Homens Elite
1º Øystein Kvaal Østerbø (Noruega) 18:01
2º Julian Dent (Austrália) 18:36
3º Máté Kerényi (Hungria) 18:37
4º Mårten Boström (Finlândia) 18:47
5º Alessio Tenani (Itália) 19:10
(…)
10º Miguel Silva (Portugal) 19:57

Damas Elite
1º Ona Rafols (Espanha) 19:07
2º Léa Vercellotti (França) 19:35
3º Zhangyu Liang (China) 20:35
4º Denisa Kosova (República Checa) 20:55
5º Liubing Yang (China) 21:25


4ª Etapa (Wansheng, prova de Distância Média)

Homens Elite
1º Tomás Dlabaja (República Checa) 39:19
2º Timo Sild (Estónia) 40:20
3º Matthias Müller (Suiça) 40:40
4º Mårten Boström (Finlândia) 41:45
5º Vincent Coupat (França) 41:54
(…)
14º Miguel Silva (Portugal) 47:23

Damas Elite
1º Zhu Mingyue (China) 44:13
2º Ona Rafols (Espanha) 44:57
3º Lenka Poklopova (República Checa) 48:47
4º Wang Yingwei (China) 49:13
5º Liis Johansson (Estónia) 50:35


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: