sábado, 29 de setembro de 2012

CLUBE COM HISTÓRIA: CLUBE DA NATUREZA DE ALVITO




Fundado em 25 de Setembro de 1995, o Clube da Natureza de Alvito soprou dezassete velas na passada terça-feira. “Recordar o passado, viver dinamicamente o presente e construir os sonhos do futuro”, tais são os pressupostos que nos levam ao encontro dum clube com História.


O Clube da Natureza de Alvito foi criado, por escritura pública, em 25 de Setembro de 1995, com o sentido de desenvolver a atividade competitiva de Orientação, após dois anos de integração numa secção do GDC Alvito. Foram fundadores: Joaquim Patrício, Maria Oliveira, Lucília Penedo, Mariete Vasco e Joaquim Banha, além dos atletas que faziam parte da referida secção.

Foram definidos como Fins nos Estatutos (Art. 3º): a promoção de atividades físicas, desportivas e culturais com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a preservação da Natureza. Foi assumida como cor do Clube, o Verde pelo seu simbolismo em relação à Natureza e como cor complementar, o azul do concelho de Alvito. O símbolo do Clube integra o Homem em atividade (verde), a árvore de copa redonda (verde azinheira), o Sol (vermelho poente), a Linha do Horizonte (dourado das searas) e as iniciais CNA (azul água).

Logo no primeiro ano de atividade foi criada, além da Secção de Orientação, também a Secção de Atletismo e, no ano seguinte, a efémera Secção de Ciclismo e BTT. Iniciaram-se, também, a prática de atividades Formativas e de Lazer nas áreas das Multi-atividades Infantis, da Ginástica, da Natação e do Campismo e, não muito depois, as do Pedestrianismo, do Badminton, do Ténis de Mesa, do Triatlo e da Patinagem, revelando-se, assim, como um clube eclético, na perspetiva de possibilitar atividade física e desportiva para todos e em todos os graus etários.

Rapidamente a atividade realizada, de tão diversificada e tão intensa, tornou-se notória a nível regional, principalmente por trazer para o Alentejo atividades ainda muito pouco praticadas como a Orientação, o BTT e o Triatlo, além do Pedestrianismo. Não tardou que a consistente e persistente ação dirigente e a promoção das atividades desportivas junto das crianças e jovens, produzisse frutos em competição, com as primeiras vitórias individuais e, logo, coletivas e, também, os títulos distritais, regionais e nacionais.

Pela sua participação nacional e pelas organizações que levou a cabo no território concelhio e um pouco por todo o Alentejo, o clube, além de trazer milhares de visitantes à região, transformou-se num autêntico embaixador de Alvito por todo o país.

Atualmente o CNAlvito é uma referência no Atletismo distrital e regional e um clube considerado, a nível nacional, na Orientação e no Triatlo. Além destas três modalidades há participação competitiva em provas de BTT, atividades Formativas e de Lazer em Ginásio, Natação e Pedestrianismo e um Projeto de Escolinhas Desportivas nas áreas do Atletismo, Badmínton, BTT, Natação e Triatlo.

A Lista de Títulos é bastante extensa, resumindo-se da seguinte forma (dados de 2012):

Atletismo – Títulos Regionais: 7 coletivos + 7 atletas Campeões do Alentejo (17 títulos) / Títulos
Distritais: 48 coletivos + 30 atletas Campeões Distritais (205 títulos);

Orientação – Títulos Internacionais: 3 atletas Campeões Ibéricos (3 títulos) / Títulos Nacionais: 19
coletivos + 20 atletas Campeões Nacionais (76 títulos);

Ténis de Mesa – Títulos Regionais: 1 coletivo + 2 atletas Campeões Regionais (2 títulos);

Triatlo – Títulos Nacionais: 2 atletas Campeões Nacionais (10 títulos).

O Clube encontra-se filiado nas seguintes estruturas associativas: Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (membro do Conselho Nacional), Federação Portuguesa de Orientação, Federação Portuguesa de Atletismo / Associação de Atletismo de Beja, Federação de Triatlo de Portugal e Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo.

Localmente, o Clube integra o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito, Conselho Local de Ação Social de Alvito, Conselho Municipal de Desporto e Conselho Municipal de Juventude.

Mantendo sempre uma estratégia de desenvolvimento com base no ecletismo, para servir a todos e
conferir uma ampla cultura desportiva aos seus praticantes jovens e centrada nas atividades desportivas individuais, por mor da fraca densidade populacional na região, o clube tem singrado com determinação e de forma persistente, neste difícil “campo desportivo alentejano”, merecendo os apoios que as entidades locais e regionais lhe conferem.

Morada – Praça da República, 1 | 7920-028 Alvito
Tel/Fax – 284485148 | Tlm 962960322
E-mail – cn.alvito@sapo.pt


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Dani disse...

Foi em 2000 na prova de Vila Nova de São Bento que fiz a minha estreia em Ori-BTT. Parabéns e Obrigado ao CANAlvito.