quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA..."




1. Sensibilizar para a problemática da Deficiência, fomentar a divulgação da Atividade Física Adaptada e promover estilos de vida saudáveis, são apenas alguns dos objetivos da décima edição do “CERCIAG em Movimento”. A iniciativa da CERCIAG – Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e com a Margens, insere-se nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade e tem lugar ao longo de toda a próxima sexta-feira. No espaço do Estádio Municipal de Águeda, são aguardados cerca de 1000 participantes que terão à sua disposição diversas atividades desportivas e culturais, do Futebol e do Ténis, ao Teatro e aos Ateliês de Expressão Plástica. Entre as doze modalidades desportivas constantes do Programa, destaque para a Atividade de Orientação Adaptada, uma ilustre estreante neste grande evento, que surge aqui graças ao empenho do Desportivo Atlético de Recardães. Tudo aliciantes de sobejo numa jornada inclusiva por excelência e para a qual estamos todos convidados. Programa completo e demais informações em http://www.cerciag.pt/noticias.php?id_n=245.


2. Capitaneados por Joaquim Sousa e Manuel Dias, são em número de doze os atletas portugueses que, no próximo fim de semana, participam no maior evento urbano de Orientação do Reino Unido. A quinta edição da London City Race tem lugar no sábado, dia 22 e conta com 1145 atletas inscritos, das crianças (M/W12) aos Ultra-Veteranos (M/W60+). Entre a delegação portuguesa, destaque para a presença de cinco atletas do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, que aproveitarão o ensejo para divulgar o “evento-gémeo” a realizar no dia 12 de Maio de 2013, o Porto City Race. Com efeito, ambas as organizações acordaram numa parceria que visa divulgar as respetivas provas, na tentativa de cativar a presença de numerosos atletas estrangeiros na prova da Invicta e vice-versa. Os desenvolvimentos acerca dos dois eventos podem ser acompanhados na suas páginas em www.portocityrace.org e http://cityrace.org/.


3. No dia 23 de Setembro de 2012, o COAC – Coruche Outdoor Adventure Club leva a cabo em São José da Lamarosa a organização da Estafeta de Um Atleta 2012. Depois do sucesso da primeira edição do evento em 2011, a emoção característica dos eventos de Estafetas regressa de novo a Coruche, com uma partida em massa para todos os atletas e várias passagens na arena realizadas pelos diversos escalões. Pontuável para o Troféu OriAlentejo, esta prova não deixará de evidenciar, uma vez mais, a excelente qualidade que o concelho de Coruche possui para a prática de Orientação, a simpatia e o bem receber das suas gentes e, sobretudo, o rigor organizativo do COAC. Mais informações em https://sites.google.com/site/estafetade1atleta2012/.


4. No dia anterior, será a vez de Bugalhos, Alcanena, receber a 3ª prova da IV Taça CLAC em Orientação. Organizada pelo Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, com o apoio da Junta de Freguesia de Bugalhos, a prova é aberta a pessoas de todas as idades e condição física, distribuindo-se por três percursos: Fácil, Médio e Difícil, com distâncias de 5.600 metros, 4.500 metros e 2.200 metros, respetivamente. As incrições devem ser feitas por e-mail para clacorient@gmail.com, sendo também aceites no dia e local da prova, ficando estas sujeitas à disponibilidade de mapas. Mais informações em http://www.clac.pt/2012/08/noticias/9695/.


5. Também no sábado terá lugar em Santo Tirso mais uma jornada do recém-criado CiNU - Circuito Nacional Urbano 2012. Organizado pelos Trampolins de Santo Tirso, o evento é composto por duas etapas, a primeira a partir das 11h00 (Escola Secundária D. Dinis) e a segunda da parte da tarde, pelas 16h00 (Praça 25 de Abril), com quarentena a partir das 15h00. As provas dirigem-se a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo e as inscrições podem ser feitas até ao dia da atividade através do e-mail orientacao@trampolinssantotirso.com, embora sujeitando-se à existência de mapas. Para mais informações, consulte a página dos Trampolins de Santo Tirso em http://www.trampolinssantotirso.com/.


6. E terminamos esta edição do “Duas ou Três Coisas Que Eu Sei Dela...” com uma proposta deveras aliciante. No próximo dia 6 de Outubro de 2012, vai realizar-se o 1º Troféu de Orientação “Isla Mágica”. A Isla Mágica é um Parque situado no coração de Sevilha, onde o tema remete para o Século dos Descobrimentos. O Clube ADOL, a empresa Acción e Eventos e outros organismos públicos levam a cabo uma jornada de Orientação Pedestre que consiste em duas etapas, a primeira com dois percursos e troca de mapa para os escalões superiores, e a segunda e uma prova não competitiva no Bairro de Triana, em Sevilha. Os interessados devem enviar um e-mail com o Boletim de inscrição para islamagicaorientacion@ono.com. As inscrições encerram no domingo, 30 de Setembro de 2012, às 23h59. Mais informações em www.islamagicaorientacion.com.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: