sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ORI SERPA TERRA FORTE: A MELHOR ORIENTAÇÃO NO CORAÇÃO DO ALENTEJO




Ori Serpa Terra Forte. É sob esta designação que o Grupo de Seleção da Federação Portuguesa de Orientação lança o convite para uma jornada de Orientação de enorme significado e interesse. Nos próximos dias 06 e 07 de Outubro, todos os caminhos vão dar à vila branca de Serpa.


Quando o viajante acordou e abriu a janela do quarto, o mundo estava criado. Era cedo, ainda vinha longe o Sol. Nenhum lugar pode ser mais serenamente belo, nenhum o será com meios mais comuns, terra larga, árvores, silêncio. O viajante tendo assim estas coisas estimado com o seu saber de muita experiência feito, pôs-se à espera de que o Sol nascesse. Assistiu a tudo, à transformação da luz, à invenção da primeira sombra e do canto da primeira ave, e foi o primeiro a ouvir uma voz de mulher, vinda do invisível, dizendo esta frase simples: “Vai estar outro dia de calor.” Proféticas palavras, como o viajante viria a saber à sua custa.”

Da pena de José Saramago, no seu extraordinário “Viagem a Portugal”, saíram estas palavras a propósito de Serpa, Terra Forte. Forte e estiolada, como se sugere no texto. E branca, de robustas muralhas cintadas, mesclando humildade e nobreza num conjunto ímpar de singulares encantos. Tudo isto e muito mais poderá confirmar o visitante-orientista quando, nos dias 06 e 07 de Outubro, aqui se deslocar. Se irá poder esperar dois dias de calor, só mais tarde o saberemos. Mas que, garantidamente, pode contar com três provas de inegável qualidade e desafios ímpares, quanto a isso não restam dúvidas.


Elementos Técnicos

Detalhando o programa deste Ori Serpa Terra Forte, serão na verdade três provas em dois dias, cada uma delas com as suas particularidades e especificidades bem próprias. Mas porque Serpa não é propriamente já ali ao virar da esquina (o viajante de Lisboa terá pela frente um pouco mais de 200 km de viagem, enquanto aquele que se deslocar do Porto enfrentará quase quinhentos quilómetros), a Organização entendeu por bem arrancar com as partidas para a primeira prova, a disputar no sábado, apenas pelas duas da tarde. Trata-se duma prova pontuável para o Circuito Nacional Urbano, com distâncias entre os 1.700 metros e os 3.700 metros para os 17 escalões masculinos e entre os 1.700 metros e os 3.300 metros para os 15 escalões femininos. A prova decorre integralmente na cidade de Serpa, em zona urbana, com mapa de Alexandre Reis à escala de 1:500 e traçado de percursos de Jacinto Eleutério.

O programa encerra no domingo, a partir das 09h30, com uma prova de Distância Longa. Pontuável para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2012 – Nível 2, esta etapa irá decorrer totalmente em floresta, com zonas técnicas e algum detalhe rochoso, mesclando as partes rápidas com outras de difícil progressão. Esta é uma prova cujas distâncias vão dos 2.300 metros para os escalões de Formação (H/D10) até aos 12.200 metros e 8.700 metros, respetivamente nos Homens Elite e nas Damas Elite. Os mapas (com duas escalas diferentes, 1:10.000 e 1:15.000), bem como os traçados de percursos, têm igualmente a assinatura de Alexandre Reis e Jacinto Eleutério. Os resultados finais deste Ori Serpa Terra Forte serão apurados pela soma de pontos das etapas pontuáveis para o Circuito Nacional Urbano e para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre - Nível 2.


Inscreva-se já!

De permeio, lugar ainda para a disputa duma prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012, nesta que será a sua última etapa. A prova decorre em Serpa, a partir das 16h30 de sábado, destinando-se aos escalões Aberto e Paralímpico. Alexandre Reis assina a cartografia, enquanto os percursos têm traçado de Tiago Romão.

Resta dizer que o Ori Serpa Terra Forte é organizado pelo Grupo de Seleção e pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, e que as inscrições nos escalões de competição decorrem até ao dia 24 de Setembro. De 25 a 30 de Setembro as inscrições sofrem um agravamento do seu custo na ordem dos 50% e, após essa data, ficam condicionadas à existência de mapas. Para mais informações, consulte a página do evento em http://oriserpa.blogspot.pt/.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: