quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...




1. O Park World Tour 2012 chegou ao fim. Ao longo das cinco jornadas promovidas em três cidades chinesas, foram perto de cinco dezenas os atletas de Elite que participaram na competição, entre os quais o português Miguel Reis e Silva. Aqueles que consultam diariamente este espaço tiveram oportunidade de acompanhar as emoções do evento, bem como as impressões do nosso atleta. Em boa verdade, porém, a falta de informação na página do evento obrigou-nos a suspender os relatos da China. Apesar de não termos ainda conhecimento oficial dos resultados da derradeira etapa, levada a cabo no Jardim Botânico de Pequim, aqui ficam as últimas declarações de Miguel Silva acerca da sua prova: “Acusei falta de ritmo e de à vontade com mapa, cometendo vários pequenos erros. A ausência de provas durante o Verão em Portugal faz muita diferença na obtenção de bons resultados em Outubro/Novembro, comparativamente aos outros países. Foram dez dias fora de série e que lembrarei por muito tempo!" Para o Miguel Silva deixamos uma palavra de apreço pelos bons desempenhos desportivos e o agradecimento sincero pela forma como nos foi mantendo a par dos acontecimentos.


2. Davide Machado e João Ferreira concluiram a temporada internacional de Orientação em BTT com a presença na ronda final da Taça do Mundo 2012, que teve lugar este ano em Värska e Räpina, na Estónia. O evento encerrou com a prova de Estafeta Mista e na qual, uma vez mais, os finlandeses deram cartas. Com um conjunto formado por Samuli Saarela, Marika Hara e Jussi Laurila, a Finlândia impôs-se à República Checa por uma margem de 2:32. Na terceira posição classificou-se a segunda equipa da Finlândia, com mais 2:35 que os vencedores. Com estes resultados, a Finlândia levou de vencida a Taça do Mundo 2012 no tocante à Estafeta Mista, depois de ter visto Jussi Laurila e Marika Hara sagrarem-se vencedores a título individual. O ranking mundial e o escalonamento final da Taça do Mundo de Orientação em BTT 2012 podem ser consultados em http://iof.6prog.org/wr_home.aspx?HOW=M.


3. Chegou ao fim em Bugalhos, no passado sábado, a IV Taça CLAC de Orientação. Composto por quatro etapas, o evento contou com uma participação total superior a uma centena de atletas, distribuídos pelas categorias Fácil, Médio e Longo. Desta derradeira etapa vêm as vitórias de Ana Carreira (CPOC) e Inês Gonçalves (CLAC), respetivamente em Fácil Feminino e Longo Feminino, que desta forma triunfaram no conjunto das etapas constituintes do certame. Na classificação final, destaque ainda para os triunfos de André Martins (CLAC) em Fácil Masculino, Maria São João (CLAC) em Médio Feminino, Ilídio Mendes (Caminheiros da Portela) em Médio Masculino e António Cotovio (COA) em Longo Masculino. Consulte os resultados completos em http://www.clac.pt/2012/09/noticias/open-bugalhos-lista-partidas-informacao/.


4. Já no domingo, dia 23, o mapa da Lamarosa – Coruche foi palco da sétima etapa do IV Troféu Ori-Alentejo 2012, levada a cabo pelo COAC – Coruche Outdoor Adventure Club. Disputada no sistema de “Estafeta Um Atleta”, a prova contou com a presença de 71 participantes e teve em Rita Rodrigues (GafanhOri) e Luís Silva (ADFA) os grandes vencedores na categoria Difícil. Na categoria Médio, assinalem-se os triunfos de Leonor Ribeiro (ADFA) e Diogo Barradas (CPOC), enquanto Betariz Esteves (COA) e Ricardo Prates (COAC) triunfaram na categoria Fácil. Resultados completos, mapas, fotos e vídeos do evento encontram-se disponíveis para consulta em https://sites.google.com/site/estafetade1atleta2012/.


5. “O Grupo Desportivo Quatro Caminhos está já a trabalhar para que em Maio do próximo ano tudo corra na perfeição e a Orientação enquanto modalidade desportiva seja mais promovida.” Foi com esta ideia subjacente que a emissão de ontem de “A Rede da Rádio” estendeu o seu espaço à Orientação. Em estúdio, Fernando Costa falou do trabalho desenvolvido pelo clube no sentido de trazer a modalidade ao encontro dos portuenses, da forma como decidiram avançar para o Centro Histórico e de como projetam fazer do Porto City Race um grande evento internacional. Sem bússola nem mapa - com Luís Represas a abrir e Jorge Palma a encerrar -, a emissão conseguiu “percorrer os caminhos desta imensa teia de sons”, cativando todos aqueles que tiveram oportunidade de escutá-la. Se não ouviu, vai poder ouvir muito em breve, em formato podcast, no endereço http://www.rtp.pt/programa/radio/p4689.


6. Sauli Niinistö, Presidente da República da Finlândia, será o patrono dos Campeonatos do Mundo de Orientação WOC / WTOC 2013, que decorrerão em Vuokatti, de 6 a 14 de Julho. “É uma grande honra para nós que o Presidente da Finlândia tenha aceite o convite para ser o patrono do nosso evento. É muito importante para os Campeonatos do Mundo de Orientação. A Orientação finlandesa encontra-se numa fase de plena ascensão e acreditamos que o regresso dos Mundiais à Finlândia, doze anos depois, será de enorme importância neste processo”, afirma o Diretor do Comité Organizador do evento, Timo Härkönen. Não perca os desenvolvimentos dum evento que promete marcar a próxima temporada, em http://www.woc2013.fi/.


[Foto de Alessio Tenani, extraída do seu Álbum no Facebook em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151013533922820.409256.637807819&type=3]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: