segunda-feira, 3 de setembro de 2012

8º TROFÉU DE ORIENTAÇÃO DAS VINDIMAS: UM REGRESSO EM FESTA




Pelo 8º ano consecutivo, a Escola Secundária de Palmela organizou no primeiro fim de semana de setembro uma prova de Orientação integrada nas maiores festas do concelho de Palmela. Foram em número superior a uma centena os participantes em prova, a qual teve em Ana Rita Pinto e Tiago Romão os grandes vencedores na categoria Sénior.


A Escola Secundária de Palmela levou a efeito, na manhã de ontem, mais uma edição do Troféu das Vindimas. Integrado no programa da 50ª edição da Festa das Vindimas, o evento veio a confirmar as expectativas, constituindo uma excelente oportunidade de reiniciar a época de forma descontraída e em ambiente de festa. De acordo com a organização, estiveram presentes 122 participantes, divididos por 10 escalões. Esta prova teve a particularidade de se realizar em dois mapas diferentes, o mapa urbano de Palmela (1:4 000) e o mapa da Escola Hermenegildo Capelo (1:2 000). Os participantes nos escalões individuais partiram em massa, realizando cada um os pontos do seu percurso pela ordem que pretendiam. Os participantes nos escalões OPT realizaram o tradicional percurso formal.

No escalão Séniores Masculinos, Tiago Romão (ADFA) destacou-se largamente da concorrência, batendo Levi Pagaime (Ori-Estarreja) por margem superior a oito minutos. Em Séniores Femininos, Ana Rita Pinto (CIMO) beneficiou dum “mp” da favorita Rita Rodrigues para levar de vencida o seu escalão. Nas categorias de Iniciados e de Juniores assistiu-se a intensos duelos, com vitórias por margens escassas de Andreia Tonaco (GDU Azóia), Miguel Baltazar (GDU Azóia), Estrela Alberto (ADFA) e Tiago Baltazar (GDU Azóia), respetivamente em Iniciados Femininos e Masculinos e Juniores Femininos e Masculinos. Quanto aos Veteranos Masculinos, Jorge Baltazar (GDU Azóia) triunfou com uma vantagem de 1:16 sobre Paulo Palma (Individual), enquanto Alice Silva (GDU Azóia) e Sílvia Delgado (Portugal Telecom) foram as vencedores em Veteranos Femininos, creditadas com o mesmo tempo de 26:34.

O ambiente de franco convívio estendeu-se ao sempre aguardado momento da Cerimónia de Entrega de Prémios, com medalhas para os primeiros três classificados dos escalões de competição e para o primeiro classificado dos escalões abertos e ainda com todos os participantes adultos a serem presentados com um prémio de presença bem representativo do evento: uma garrafa de vinho da região. Destaque-se nos resultados o facto de quatro dos oito escalões terem tido como vencedores os quatro membros da família Baltazar: Miguel (Iniciados Masculinos), Tiago (Juniores Masculinos), Alice (Veteranos Femininos) e Jorge (Veteranos Masculinos). Uma última referência para as palavras do Professor José Paulo Pinho, segundo as quais “os apoios da Comissão das Festas de Palmela, Junta de Freguesia de Palmela, Escola Hermenegildo Capelo e Palmela Desporto E.M., permitiram pôr de pé novamente um evento gratuito a todos os participantes.”

Resultados

Iniciados Femininos
1º Andreia Tonaco (GDU Azóia) 32,44
2º Patrícia Coiteiro (GDU Azóia) 32,46
3º Inês Ferreira (CPOC) 37,48

Iniciados Masculinos
1º Miguel Baltazar (GDU Azóia) 17,03
2º José Costa (ES Palmela) 17,25
3º Pedro Cabeça (GDU Azóia) 20,08

Juniores Femininos
1º Estrela Alberto (ADFA) 27,13
2º Mariana Simões (ADFA) 27,28
3º Sofia Pinto (CIMO) 27,29

Juniores Masculinos
1º Tiago Baltazar (GDU Azóia) 19,45
2º Bernardo Pereira (ADFA) 20,01
3º Oleksandr Zaikin (ADFA) 20,16

Seniores Femininos
1º Ana Rita Pinto (CIMO) 29:48

Seniores Masculinos
1º Tiago Romão (ADFA) 18,57
2º Levi Pagaime (Ori-Estarreja) 27,33
3º Diogo Gonçalves (Ind.) 37,48

Veteranos Femininos
1º Alice Silva (GDU Azóia) 26,34
2º Sílvia Delgado (P.Telecom) 26,34
3º Luísa Gaboleiro (GDU Azóia) 32,21

Veteranos Masculinos
1º Tiago Baltazar (GDU Azóia) 20,26
2º Paulo Palma (Ind.) 21,42
3º Paulo Santos (CIMO) 21,48

OPT 1
1º Gabriel Martins (ES Pinhal Novo) 14,19
2º Sónia Cristina (AFAP) 18:41
3º Hugo Tavares + Rui Costa (Individual) 22:06

OPT 2
1º Fernando Folgado (Individual) 29,33
2º Sebastião B + Henrique + Luís Ribeiro (C. Portela) 29:59
3º Rui Camoesas (Individual) 31:15



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

1 comentário:

Ricardo Chumbinho disse...

Parabéns ao Zé Paulo e alunos que colaboram na organização por, ao longo de já 8 anos, se por e, marcha uma prova que já vai sendo um clássico das provas locais no regresso do verão.
rc