sábado, 15 de setembro de 2012

III CIRCUITO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS" ARRANCA A 17 DE NOVEMBRO




O III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” prepara-se para entrar no seu terceiro ano de vida. Com a edição 2012/2013 são muitas as novas propostas e que motivam, por si só, enorme entusiasmo e expectativa. O Orientovar lança um olhar pormenorizado sobre aquilo que estará em causa, detalhando a componente organizativa do Circuito e apresentando em primeira mão o respetivo Calendário de Provas.


Lançado em 2010/2011, o Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” foi, desde a primeira hora, um importante veículo de promoção e consolidação desta disciplina em Portugal. Foi com base no seu modelo e nas suas propostas que a Orientação de Precisão foi crescendo e alicerçando-se, sendo os pontos altos desta “caminhada” o lançamento da Taça de Portugal de Orientação de Precisão (cuja primeira edição irá encerrar no próximo dia 06 de Outubro, em Serpa) e a primeira participação portuguesa em Campeonatos do Mundo desta tão exigente quanto aliciante modalidade.

Agora que o Circuito de Orientação de Precisão se prepara para arrancar com a terceira edição, é com redobrada expectativa que se registam alterações de vulto ao modelo inicial. Entregue nos dois primeiros anos ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, a organização desta terceira edição traz com ela a novidade de se encontrar alargada a oito Clubes. Abre-se, assim, um novo e promissor capítulo na história do Circuito e, seguramente, da Orientação de Precisão no nosso País. Desde logo, pela distribuição do labor organizativo, o que acarretará, seguramente, maior qualidade ao Circuito. E depois pela possibilidade de estender o conhecimento da modalidade a um maior número de agentes nela implicados. Prometidas estão, pois, mais provas, maior variedade de terrenos, mais participantes e mais qualidade. Mais e melhor Orientação de Precisão, pois.


Núcleo organizativo alargado a oito clubes

São em número de oito os clubes a quem compete organizar as provas que integram o III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”: Clube de Orientação de Estarreja, Clube de Orientação do Minho, Clube de Orientação de Viseu – Natura, Desportivo Atlético de Recardães, Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, Ginásio Clube Figueirense, Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e Trampolins de Santo Tirso. A terceira edição do Circuito irá disputar-se ao longo de dez etapas, integrando ainda, numa etapa extra, o 1º Troféu Nacional de Temp-O. A etapa de abertura está agendada para o dia 17 de Novembro e será organizada pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. O Circuito encerrará com o I Ori Precisão do Ginásio Clube Figueirense, nos dias 27 e 28 de Julho. Acresce ainda o facto de o Circuito integrar quatro etapas da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013.

Apesar de bastante mais alargado, o âmbito geográfico do Circuito permanece confinado a uma área centrada no Norte do País. A enorme carga logística implicada nas deslocações dos atletas, sobretudo dos paralímpicos, foi determinante para a definição deste aspeto. O lado positivo desta situação é que deixa em aberto o aparecimento doutros eixos igualmente dinâmicos a partir de clubes da região centro e sul - COC, ATV, CAOS, CPOC, ADFA, COAC, GafanhOri ou outros - e que, noutras ocasiões, já dinamizaram provas desta natureza .


Regulamento com alterações

Em Sátão, no passado domingo, elementos dos vários clubes envolvidos na organização do Circuito estiveram reunidos com dois elementos da Comissão Técnica de Orientação de Precisão da Federação Portuguesa de Orientação e com o Diretor Executivo da FPO, António Amador. Na base deste encontro estiveram, por ordem de prioridades, a análise da proposta de Regulamento do Circuito, a validação do Calendário de Provas e a forma como os vários clubes poderão articular entre si, através da formação duma Comissão Organizadora que garanta a uniformidade de procedimentos e a manutenção da qualidade das provas.

Começando pelo Regulamento [o qual pode ser consultado AQUI], são bastante significativas as alterações em relação ao modelo que vigorou nos dois anos anteriores. Entre outros aspetos, os percursos passam a ser compostos por um mínimo de 13 pontos e um máximo de vinte e três, acrescidos, antes ou após o seu final, de dois pontos cronometrados. A pontuação para o ranking do Circuito será determinada de acordo com a fórmula preconizada pela IOF e desaparecem os pontos de bonificação para aqueles que registem maior número de presenças. Foi regulamentada a atribuição de pontos de organização e a pontuação válida para o ranking final é definida pelos sete melhores resultados das dez provas pontuáveis para o Circuito.


Orientação Adaptada mantém-se no Circuito

Um dos pontos do documento em questão que merece uma atenção especial diz respeito ao compromisso assumido pelos Clubes de organizar, paralelamente ao percurso de Orientação de Precisão, um percurso de Orientação Adaptada, destinado a pessoas portadoras de Deficiência Intelectual. Este aspeto foi validado por unanimidade, pelo que se mantém desta forma a aposta numa disciplina virada para um universo muito especial e que, para além do seu caráter lúdico e de integração social, constitui inequivocamente uma excelente fonte de divulgação da Orientação.

No tocante a questões do foro organizativo, poderá ser altamente vantajosa a criação duma Comissão Organizadora, formada por elementos especializados nas várias áreas de atuação e que, articulando entre si, possa fazer o acompanhamento de todas as etapas do Circuito. Definir as áreas e o número de elementos efetivos e suplentes em cada uma delas constituirá o próximo passo, cabendo depois aos clubes a indicação dos respetivos comissários. Ficou ainda definida a marcação duma Ação de Formação de Orientação de Precisão, diigida exclusivamente aos vários comissários, a qual terá lugar no dia 03 de Novembro de 2012, no Parque da Cidade do Porto.


Calendário de Provas

Propositadamente, deixamos para o fim a divulgação do Calendário. São onze provas, como dissemos, dez das quais pontuáveis para o Circuito. Santo Tirso e Porto são as únicas cidades a receber mais do que uma etapa do Circuito. Duas chamadas de atenção, quer para a organização duma prova de Temp-O (I Troféu Nacional de Tempo, Hospital da Prelada), quer ainda para a realização duma prova dividida em duas etapas, ao longo de outros tantos dias (I Ori Precisão do Ginásio), situações que constituem novidades absolutas no nosso País. Uma nota final para a organização do I Campeonato Nacional de Orientação de Precisão, em Mira (25 de Maio de 2013), prova igualmente integrada no Circuito e que pontuará para o ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013

1ª Prova
Ori-Precisão Parque da Cidade do Porto
Data: 17 de Novembro de 2012
Local: Parque da Cidade do Porto
Organização: Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos

2ª Prova
Orientação no Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência
Data: 01 de Dezembro de 2011
Local: CMRRC – Rovisco Pais (Tocha)
Organização: Clube de Orientação de Estarreja

3ª Prova
Ori-Precisão .COM Mapa
Data: 02 de Março de 2013
Local: Parque do Bom Jesus (Braga)
Organização: Clube de Orientação do Minho

4ª Prova
Ori-Precisão TST
Data: 27 de Abril de 2013
Local: Parque da Rabada (Santo Tirso)
Organização: Trampolins de Santo Tirso

5ª Prova
Justlog Park Race
Data: 11 de Maio de 2013
Local: Monte da Sra. Da Assunção (Santo Tirso)
Organização: Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos
Nota: Etapa pontuável para o ranking da Taça de Portugal

6ª Prova
I Campeonato Nacional de Orientação de Precisão
Data: 25 de Maio de 2013
Local: Mira
Organização: Clube de Orientação de Estarreja
Nota: Etapa pontuável para o ranking da Taça de Portugal

7ª Prova
I Troféu Ori-Precisão Rota da Bairrada
Data: 01 de Junho de 2013
Local: Águeda
Organização: Desportivo Atlético de Recardães

8ª Prova
Ori-Precisão Conquista do Castelo
Data: 29 de Junho de 2013
Local: Penedono
Organização: Clube de Orientação de Viseu – Natura

9ª Prova
I Troféu Ori-Precisão Viana Cidade Saudável
Data: 13 de Julho de 2013
Local: Viana do Castelo
Organização: Desporto Adaptado Hospital da Prelada
Nota: Etapa pontuável para o ranking da Taça de Portugal

10ª Prova
I Troféu Ori-Precisão do Ginásio
Data: 27 de Julho de 2013
Local: Figueira da Foz
Organização: Ginásio Clube Figueirense
Nota: Etapa pontuável para o ranking da Taça de Portugal

Prova-Extra
III Open de Orientação de Precisão do Hospital da Prelada /
I Troféu Nacional de Temp-O
Data: 22 de Junho de 2013
Local: Parque da Prelada
Organização: Desporto Adaptado do Hospital da Prelada


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: